CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Dor no quadril: Bursite trocantérica

A bursite trocantérica é uma patologia que aparece na bursa trocantérica. A bursa é uma pequena bolsa ou tecido localizado na região proximal do fêmur, e é saliente lateralmente ao quadril.

A região do quadril é formada por várias destas bursas, que podem inflamar e gerar dor.

Se você conhece alguém que apresentou problema de bursite, se está com bursite ou quer apenas aprender um pouco sobre a bursite trocantérica fique por aqui, vamos explicar um pouco dessa doença, mostrar como aparece e claro, falar sobre o tratamento.

O que é a bursite trocantérica?

Bursite Trocantérica

Padrão de dor da bursite trocantérica

 A bursite trocantérica é o segundo tipo de dor mais frequente nessa região do quadril, sendo a mais frequente a osteoartrite. Esse problema aparece muitas vezes em atletas, principalmente corredores, o caso é bem comum em pessoas que praticam corrida, por isso se você prática essa atividade é bom ficar de olho e ter atenção.

A bursite trocantérica é uma inflamação nos músculos laterais do quadril, é causada geralmente por microtraumas repetitivos de contato.

Como já foi dito, existem 4 ou mais bursas, que são inervadas. Assim, se esses nervos são irritados ou sofrem compressão, podem resultar em dor.

As bursas trocantéricas não são as únicas na região do quadril, também existem as bursas isquiática e do músculo iliopsoas, que também causam dor, porém, estas são bem menos frequentes que a bursite trocantérica.

Local da Bursa Trocanterica
Ela é causada na maioria das vezes por movimentos exagerados e repetitivos dos tendões e fáscias musculares deslizando sobre o trocânter maior

As causas da bursite trocantérica

A bursite ocorre quando o revestimento externo da bursa, chamado de membrana sinovial, fica inflamado.

A bursite trocantérica descreve a bursite de duas bursas particulares no quadril. Uma bursa é encontrada no trocanter maior, e a outra é encontrada no lado da virilha do quadril, e é chamada de bursa iliopsoas.

A inflamação da bursa iliopsoas no interior do quadril é menos comum que a inflamação da bursa cobrindo o trocanter maior, que leva o nome de bursite trocantérica.

 

Muitas vezes as pessoas que apresentam esse problema também têm outros problemas e condições que favorecem a doença como a diferenças no comprimento entre as pernas (dismetria de membros), doenças na coluna lombar, patologias da articulação sacroilíaca (como a sacroileíte ou osteoartrite), entorse do tornozelo e artrose do joelho.

Segundo estudos, essas anormalidades citadas podem alterar a marcha e com isso deixar, por exemplo, a corrida errada e irritar a bursa. Mas existem outras causas também da bursite trocantérica e essas não tem relação nenhuma com anormalidades.

Se você já sofreu traumas na região do quadril a chance de ter uma bursite é maior, pois ela é uma causa, outra causa muito comum é a obesidade por isso é importante que você fique de olho no seu peso, a obesidade pode causar tantos problemas que é sempre mais fácil vigiar o peso que lidar com os problemas que podem aparecer.

Outras causas incluem:

  • Lesão por esforço repetitivo (uso excessivo). Isso pode ocorrer ao correr, subir escadas, andar de bicicleta ou em pé por longos períodos de tempo.
  • Lesão no quadril. Uma lesão na ponta do quadril pode ocorrer quando você cai sobre o quadril, bate no quadril ou fica deitado em um lado do corpo por um longo período de tempo.
  • Doenças da coluna. Isso inclui escoliose, artrite da coluna lombar (inferior) e outros problemas da coluna.
  • Diferença de comprimentos nas pernas. Quando uma perna é significativamente mais curta que a outra, afeta a maneira como você anda e pode levar à irritação da bursa do quadril.
  • Artrite reumatóide. Isso aumenta a probabilidade de a bolsa inflamar-se.

Sintomas

diagnóstico de bursite trocantérica

Independente da bursa afetada, os sintomas são os mesmos. Em geral o paciente vai sentir dor na lateral do quadril e também na coxa. Ele pode sentir dificuldade para fazer exercícios e até caminhar. Fazer exercícios como corrida será praticamente impossível, pois a pressão exercida diretamente sobre a bursa só vai aumentar a dor.

O indivíduo com bursite trocantérica também vai sentir dificuldade para deitar sobre o lado afetado. No geral as dores começam lentas, mas com o tempo e sem tratamento elas podem passar a ser crônicas.

