CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Dores mais comuns da gravidez

As causas não obstétricas de dor durante a gravidez são muito comuns e podem ser incapacitantes se não tratadas de forma adequada

É preciso estar atento a estas dores, pois algumas podem ser inofensivas, naturais e passageiras, porém algumas dores na gravidez merecem maior atenção, pois podem ser sinal de alguma agravante.

Sendo dores inofensivas ou preocupantes, toda dor incomoda, por isso buscamos sempre alternativas para o alívio da mesma.

Na gravidez, as forma como lidar com a dor deve ser mais cautelosa, pois muitos medicamentos podem ser prejudiciais à mãe ou ao feto ou bebê[1]Black E, Khor KE, Kennedy D, Chutatape A, Sharma S, Vancaillie T, Demirkol A. Medication use and pain management in pregnancy: a critical review. Pain Practice. 2019 Nov;19(8):875-99. Disponível em: … Continue reading.

Este texto se propõe, portanto, em apresentar as principais dores da gravidez, explicando quais as causas, sintomas e tratamento para cada uma delas. Acompanhe.

Dor pélvica na gravidez

dor pélvica

Mais da metade das gestantes costumam sentir este tipo de dor, localizada na pelve, ou seja, na região da bacia e na virilha. A pélvis da mulher é anatomicamente estruturada para a concepção de um bebê.

A causa desta dor está relacionada ao fato de que durante a gestação, a pélvis passa a se preparar com mais especialidade, ela precisa se dilatar gradualmente para a chegada do bebê.

Para isso é produzido um hormônio chamado relaxina, responsável por tornar os ligamentos púbicos mais flexíveis para a passagem do bebê, porém o relaxamento causa mais movimento das articulações e, por isso, é comum que as grávidas sintam esta dor na gravidez.

O sintoma principal é a dor na pelve com sensação de atrito nas articulações, dificuldade em afastar as pernas para subir escadas e sair do carro, por exemplo.

O tratamento, por sua vez, consiste no alívio da dor através de massagens e hidroginástica, através do uso de calçado ortopédico e evitando apoiar-se em apenas uma perna ou empurra objetos pesados.

A fisioterapia motora, com exercícios de alongamento e fortalecimento, associada à liberação miofascial pode ser realizada com segurança. O tratamento com acupuntura é também uma indicação para casos de dor pélvica.

Os seios são uma das partes do corpo feminino que mais sofre alteração com a gravidez.

Dor nas mamas

Obviamente, os seios são uma das partes do corpo feminino que mais sofre alteração com a gravidez, pois durante a gestação as mamas já iniciam o processo adaptativo para a amamentação, elas crescem mesmo antes de tal período.

O hormônio responsável pelo crescimento das mamas durante a gestação é a prolactina, o que contribui com o aumento da sensibilidade e com o surgimento das dores nas mamas principalmente durante os primeiros três meses de gestação.

Para evitar ou amenizar esta dor, recomenda-se o uso de sutiã cujo modelo ofereça maior sustentação às mamas, isto é, com maior área de abrangência, com alças mais largas e laterais maiores.

A dor pode interferir na qualidade do sono, por isso, muitas mães utilizam travesseiro para apoiar as mamas durante a noite, evitando que o peso das mesmas aumente a dor.

Dor lombar na gravidez

Dor Lombar

A dor lombar gestacional é um problema comum entre as mulheres grávidas, pois afeta aproximadamente metade das gestações. Na verdade, muitos obstetras consideram a dor lombar um achado normal na gravidez

Consiste em uma dor nas costas, especificamente na região lombar, justamente na parte posterior da região do ventre, onde – portanto – fica concentrado o peso adquirido na gestação, isto é, o peso do bebê, do líquido amniótico, da placenta e do ganho de peso em geral[2]Ray-Griffith SL, Wendel MP, Stowe ZN, Magann EF. Chronic pain during pregnancy: a review of the literature. International journal of women’s health. 2018;10:153..

Dessa forma, quanto mais peso é adquirido durante a gravidez, mais intensa pode ser a dor lombar. Por isso, é importante que a mulher adote medidas preventivas antes de engravidar e logo no início da gestação, estas medidas consistem no controle alimentar, no hábito de realizar atividade física, manter a postura correta, sem sobrecarregar a lombar.

Vale destacar que a atividade física pode ser realizada durante a gravidez, porém com acompanhamento profissional e apenas quando não se trata de gravidez de risco.

A fisioterapia motora, com exercícios de alongamento e fortalecimento, associada à liberação miofascial pode ser realizada com segurança.

Além das medidas preventivas, é possível tratar a lombalgia na gravidez através de tratamentos simples, como massagem, compressas mornas e acupuntura. A administração de analgésicos na gravidez deve ser avaliada com indicação médica.

Dores de cabeça na gravidez

Dor de cabeça

Como já foi mencionado, todo o corpo da mulher é alterado na gravidez, cada detalhe sofre uma mutação para que o organismo se adapte em favor da gestação.

