CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Nervos comprimidos podem causar dor nas costas e pescoço

Algumas dores comuns, como na lombar e nas mãos, podem ser resultado apenas o resultado de um nervo comprimido.

Você já ouviu de alguém que a pessoa vem sentindo dores por estar com nervo comprimido? “Nervo comprimido”, por si só, não é diagnóstico de nada, mas pode, sim, ser a causa de uma diversidade de sintomas e a raiz de doenças como hérnia de disco e síndrome do túnel do carpo, estas talvez mais familiares.

Para entender melhor o que é um nervo e como ele pode estar comprimido, gerando incômodos e dores nas costas, é importante saber um pouco sobre a anatomia dessa peça tão importante para nossa locomoção e sensações físicas nas mãos, pernas e pés e também por toda a pele.

Os nervos partem do cérebro para as outras partes do corpo e atuam como espécies de “mensageiros” de sinais do cérebro pela musculatura.

Quando um nervo deixa a coluna vertebral e se ramifica em direção aos braços e pernas, recebe o nome de nervo periférico.

Eles são agrupamentos de milhões de fibras nervosas que conseguem nos fazer movimentar, como caminhar ou pegar um objeto, além de sentir sensações de dor, calor, frio, arrepio, cócegas, etc.

Basicamente todas nossas sensações passam por essas estruturas.

image1 1

Um nervo periférico é como um cabo de fibra óptica, com vários fios encapsulados numa bainha externa. São como mangueiras de jardim, mas ao nível microscópico.

A parte externa da mangueira, aquela que costumamos ver feitas de borracha dura, seria, no caso dos nervos, uma fina membrana por onde as cargas elétricas estáticas viajam.

A parte interna da mangueira transporta fluidos do corpo celular nervoso, que ajudam a nutrir e reabastecer os componentes da parte externa (ou membrana), estes sempre mudando.

Assim, fica mais fácil entender que um nervo comprimido por qualquer motivo (como uma lesão, por exemplo), bloqueia a passagem de sinais nos dois sentidos da mangueira (para cima ou para baixo), impedindo, assim, a passagem de nutrientes pelo seu interior.

Quando isso ocorre, a membrana começa a perder sua capacidade de transmitir pequenas descargas elétricas e a fibra nervosa pode, inclusive, morrer. Uma quantidade significativa de fibras bloqueadas, pode levar, por exemplo, à imobilidade de um músculo ou anestesia da pele.

ACORDEI COM DOR NO PESCOÇO - O QUE PODE SER?

Sintomas de um nervo comprimido

image2 2

Os sintomas possíveis são muitos e dependem de qual ou quais nervos estão comprimidos, mas a maioria envolve dor nos membros, sensação de fraqueza, alterações de temperatura local, anestesia e parestesia.

Muitos sintomas se resolvem sozinhos, se a compressão for temporária, mas alguns demandam tratamento específico. Em alguns casos, inclusive, cirúrgicos.

Um problema mais comum causado pela compressão de nervos na coluna vertebral é a hérnia de disco, quando um disco intervertebral que temos para absorver impactos acaba deformando e, em consequência, “espremendo” nervos que passam por entre a coluna. Você pode ler mais sobre o problema clicando aqui.

Outro diagnóstico conhecido e que tem como fundo a compressão de nervos é a chamada síndrome do túnel do carpo, quando nervos localizados no túnel do carpo – uma estrutura no punha pela qual todos os tendões de flexão dos dedos passam – se comprimem e levam à dor e dificuldade de movimentação dos dedos. Leia mais sobre o problema aqui.

O mais curioso é que os sintomas têm a ver com qual nervo está comprimido, mas nada com o local da compressão. Por exemplo, os sinais da síndrome do túnel do carpo serão os mesmos, não importa se o nervo estiver comprimido no punho ou ainda na coluna vertebral. Isso acontece porque o cérebro não sabe distinguir em que parte do nervo existe o problema, mas apenas que há um problema naquele nervo específico, responsável por um grupo muscular.

Os sintomas de compressão podem incluir:

  • Dor nas mãos (compressão na altura do punho)
  • Dor lombar com irradiação pela perna
  • Espasmos musculares
  • Fraqueza muscular
  • Dificuldade para pegar e segurar objetos
  • Sensação de anestesia
  • Coceira
  • Choque
  • Queimação (como se a pele estivesse ardendo em fogo)
  • Alterações das sensações de frio e calor

Principais diagnósticos para nervos comprimidos:

YouTube Hong Jin Pai

Tratamentos para nervos comprimidos

image3 1

Alguns sintomas de nervos comprimidos, quando não estão ligados a problemas graves ou crônicos, são passageiros e passíveis de melhora com medidas simples que você pode tomar em casa, se perceber algum sintoma dos listados acima ao acordar, por exemplo.

Algo que pode ajudar bastante, a depender da origem do problema, é relaxar a musculatura. Por vezes, apenas o relaxamento já é suficiente para abrandar a pressão sobre o nervo.