 

Sintomas Explicação
Dor na parte externa do quadril Refere-se à dor localizada na área do quadril, especificamente na lateral do quadril, perto da parte externa da coxa.
Dificuldade em levantar da posição sentada Refere-se à dificuldade em se levantar de uma posição sentada, como quando está sentado em uma cadeira.
Dor ao deitar no lado afetado Refere-se à dor sentida ao deitar no lado do quadril afetado pela bursite trocantérica.
Dor ao subir escadas ou inclinações Refere-se à dor sentida ao subir ladeiras ou escadas.
Dor ao caminhar longas distâncias Refere-se à dor sentida ao caminhar por uma longa distância.
Sensibilidade ou inchaço na área do quadril Isso se refere a sensibilidade ou inchaço na área do quadril, que pode ser um sintoma de bursite trocantérica.
Dor ao estender o quadril Refere-se à dor sentida ao estender o quadril, como ao fazer certos exercícios ou atividades.
Rigidez na articulação do quadril Isso se refere à rigidez na articulação do quadril, que pode ser um sintoma de bursite trocantérica.
Dificuldade em ficar em uma perna só Refere-se à dificuldade em ficar de pé em uma perna, que pode ser causada por bursite trocantérica.
Dor ao alongar o quadril Refere-se à dor sentida ao alongar o quadril, como ao fazer certos exercícios ou atividades.

Diagnóstico de bursite

É necessário um exame físico para diagnosticar a bursite trocantérica. Isto é para determinar quaisquer pontos de dor ou sensibilidade, e para identificar qualquer inchaço.

Em alguns casos, um exame de raio-X ou ressonância magnética pode ser usado se fraturas ou osteoartrose estiverem causando dor no quadril. Qualquer anormalidade ou dano às bursas, ou tendões poderá ser identificado com uma ressonância magnética.

Muitas vezes podem ocorrer dores secundárias, como a dor miofascial.

Espera-se uma dor pior na porção lateral ou lateral do quadril. Às vezes, na palpação encontramos áreas de tecido protuberantes no quadril lateral, o que pode indicar bursite trocantérica.

Assim que o diagnóstico de bursite trocantérica for realizado, começa o tratamento que no geral não é cirúrgico. Muitas vezes apenas o uso de medicamentos e fisioterapia já são suficientes.

Tratamento da bursite trocantérica

alongamento 1

A modificação da quantidade ou intensidade das atividades pode aliviar os sintomas da bursite trocantérica. Fisioterapia, perda de peso, injeções de corticosteróides, aspiração, antibióticos (no caso da bursite séptica do quadril) e medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs) também são tratamentos eficazes.

Entretanto, a recorrência da bursite é comum, e os pacientes freqüentemente têm que se submeter a tratamentos adicionais para remediar a dor causada pela bursite trocantérica.

O médico fisiatra poderá também realizar procedimentos como a acupuntura e infiltrações com anestésicos e medicamentos corticóides diretamente na bursa, para diminuir a inflamação local, melhorar o espessamento, facilitando o processo de reabilitação e funcionalidade.

Muitas vezes os pacientes tem dor miofascial secundária, com vários pontos gatilhos ativos e latentes na região da dor, podendo até simular o padrão de dor da bursite trocantérica. Assim, a infiltração de pontos gatilhos ou sua inativação pode ser uma terapia interessante para a melhora mais rápida dos sintomas.

A fisioterapia também será necessária e muitas vezes é aliada com o tratamento de medicamentos, o tempo de fisioterapia vai depender do seu caso, se o problema é simples será mais fácil e rápido tratar. É importante falar também que quanto mais rápido você descobrir o problema melhor, por isso se sentiu alguma dor procure um médico.

Outro tratamento comum nesse problema é o uso de ultrassonografia terapêutica, com o uso de ondas mecânicas produzindo calor profundo no tecido, para diminuir a inflamação local. Outra modalidade é a estimulação elétrica percutânea conhecida como TENS. A terapias por ondas de choque também pode ser indicada para casos refratários.

Para aliviar o problema, antes mesmo de procurar um médico o paciente pode tomar algumas providências, principalmente se a dor é intensa. Uma delas é aplicar gelo no local, isso vai aliviar bastante a dor e incomodo, ao ajudar a diminuir a inflamação. Evitar escadas, interromper as atividades físicas e usar muletas ou bengalas para ajudar na caminhada também são opções que o paciente tem para amenizar o problema.

Se depois de feito o tratamento indicado pelo médico não acontecer melhora talvez o tratamento cirúrgico é necessário. A cirurgia envolve a retirada da bursa inflamada e algumas vezes também fazem a liberação de tecidos causando pressão sobre a bursa trocantérica.

Eles avaliam os tendões abdutores e se existe rupturas para reparar tudo, a cirurgia não é complicada e você vai se recuperar rapidamente, principalmente se for feita uma cirurgia por videoartroscopia. Tome todos os cuidados necessário depois da cirurgia e só volte a praticar exercícios depois da autorização do seu médico.

