CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

As causas mais comuns de dor no quadril em atletas

Tratamento adequado para dores no quadril pode acelerar o retorno ao esporte

As causas mais comuns de dor no quadril na população geral incluem artrite, bursite, distensão muscular e irritação nervosa. Correr sobrecarrega as articulações do quadril, do joelho e do tornozelo.

Por isso, é importante se prevenir, para não contrair uma tendinite do músculo glúteo médio, muito comum entre os corredores. Esta lesão aguda do músculo é semelhante ao de qualquer outro tipo de músculo quando estirado ou tenso, que ocorre quando a musculatura é forçada para além dos seus limites.

Atletas, no entanto, muitas vezes têm dor no quadril causada por impactos diretos e síndromes por uso excessivo.

É importante que o atleta preste atenção à dor logo no início, a fim de prevenir o desenvolvimento de uma condição crônica.

Aqui estão algumas das causas mais comuns de dor no quadril em atletas.

Luxações e tensões na virilha

image3

Dor na parte da frente do quadril e na parte interna da coxa (virilha) é, em geral, resultado de uma contração ou distensão do músculo adutor.

Esta lesão muscular aguda é semelhante a qualquer outro tipo de músculo puxado ou tensionado, mas ocorre quando os músculos da parte frontal e da parte interna da coxa (os adutores) são forçados ​​além de seus limites.

Síndrome da banda iliotibial

image7

Também chamada de Síndrome do Trato iliotibial (TIT) ou “joelho do corredor”, é uma causa comum de dor no joelho e no quadril em atletas.

Caracteriza-se por dor incômoda ou aguda na parte externa do quadril, que aumenta durante a corrida, ao descer escadas ou levantar-se de uma posição sentada.

A banda iliotibial age principalmente como um estabilizador durante a corrida e pode se inflamar com o uso excessivo.

A terapia por ondas de choque pode ser um tratamento conservador interessante.

Artrose do Quadril

Artrite do Quadril

A artrose do quadril é uma das causas mais comuns de dor crônica no quadril tanto para atletas como para quem não é atleta.

A artrose é um tipo de artrite causada pelo desgaste ou degeneração da articulação do quadril.

Com o passar do tempo, a cartilagem lisa e protetora da cavidade do quadril se desgasta e o osso é exposto, tornando o movimento doloroso.

Existem muitos tratamentos disponíveis, inclusive exercícios de fortalecimento apropriados, mas quando os tratamentos conservadores falham, a cirurgia de substituição do quadril pode ser uma opção.

Contusão da crista ilíaca

image9

Uma contusão da crista ilíaca é uma lesão aguda e dolorosa causada por um impacto direto na crista ilíaca da pélvis.

A lesão pode causar sangramento nos músculos abdominais ou abdutores do quadril que se ligam à crista ilíaca.

O osso e o músculo que a cobrem se machucam com frequência, e a dor pode ser intensa.

Equipamento de proteção adequado pode ajudar a evitar essa lesão e primeiros socorros imediatos e descanso pode acelerar a recuperação.

Distensão dos Isquiotibiais

image10

Lesões nos isquiotibiais são comuns em atletas que praticam esportes que exigem poderosas acelerações, desacelerações ou muita corrida.

A distensão muscular dos isquiotibiais pode ser leve ou grave e, em geral, causa dor súbita e aguda na parte posterior da coxa.

O tratamento de uma distensão dependerá da gravidade da lesão, mas primeiros socorros rápidos (descanso, gelo, compressão e elevação) podem acelerar a recuperação.

YouTube Hong Jin Pai

Síndrome de Iliopsoas

image5

Dor na virilha e na parte superior da coxa, rigidez e sensação de estalos no quadril são sinais comuns de lesões no iliopsoas.

Esse tipo de dor no quadril pode estar relacionado à bursite do iliopsoas (irritação e inflamação da bolsa sinovial do iliopsoas) ou à tendinite do iliopsoas (irritação e inflamação do tendão iliopsoas).

A condição ocorre com mais frequência em ginastas, dançarinos e atletas de atletismo que realizam repetidos movimentos de flexão do quadril. 

Bursite do Quadril

Bursite Trocantérica

Bursite do quadril (bursite trocantérica) é mais comum em corredores devido ao uso excessivo, mas também pode ser causada por uma queda ou impacto que resulta em inflamação da bursa do quadril (um saco cheio de líquido localizado ao redor das articulações do corpo que reduz o atrito entre os tendões, músculos e ossos).

Se a bursa no quadril estiver irritada ou inflamada, o atleta sentirá dor durante quase todo movimento no quadril.