Seguem algumas dicas:

  • Alterne entre compressas quentes e frias na área afetada de vinte em vinte minutos.
  • Tome um banho quente para relaxar os músculos
  • Deite-se com uma toalha enrolada embaixo do pescoço
  • Tire proveito de um massageador eletrônico
  • Faça uma massagem relaxante

 

Muitas vezes, um pouco de repouso ou evitar mexer muito a musculatura afetada também alivia os sintomas. Outras técnicas que podem ajudar são:

  • No pescoço, por exemplo, pode ajudar fazer movimentos circulares. A liberação de endorfina com o movimento pode ajudar a aliviar a dor.
  • A atividade, além de prazerosa, pode ser boa para dores na lombar.
  • Deite-se e leve os seus joelhos na direção do seu peito. Esse tipo de alongamento também é benéfico para dores lombares.

 

Opções menos naturais, mas que podem aliviar temporariamente os sintomas é o uso de anti-inflamatório ou analgésico comum.

Se sua dor continuar por mais que alguns dias, marque uma consulta com um médico especialista em dor.

Importante:

Após um diagnóstico mais específico da causa do seu nervo comprimido, seu médico poderá um protocolo de tratamento apropriado ao seu caso.

As técnicas escolhidas variam muito de acordo com o problema, a gravidade dos sintomas e o paciente, mas podem incluir:

 

 

 

Poucos pacientes acabam precisando de cirurgia para nervos comprimidos.

 

É importante salientar que, na maioria dos casos, tratamentos comuns conseguem aliviar a dor sem a necessidade de uma cirurgia.
clinica dr hong jin pai al jau 687

AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP

Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica

Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.

Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica

Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP

TRATAMENTO DE DOR FISIOTERAPIA CLINICA HONG JIN PAI

Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP

Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.

O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.

Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.

Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.

As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.

CONSULTA
1
Somos um centro de excelência no tratamento da dor crônica e entendemos como a dor contínua pode afetar todos os aspectos da sua vida.
DIAGNÓSTICO
2
Nós entendemos sua dor e sabemos que uma intervenção bem-sucedida começa com uma avaliação completa e um diagnóstico preciso.
PLANO DE TRATAMENTO
3
Nossa equipe de especialistas pode fornecer uma ampla gama de tratamentos e terapias para ajudá-lo a voltar a viver com qualidade.
RECEPCAO CLINICA HONG JIN PAI
  • 01.Tratamento conservador de dor

    Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica.
  • 02.Excelência em um só lugar

    A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor.
  • 03.Tratamento individualizado

    Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Como é o tratamento inicial?
Em nossa clínica, focamos em tratamentos não cirúrgicos. Para a maioria dos casos, iniciamos um tratamento minimamente invasivo com acupuntura médica + fisioterapia. A duração do tratamento, para dores crônicas, pode ser de pelo menos 1 a 3 meses. Assim como outros tratamentos conservadores (como terapias e exercícios), o sucesso no tratamento depende não apenas da equipe médica, mas também da persistência do paciente em seguir a frequência e o tratamento adequado. Em alguns casos, podemos realizar outros tratamentos para dor, como ondas de choque, toxina botulínica e infiltrações.
Vocês atendem convênio?

Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.

O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.

Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.

O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).

Quais são as terapias físicas para o tratamento da dor crônica?
Estudos mostram que a fisioterapia e exercícios pode atrasar ou mesmo evitar a necessidade de cirurgia. Em alguns casos, pode aliviar a causa raiz da dor de longo prazo, portanto, medicamentos ou cirurgias não são mais necessários. Na Clínica Dr. Hong Jin Pai, oferecemos uma ampla gama de terapias físicas para tratar a dor de longo prazo e diminuir a necessidade de medicação ou cirurgia.
Quais tratamentos para dor são oferecidos?
Oferecemos uma variedade das melhores e mais confiáveis tratamentos não cirúrgicos, desde acupuntura e fisioterapia em um estágio inicial, assim como procedimentos como dry needling, infiltração de pontos gatilhos, toxina botulínica para dor, tratamento por ondas de choque e bloqueios anestésicos. Somos inovadores em nossa abordagem ao tratamento da dor. Entendemos o efeito que a dor crônica pode ter em todos os aspectos da sua vida e adaptamos nossos pacotes de tratamento para atender você. Como parte do seu pacote multidisciplinar de controle da dor, combinaremos os melhores tratamentos terapêuticos e direcionados para fornecer o equilíbrio certo para você.

Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.

Al. Jaú 687 – São Paulo – SP

Atendimento de segunda a sábado.

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 / RQE: 67991 | Médico Fisiatra e Neurofisiologista. Formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Residência Médica em Fisiatria e Neurofisiologia Clínica (Eletroneuromiografia, Aplicação de Toxina Botulínica tipo A) pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professor Colaborador do Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa (CEIMEC). Título de Especialista em Acupuntura pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).