Fisioterapia para bursite trocantérica

Benefícios incluem:

  1. Reduz a inflamação: A fisioterapia pode ajudar a reduzir a inflamação e o inchaço na área, permitindo melhor mobilidade e menos dor. Isso pode ser feito através do uso de terapia manual, ultrassom e estimulação elétrica.
  2. Melhorar a amplitude de movimento e a flexibilidade: A fisioterapia pode ajudar a aumentar a amplitude de movimento e a flexibilidade por meio de alongamentos, exercícios de fortalecimento e terapia manual. Isso pode ajudar a pessoa a se mover com mais liberdade e facilidade.
  3. Fortalecer os músculos ao redor da articulação do quadril: A fisioterapia pode ajudar a fortalecer os músculos ao redor da articulação do quadril. Isso pode ajudar a apoiar a articulação e reduzir o risco de lesões futuras. Exercícios de fortalecimento, terapia manual e estimulação elétrica podem ser usados para atingir esse objetivo.
  4. Plano individualizado de cuidados: A fisioterapia pode ajudar a criar um plano individualizado de cuidados adaptado às necessidades específicas da pessoa. Este plano de cuidados pode incluir exercícios de alongamento e fortalecimento, terapia manual, ultrassom, estimulação elétrica e outros tratamentos para reduzir a dor e melhorar a função.
  5. Exercícios de alongamento e fortalecimento: A fisioterapia pode ajudar a melhorar a amplitude de movimento e a flexibilidade por meio de exercícios de alongamento e fortalecimento. Esses exercícios podem incluir alongamento e fortalecimento dos músculos ao redor da articulação do quadril, bem como de outros músculos da região.
  6. Terapia manual: A terapia manual é uma técnica prática usada por fisioterapeutas para reduzir a dor, melhorar a amplitude de movimento e a flexibilidade e fortalecer os músculos. A terapia manual pode incluir mobilização articular, massagem e outras técnicas.
  7. Ultrassom: O ultrassom é um tratamento não invasivo usado por fisioterapeutas para reduzir a inflamação e promover a cicatrização. As ondas de ultrassom podem ser usadas para atingir áreas específicas e ajudar a reduzir a dor e melhorar a mobilidade.
  8. Estimulação elétrica: A estimulação elétrica é uma forma de tratamento utilizada pelos fisioterapeutas para reduzir a dor e melhorar a força muscular. A estimulação elétrica pode ser usada para atingir músculos específicos e pode ajudar a reduzir a inflamação e promover a cicatrização.
  9. Reduzir a dor: A fisioterapia pode ajudar a reduzir a dor associada à bursite trocantérica. Isso pode ser feito por meio de alongamentos, exercícios de fortalecimento, terapia manual e outros tratamentos.
  10. Melhorar a função: A fisioterapia pode ajudar a melhorar a função e o movimento geral. Isso pode ser feito por meio de alongamentos, exercícios de fortalecimento, terapia manual e outros tratamentos.
  11. Melhorar a postura: A fisioterapia pode ajudar a melhorar a postura, concentrando-se em alongamentos, exercícios de fortalecimento, terapia manual e outros tratamentos. Isso pode ajudar a reduzir o risco de lesões futuras.
  12. Melhorar a marcha: A fisioterapia pode ajudar a melhorar a marcha e o equilíbrio, concentrando-se em alongamentos, exercícios de fortalecimento, terapia manual e outros tratamentos. Isso pode ajudar a reduzir o risco de lesões futuras.
  13. Melhorar o equilíbrio: A fisioterapia pode ajudar a melhorar o equilíbrio, concentrando-se em alongamentos, exercícios de fortalecimento, terapia manual e outros tratamentos. Isso pode ajudar a reduzir o risco de lesões futuras.
  14. Reduzir o risco de lesões futuras: A fisioterapia pode ajudar a reduzir o risco de lesões futuras, concentrando-se no alongamento, exercícios de fortalecimento, terapia manual e outros tratamentos. Isso pode ajudar a melhorar a postura, a marcha e o equilíbrio, o que pode ajudar a reduzir o risco de lesões futuras.

Infiltração para bursite trocantérica

A infiltração da bursa trocantérica também é útil no diagnóstico de alguns pacientes
Embora a bursite do quadril nem sempre possa ser evitada, há coisas que você pode fazer para evitar que a inflamação piore.

Como a bursite do quadril pode ser evitada?

  • Evite atividades repetitivas que colocam estresse nos quadris.
  • Perca peso se precisar.
  • Obtenha uma palmilha de sapato adequada para as diferenças de comprimento das pernas.
  • Manter a força e a flexibilidade dos músculos do quadril.

