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Exercício é aliado contra retenção de líquido

É o sistema linfático que está associado à retenção de líquidos, este sistema é composto de vasos que transportam um fluido para a corrente sanguínea, este fluido é chamado linfa. A função linfática é drenar os líquidos excessivos do sangue e das células, absorver ácidos graxos e produzir células de defesa, ou seja, linfócitos.

No entanto, o sistema linfático pode falhar ao exercer suas funções, fazendo com que haja retenção de líquidos, esta falha funcional acontece devido a alguns fatores, como: má alimentação (embutidos, frituras, processados, temperos industrializados), sedentarismo, alto consumo de sal, bem como em decorrência de patologias e outras condições, como TPM, uso de anticoncepcional.

Muitas pessoas recorrem, então, à massagem de drenagem linfática, a qual é muito eficaz se for combinada com a mudança de hábitos, em outras palavras, se a pessoa continuar sedentária e se alimentando mal, o sistema linfático continuará funcionando inadequadamente. Por isso, veja a seguir os exercícios aliados no combate à retenção de líquidos:

  • Alongamentos: ajuda a ativar todas as estruturas do corpo, promovendo mais ação do sistema linfático;
  • Corrida: uma das modalidades que mais ativa o sistema cardiorrespiratório, em consequência melhora a circulação sanguínea, o que promove também melhora na circulação linfática e liberação de suor. Porém não se esqueça de ingerir muita água!
  • Libertação miofascial: técnica especializada de alongamento e manipulação muscular que estimula a liberação do líquido retido;
  • Musculação: promove microlesões nas fibras musculares, em decorrência desta “ferida”, acumulamos líquido após o treino, mas é importante entender que a musculação não promove mais retenção de líquidos do que o esperado, o que ocorre é que esta modalidade estimula a produção e transporte, significa que o sistema linfático está funcionando.

A atividade física de forma geral, não importa a modalidade, mas manter o corpo em movimento acaba por estimular a capacidade cardiorrespiratória, reduzir o excesso de peso e de tecido adiposo, promover equilíbrio nas funções secretoras, gastrointestinais, endócrinas, tudo isso é contributo para a redução da retenção de líquidos e, claro, nas melhorias na qualidade de vida como um todo.

Mais dicas contra a retenção de líquidos

A prática de exercícios físicos melhora o funcionamento do organismo de forma global, promovendo uma vida mais equilibrada, porém outros hábitos devem acompanhar o estilo de vida saudável e combater a retenção de líquidos:

Muita gente pensa que beber água fará com que haja ainda mais retenção de líquidos, porém o que ocorre é que devemos ingerir água para que o sistema urinário funcione bem também, de forma contrária, os fluidos no sistema linfático lá permanecerão e não serão eliminados.

Eliminar do cotidiano o consumo de embutidos como salsichas, presunto, salames, mortadela, produtos industrializados, refrigerantes, temperos com muito glutamato monossódico, bem como diminuir a quantidade de sal, adotar dieta rica em frutas, verduras, chás.

No caso de mulheres com retenção de líquidos muito exacerbada, é recomendável rever o uso do anticoncepcional junto ao médico, o mesmo pode ocorrer com outros tipos de medicamentos.

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