Contraturas musculares, uma das principais causas de lombalgias.
Dor nas costas, algumas vezes vem sem aviso. Em um momento você está se abaixando ou levantando algo pesado; e no outro você não consegue se mover.
É surpreendentemente comum o início súbito de espasmos musculares nas costas. De fato, aproximadamente, oito a cada dez adultos experimentará a mesma dor em algum ponto durante suas vidas.
Geralmente, a causa da dor e espasmos nas costas pode ser atribuída a esforço, acidente ou lesões desportivas. Mais frequente do que não, a causa principal do espasmo muscular é consequência de uma lesão aparentemente trivial a uma estrutura na coluna lombar.
De qualquer forma, uma coisa é clara: se você teve um ou mais episódios de espasmos musculares, as chances que eles ocorrerão de novo são altas.
Os músculos na região lombar trabalham em conjunto com a musculatura abdominal. Sem os mesmos, os movimentos laterais e de extensão da coluna vertebral seriam impossíveis. Os músculos das costas também adicionam estabilidade, mantendo a coluna ereta e mantendo o equilíbrio.
Esse equilíbrio pode ser comprometido quando os músculos estão espasmando como uma resposta secundária para qualquer menor dano as articulações ou discos lombares.
Espasmos musculares são contrações involuntárias de um músculo. Que acontecem espontaneamente.
Apesar de “pontadas nas costas” parecerem acontecer do nada, o movimento que inicia o incidente geralmente é precedido por uma séria de pequenas deformações nas estruturas da coluna, que se desenvolvem vagarosamente, ao longo do tempo.
Uma vez danificada, inicia a inflamação. Essa, por vez, aumenta a sensibilidade do nervo, causando contração muscular e espasmos.
Condições como a doença degenerativa do disco ou hérnia de disco, podem causar um episódio de aguda dor nas costas. Um disco pode estar herniado ou protuberante e comprimir um nervo da coluna vertebral próximo, causando irritação e inflamação.
O corpo tenta imobilizar a área afetada para parar a dor, contraindo a musculatura da região próxima e, como resultado, espasmos musculares dolorosos ocorrem.
A musculatura pode ficar extremamente rígida devido à falta de exercícios, excesso de exercícios, desbalanceamentos estruturais (escoliose, por exemplo), desidratação, e perda eletrolítica, ou qualquer combinação desses.
Em contraste, alguns grupos musculares são muito fracos. Quando um desbalanceamento muscular se torna crônico, forças anormais são transmitidas para a coluna.
Consequentemente, um movimento fora do comum pode engatilhar um dano em alguma articulação vertebral, ligamento ou disco, resultando em espasmos e dores nas costas. Como essas estruturas já estão “preparadas”, o evento que inicia o espasmos nada mais é do que a proverbial “gota d’água”.
Espasmos musculares na lombar são excessivamente doloridos e normalmente, em curto prazo, debilitantes. Aqui estão vários remédios que podem lhe ajudar a voltar se mexer.
- Primeiras 48 a 72 horas: Aplicar gelo por 20 minutos; reaplicar a cada duas horas enquanto deitado de costas. Sempre use uma bolsa de gelo, nunca aplique diretamente na pele.
- Após 72 horas: Aplique um pano úmido aquecido. É ideal o uso de uma almofada de calor. Caso não seja suficiente, você pode encontrar alívio entrando numa banheira de água quente.
- Enquanto gelo reduz a inflamação, o calor aumenta a velocidade da corrente sanguínea na área e relaxa músculos enrijecidos ou irritados.
- Colocar as pernas para o alto diminui a pressão na coluna e também ajuda a aliviar a dor.
Aspirina ou Ibuprofeno também podem ajudar a diminuir a inflamação e aliviar a dor. Consulte seu médico sobre a medicação e o regime de dosagem que melhor se adequa a suas condições. Com espasmos lombares, uma combinação de tratamentos (por exemplo, descanso, frio/quente, e medicamentos) geralmente surtirá melhores efeitos que apenas um método sozinho.
Quando os espasmos nas costas pararem e tiver passado tempo o suficiente para a inflamação diminuir, comece a focar no que você pode fazer para prevenir que isso volte a acontecer.
- Alongue-se: Incorpore alongamentos na sua rotina diária. Fibras musculares se beneficiam de alongamentos gentis – e você irá também. Considere pilates ou aulas de yoga; sempre alongue antes de exercícios físicos.
- Fique em forma: Se você não tinha costume de praticar exercícios regularmente, agora é a hora de começar. Os benefícios de exercitar-se são numerosos demais para mencionar e importantes demais para ignorar. Vá numa academia. Pratique um esporte. A chave para qualquer rotina de exercícios é a consistência.
- Treino de fortalecimento: Parte sempre importante em qualquer regime de exercício, treino de força não apenas enrijece os músculos, ela pode reduzir desbalanceamentos musculares. Lembre-se: músculos funcionam em oposição uns aos outros, então não deixe de balancear o fortalecimento das suas costas com uma rotina de exercícios abdominais.
Tenha como prioridade evitar outro episódio de espasmos muscular nas costas. Nunca é tarde demais para começar a aumentar sua força e flexibilidade. Escolha atividades que você goste e se comprometa a realiza-las regularmente.
3 Comments
Leave your reply.