Síndrome do Piriforme

SÍNDROME DO PIRIFORME scaled

A síndrome do piriforme pode causar dor glútea (nas nádegas) e ciática em alguns atletas.

O pequeno músculo piriforme percorre a parte posterior do sacro em direção a parte externa do quadril.

Se este músculo se tornar rígido, encurtar ou tiver cãibras, pode exercer pressão sobre o nervo ciático que passa por baixo. A dor muitas vezes irradia até a parte de trás da coxa ou para a lombar.

Fratura por Estresse do Quadril

image2

Uma lesão menos comum em corredores de longa distância inclui a fratura do quadril por estresse causada por microtraumas repetitivos no osso ao longo do tempo.

Como as fraturas por estresse em outros ossos, o melhor tratamento é evitar o impacto da corrida e permitir que o osso se cure.

 

 

Dor e Lesão no Cóccix

Infografico Dor no Coccix Coccidinia scaled

A maioria dos ferimentos do cóccix se deve a uma queda direta sobre o cóccix (os ossos que compõem a extremidade da coluna vertebral).

A gravidade das lesões do cóccix pode variar de uma contusão a uma fratura. A maioria das lesões se cicatriza sozinha e seguindo um tratamento mais conservador.

clinica dr hong jin pai al jau 687

AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP

Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica

Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.

Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica

Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP

TRATAMENTO DE DOR FISIOTERAPIA CLINICA HONG JIN PAI

Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP

Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.

O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.

Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.

Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.

As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.

CONSULTA
1
Somos um centro de excelência no tratamento da dor crônica e entendemos como a dor contínua pode afetar todos os aspectos da sua vida.
DIAGNÓSTICO
2
Nós entendemos sua dor e sabemos que uma intervenção bem-sucedida começa com uma avaliação completa e um diagnóstico preciso.
PLANO DE TRATAMENTO
3
Nossa equipe de especialistas pode fornecer uma ampla gama de tratamentos e terapias para ajudá-lo a voltar a viver com qualidade.
RECEPCAO CLINICA HONG JIN PAI
  • 01.Tratamento conservador de dor

    Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica.
  • 02.Excelência em um só lugar

    A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor.
  • 03.Tratamento individualizado

    Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Como é o tratamento inicial?
Em nossa clínica, focamos em tratamentos não cirúrgicos. Para a maioria dos casos, iniciamos um tratamento minimamente invasivo com acupuntura médica + fisioterapia. A duração do tratamento, para dores crônicas, pode ser de pelo menos 1 a 3 meses. Assim como outros tratamentos conservadores (como terapias e exercícios), o sucesso no tratamento depende não apenas da equipe médica, mas também da persistência do paciente em seguir a frequência e o tratamento adequado. Em alguns casos, podemos realizar outros tratamentos para dor, como ondas de choque, toxina botulínica e infiltrações.
Vocês atendem convênio?

Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.

O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.

Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.

O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).

Quais são as terapias físicas para o tratamento da dor crônica?
Estudos mostram que a fisioterapia e exercícios pode atrasar ou mesmo evitar a necessidade de cirurgia. Em alguns casos, pode aliviar a causa raiz da dor de longo prazo, portanto, medicamentos ou cirurgias não são mais necessários. Na Clínica Dr. Hong Jin Pai, oferecemos uma ampla gama de terapias físicas para tratar a dor de longo prazo e diminuir a necessidade de medicação ou cirurgia.
Quais tratamentos para dor são oferecidos?
Oferecemos uma variedade das melhores e mais confiáveis tratamentos não cirúrgicos, desde acupuntura e fisioterapia em um estágio inicial, assim como procedimentos como dry needling, infiltração de pontos gatilhos, toxina botulínica para dor, tratamento por ondas de choque e bloqueios anestésicos. Somos inovadores em nossa abordagem ao tratamento da dor. Entendemos o efeito que a dor crônica pode ter em todos os aspectos da sua vida e adaptamos nossos pacotes de tratamento para atender você. Como parte do seu pacote multidisciplinar de controle da dor, combinaremos os melhores tratamentos terapêuticos e direcionados para fornecer o equilíbrio certo para você.

Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.

Al. Jaú 687 – São Paulo – SP

Atendimento de segunda a sábado.

Infografico - Dor no quadril - Piriforme

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM-SP: 158074 / RQE: 65523 - 65524 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Área de Atuação em Dor pela AMB. Doutorado em Ciências pela USP. Pesquisador e Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do HC-FMUSP. Diretor de Marketing do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Integrante da Câmara Técnica de Acupuntura do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). Secretário do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED). Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira de Regeneração Tecidual (SBRET). Professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Dor da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Conselho Revisor - Medicina Física e Reabilitação da Journal of the Brazilian Medical Association (AMB).