 Conclusão

Embora a bursite trocantérica normalmente afete pessoas com mais de 40 anos, ela pode afetar pessoas de qualquer idade, e as mulheres são mais propensas a desenvolver bursite do quadril do que os homens.

A maioria dos tratamentos para a condição inclui tratamentos caseiros como fisioterapia, repouso e modificação da atividade, no entanto, injeções e cirurgias estão disponíveis para corrigir o problema.

A cirurgia é raramente necessária, mas vários tratamentos não cirúrgicos podem ser necessários para aliviar a dor causada pela bursite trocantérica.

clinica dr hong jin pai al jau 687

AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP

Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica

Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.

Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica

Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP

TRATAMENTO DE DOR FISIOTERAPIA CLINICA HONG JIN PAI

Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP

Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.

O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.

Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.

Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.

As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.

CONSULTA
1
Somos um centro de excelência no tratamento da dor crônica e entendemos como a dor contínua pode afetar todos os aspectos da sua vida.
DIAGNÓSTICO
2
Nós entendemos sua dor e sabemos que uma intervenção bem-sucedida começa com uma avaliação completa e um diagnóstico preciso.
PLANO DE TRATAMENTO
3
Nossa equipe de especialistas pode fornecer uma ampla gama de tratamentos e terapias para ajudá-lo a voltar a viver com qualidade.
RECEPCAO CLINICA HONG JIN PAI
  • 01.Tratamento conservador de dor

    Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica.
  • 02.Excelência em um só lugar

    A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor.
  • 03.Tratamento individualizado

    Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Como é o tratamento inicial?
Em nossa clínica, focamos em tratamentos não cirúrgicos. Para a maioria dos casos, iniciamos um tratamento minimamente invasivo com acupuntura médica + fisioterapia. A duração do tratamento, para dores crônicas, pode ser de pelo menos 1 a 3 meses. Assim como outros tratamentos conservadores (como terapias e exercícios), o sucesso no tratamento depende não apenas da equipe médica, mas também da persistência do paciente em seguir a frequência e o tratamento adequado. Em alguns casos, podemos realizar outros tratamentos para dor, como ondas de choque, toxina botulínica e infiltrações.
Vocês atendem convênio?

Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.

O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.

Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.

O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).

Quais são as terapias físicas para o tratamento da dor crônica?
Estudos mostram que a fisioterapia e exercícios pode atrasar ou mesmo evitar a necessidade de cirurgia. Em alguns casos, pode aliviar a causa raiz da dor de longo prazo, portanto, medicamentos ou cirurgias não são mais necessários. Na Clínica Dr. Hong Jin Pai, oferecemos uma ampla gama de terapias físicas para tratar a dor de longo prazo e diminuir a necessidade de medicação ou cirurgia.
Quais tratamentos para dor são oferecidos?
Oferecemos uma variedade das melhores e mais confiáveis tratamentos não cirúrgicos, desde acupuntura e fisioterapia em um estágio inicial, assim como procedimentos como dry needling, infiltração de pontos gatilhos, toxina botulínica para dor, tratamento por ondas de choque e bloqueios anestésicos. Somos inovadores em nossa abordagem ao tratamento da dor. Entendemos o efeito que a dor crônica pode ter em todos os aspectos da sua vida e adaptamos nossos pacotes de tratamento para atender você. Como parte do seu pacote multidisciplinar de controle da dor, combinaremos os melhores tratamentos terapêuticos e direcionados para fornecer o equilíbrio certo para você.

Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.

Al. Jaú 687 – São Paulo – SP

Atendimento de segunda a sábado.

8 Comentários

Deixe o seu comentário.
  • Bom dia, estou com o problema no Glúteo Mínimo (tendinite).
    – vocês atendem pelo plano de saúde Sul America ?
    – Valor da consulta ?

    att

    Manolo

  • Tenho 68 anos sou corredora à duas semanas apareceu dor no ombro esquerdo que desce e vai ate o tornozelo a noite quase não consigo dormir não tenho posição dor queimada a noite piora. O que devo tomar.

  • Ótima matéria e muito esclarecedora. Tenho bursite trocantérica e tendinite no glúteo, e para piorar uma hérnia lombar.
    Sinto dor ao andar,ficar por pouco tempo em pé é um tormento.

  • Excelente artigo. Estou com os mesmos sintomas apresentados. Amanhã vou pegar os resultados do exame de ressonância magnética. Preciso me recuperar e parar de usar os medicamentos para dor, que são muito fortes e podem causar dependência. Sou alérgico a maioria dos anti-inflamatórios. Grato pelas dicas.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.