A coluna vertebral da mulher também sofre alteração para dar espaço ao crescimento do bebê, dessa forma, todos os órgãos internos e grupos musculo-esqueléticos se comprimem.

A região cervical da mulher é prejudicada e ela é a estrutura que dá sustentação à cabeça, contribuindo, portanto, com as dores de cabeça na gestação. Outras causas de dor de cabeça na gestação estão relacionadas ao aumento dos níveis hormonais, à questão emocional e à alteração do sono.

Para prevenir e tratar as dores de cabeça durante a gestação, recomendam-se técnicas de relaxamento, acupuntura, respiração diafragmática, hábitos saudáveis e evitar situações estressantes.

Já em relação ao uso de analgésicos na gravidez, é sempre fundamental que seja por indicação médica e jamais se automedicar, pois há inúmeras substâncias encontradas em fármacos que podem prejudicar a formação do bebê ou mesmo estimular contrações e provocar aborto.

Cólicas gestacionais

Cólica durante a gravidez

Antes de engravidar, a maioria das mulheres sofre com cólicas menstruais e já são motivos de preocupação e de consultas com o ginecologista. Porém, também é comum a ocorrência de cólicas na gravidez, principalmente nos primeiros meses.

A cólica durante a gestação pode assustar, pois se trata de uma dor localizada no útero, ou seja, exatamente onde o bebê está sendo gerado. Pode ser uma dor natural, uma vez que é ocasionada devido ao crescimento do útero.

Outra causa muito comum da cólica é a presença de gases, na gestação a mulher produz mais gases intestinais, ocasionando em pontadas e em confusão quanto ao local da dor.

O tratamento da cólica se baseia em compressas mornas ou um banho morno, em massagens leves. Em casos de gases, recomenda-se verificar o funcionamento gastrointestinal e a alimentação. A acupuntura pode ajudar nas náuseas, vômitos e mal-estar gestacionais, segundo diversos estudos médicos.

Por mais natural que a cólica seja, dependendo do período da gestação, a conduta deve ser relatar a dor ao médico e investigá-la adequadamente, pois pode significar alguma agravante ou mesmo indício de aborto.

As dores nas pernas e nos pés já são esperadas pelas gestantes.

Dor nas pernas durante a gravidez

Tanto a dor nas pernas como na dor nos pés são, sem dúvida, as dores mais esperadas pelas gestantes, afinal, são as pernas e os pés que sustentam o peso de todo o corpo. Ao modificar a postura e o peso, a mulher modifica o modo de andar e de se posicionar, assim, as pernas ficam mais doloridas.

Os músculos da perna estão preparados para sustentar o peso do corpo, com a gravidez, a mulher ganha peso rapidamente e os músculos passam a se esforçar mais para sustentar o novo peso.

Por isso, quanto mais peso a mulher ganhar, mais intensa será a dor nas pernas. Dessa forma, é importante que a mulher mantenha bons hábitos antes, durante e depois da gravidez, preservando assim, a saúde do bebê e dela mesma.

Outra causa está associada à circulação sanguínea da gestante, que também sofre alterações, podendo causar inchaço e edemas, o que resulta em dores. Há mulheres com predisposição genética para esta questão do inchaço e edemas. Neste caso, indica-se repousar as pernas posicionando-as em um local mais alto que o restante do corpo.

Para aliviar as dores na perna e nos pés, indica-se realizar massagem, compressas mornas e colocar os pés de molho em uma bacia com água morna.

Câimbras na gravidez

grávida

Câimbras são espasmos involuntários do músculo que causa uma dor intensa e que têm diversas causas relacionas, as câimbras na gravidez são causadas pela sobrecarga que os músculos passam a ter devido ao aumento de peso, à alteração da postura e à alteração do nível de cálcio e magnésio.

Vale explicar que a sobrecarga dos músculos pode causar encurtamento das fibras musculares, principalmente das coxas e panturrilhas, este encurtamento torna o músculo mais predisposto a sofrer espasmos, ou seja, câimbras.

O nível de minerais, por sua vez, está relacionado à dinâmica da câimbra, pois estes minerais são responsáveis pela contração muscular, estes minerais são o cálcio, o magnésio, o potássio e o sódio, cujas quantidades podem sofrer alteração durante a gravidez, alterando consequentemente, a dinâmica normal da contração muscular.

Para tratar e evitar as câimbras, é recomendada adoção de uma alimentação balanceada, que ofereça a quantidade adequada de minerais e nutrientes, além disso, realizar alongamentos antes de dormir e aquecer as pernas contribui evitando câimbras na gravidez.

 

Conclusão

O processo adaptativo do organismo feminino durante a gravidez é bastante complexo e abrange todos os sistemas orgânicos, por isso, é comum que haja estas dores na maioria das mulheres durante pelo menos um período da gestação.

Como foi apresentado, há como prevenir e aliviar algumas dores da gravidez com procedimentos simples e caseiros. Entretanto, quando houver necessidade de recorrer aos fármacos, é imprescindível que se consulte o médico, relatando detalhadamente a dor e assim, somente utilizar o medicamento que for indicado pelo médico e isto inclui a dosagem, a fórmula e a duração.

O perigo da automedicação durante a gravidez está nas consequências que algumas substâncias podem causar à mulher e ao bebê.

Dor tem Tratamento

Centro de Tratamento de Dor – Jardim Paulista – São Paulo
1 2
  • 01.Tratamento de Dor de Cabeça na Gestação – São Paulo

    Dor de cabeça na gravidez tem tratamento. Tratamento medicamentoso, fisioterapia e acupuntura. Procedimentos seguros para gestantes.
  • 02.Tratamento de Dor na Coluna na Gravidez – São Paulo

    Dor na coluna lombar e quadril tem tratamento. Tratamentos multidisciplinares com fisioterapia, cinesioterapia, liberação miofascial, associada à acupuntura médica e agulhamento seco.
  • 03.Tratamento de Dor Pélvica na Gravidez – São Paulo

    A dor na bacia e virilha na gestação pode ser tratada com medidas farmacológicas e não farmacológicas. O diagnóstico correto é essencial.
clinica dr hong jin pai al jau 687

AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP

Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica

Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.

Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica

Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP

TRATAMENTO DE DOR FISIOTERAPIA CLINICA HONG JIN PAI

Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP

Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.

O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.

Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.

Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.

As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.

CONSULTA
1
Somos um centro de excelência no tratamento da dor crônica e entendemos como a dor contínua pode afetar todos os aspectos da sua vida.
DIAGNÓSTICO
2
Nós entendemos sua dor e sabemos que uma intervenção bem-sucedida começa com uma avaliação completa e um diagnóstico preciso.
PLANO DE TRATAMENTO
3
Nossa equipe de especialistas pode fornecer uma ampla gama de tratamentos e terapias para ajudá-lo a voltar a viver com qualidade.
RECEPCAO CLINICA HONG JIN PAI
  • 01.Tratamento conservador de dor

    Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica.
  • 02.Excelência em um só lugar

    A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor.
  • 03.Tratamento individualizado

    Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Como é o tratamento inicial?
Em nossa clínica, focamos em tratamentos não cirúrgicos. Para a maioria dos casos, iniciamos um tratamento minimamente invasivo com acupuntura médica + fisioterapia. A duração do tratamento, para dores crônicas, pode ser de pelo menos 1 a 3 meses. Assim como outros tratamentos conservadores (como terapias e exercícios), o sucesso no tratamento depende não apenas da equipe médica, mas também da persistência do paciente em seguir a frequência e o tratamento adequado. Em alguns casos, podemos realizar outros tratamentos para dor, como ondas de choque, toxina botulínica e infiltrações.
Vocês atendem convênio?

Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.

O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.

Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.

O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).

Quais são as terapias físicas para o tratamento da dor crônica?
Estudos mostram que a fisioterapia e exercícios pode atrasar ou mesmo evitar a necessidade de cirurgia. Em alguns casos, pode aliviar a causa raiz da dor de longo prazo, portanto, medicamentos ou cirurgias não são mais necessários. Na Clínica Dr. Hong Jin Pai, oferecemos uma ampla gama de terapias físicas para tratar a dor de longo prazo e diminuir a necessidade de medicação ou cirurgia.
Quais tratamentos para dor são oferecidos?
Oferecemos uma variedade das melhores e mais confiáveis tratamentos não cirúrgicos, desde acupuntura e fisioterapia em um estágio inicial, assim como procedimentos como dry needling, infiltração de pontos gatilhos, toxina botulínica para dor, tratamento por ondas de choque e bloqueios anestésicos. Somos inovadores em nossa abordagem ao tratamento da dor. Entendemos o efeito que a dor crônica pode ter em todos os aspectos da sua vida e adaptamos nossos pacotes de tratamento para atender você. Como parte do seu pacote multidisciplinar de controle da dor, combinaremos os melhores tratamentos terapêuticos e direcionados para fornecer o equilíbrio certo para você.

Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.

Al. Jaú 687 – São Paulo – SP

Atendimento de segunda a sábado.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Black E, Khor KE, Kennedy D, Chutatape A, Sharma S, Vancaillie T, Demirkol A. Medication use and pain management in pregnancy: a critical review. Pain Practice. 2019 Nov;19(8):875-99. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/papr.12814
2 Ray-Griffith SL, Wendel MP, Stowe ZN, Magann EF. Chronic pain during pregnancy: a review of the literature. International journal of women’s health. 2018;10:153.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM-SP: 158074 / RQE: 65523 - 65524 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Área de Atuação em Dor pela AMB. Doutorado em Ciências pela USP. Pesquisador e Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do HC-FMUSP. Diretor de Marketing do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Integrante da Câmara Técnica de Acupuntura do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). Secretário do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED). Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira de Regeneração Tecidual (SBRET). Professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Dor da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Conselho Revisor - Medicina Física e Reabilitação da Journal of the Brazilian Medical Association (AMB).  

Artigos relacionados