AVISO: Informamos que devido ao COVID-19, estamos fechados temporariamente a princípio até o dia 07/04. Para maiores informações, favor entrar em contato via WhatsApp

Os maiores vilões da Coluna Vertebral

os maiores viloes da coluna vertebral

Ter problemas na coluna vertebral e viver sentido dores terríveis, não é legal. Só quem convive com isto é que pode dizer o quanto é ruim. Mas, não precisava ser assim. Muitas vezes esta parte do corpo fica prejudicada devido a maus hábitos e atitudes de negligência de nossa parte.

A coluna vertebral é a parte do corpo da qual mais devíamos cuidar. Dela dependem todos os nossos movimentos. Já pensou ficar paralisado? Que triste que é não poder viver tranquilamente sem dor.

Saiba que muita coisa pode ser feita para evitar chegar a estes extremos citados acima. Com um pouquinho de boa vontade, discernimento e mudando algumas ações de nosso cotidiano podemos evitar um montão de aflições, como a dor ciática.

Coluna vertebral – Cuidar dela por quê?

anatomia coluna vertebral

Nossa coluna vertebral é também conhecida como espinha dorsal. Ela é a parte estrutural que sustenta nosso corpo. Por isto merece atenção para lá de especial. Ao mesmo tempo que nos mantém, ela precisa também ser flexível. Ela é responsável, portanto, nos dois aspectos: flexibilidade e sustentação.

À medida que envelhecemos é natural que a coluna sofra um desgaste. No entanto, atualmente, o que se vê é que os problemas nas vértebras estão ocorrendo muito antes de chegar a velhice.

Por força de um processo natural, a partir dos 20 anos, a coluna inicia uma degeneração. Mas, diante de maus hábitos da vida moderna, este processo tem sido adiantado fazendo surgir muitas doenças na coluna. Muitos não conseguem perceber quanto prejuízo podem causar a si mesmos e se recusam a mudar o comportamento.

Os maiores vilões da Coluna vertebral

 

Nossas vértebras não têm sido poupadas em nosso dia a dia. O mais comum é as pessoas só se darem conta do mal quando ele já avança, trazendo dores, mal estar, e incapacidades de mobilização. Na verdade, a coluna é uma parte do corpo com a qual ninguém se preocupa. A não ser quando a dor aparece.

Uma série de ações comuns em nosso cotidiano dão origem aos mais graves problemas. As lesões a cada dia se tornam mais frequentes fazendo diversas vítimas.  Alguns fatores se caracterizam como os maiores vilões da coluna vertebral, pelo terrível e muitas vezes, irreversível mal que causam.

 

 

Os vilões da coluna

1. A Má postura

dicas de saude ma postura coluna

A má postura sobrecarrega diversas regiões da coluna. Traz prejuízos à região cervical, lombar e dorsal levando a processos dolorosos. Mas não é só, discos e articulações sofrem desgastes causando graves patologias, podendo predispor a dores crônicas, degeneração precoce articular (osteoartrose), e escoliose.

As consequências são inúmeras. A postura inadequada acaba gerando:

  • Lordose
  • Cifose
  • Escoliose
  • Algia – A popularíssima dor nas costas
  • Tenossinovite – Inflamação que afeta os tendões e provoca dores atrozes em estágio mais avançado.

A postura inadequada carrega consigo um mal a mais. Além de super prejudicar a coluna ela é difícil de ser corrigida. Porque infelizmente, vicia. Pode acreditar. Uma das piores dificuldades é desacostumar-se da má postura.

Depois que a gente passa a sentar mal, a andar cabisbaixo ou a relaxar os ombros como se carregássemos um imenso peso sobre eles, fica difícil corrigir.

Ainda bem que é difícil, mas não impossível. Atualmente há maneiras de corrigir a má postura, de forma a evitar maiores complicações, como lombalgias crônicas, que podem ser difíceis de serem tratadas.

Como corrigir a postura e evitar problemas na coluna vertebral

porque se alongar antes de exercicios

Para melhorar a postura temos algumas opções como:

  • Praticar alongamentos e atividades físicas
  • Hidroginástica
  • Ioga
  • Pilates
  • Técnicas de RPG (Reeducação Postural Global)

 

2. A Coluna Vertebral e o estresse da vida diária

como cuidar de sua coluna vertebral

A vida estressante pela qual passamos atualmente também é responsável, em grande parte, por problemas na coluna. O que ocorre é que quando estamos agitados, nervosos, ansiosos e extremamente estressados, nosso organismo libera substâncias que alteram o fluxo sanguíneo, diminuindo a circulação.

Na verdade, é nosso instinto de sobrevivência entrando em ação. Quando nos deparamos com situações de estresse, nosso corpo se prepara para a fuga ou para a luta, como se estivéssemos a frente de um perigo. Esta condição de alerta afeta nossa coluna, causando dores articulares.

Como evitar problemas na coluna devido ao estresse?

coluna vertebral stress

Para impedir situações de estresse procure:

  • Evitar situações estressantes sempre que possível.
  • Alimentar-se de forma saudável.
  • Dormir de 7 a 8 horas por noite
  • Executar exercícios físicos.
  • Se não conseguir conter o controle sobre o estado emocional, procure um Médico especialista.

 

3. O sedentarismo

sedentarismo e coluna vertebral

Este é um dos piores motivos de problemas na coluna. E é o motivo que mais afeta o povo em geral. O sedentarismo é prejuízo para o organismo de forma geral. Nosso corpo não foi feito para ficar parado. Fomos criados para a atividade.

O sedentarismo é causador de complicações no disco intervertebral que necessita de movimento para equilibrar as células. A falta de movimento interfere com a estrutura da coluna. O resultado são dores lombares constantes.

Como evitar

alteracoes na coluna vertebral devido obesidade e dor

Para evitar o jeito é deixar de lado o sedentarismo e iniciar uma vida de mais movimento. As atividades ou exercícios físicos são muito bem vindos neste caso. Então mexa-se.

Você pode mudar a vida sedentária praticando as atividades ou exercícios físicos abaixo:

  • Caminhada
  • Balé
  • Natação,
  • Dança,
  • Balé,
  • Musculação
  • Dança
  • Corrida,
  • Pilates
  • Equitação,
  • Ioga, entre outras atividades físicas.

 

4. Mais um Vilão da Coluna Vertebral – O Colchão

 

melhor colchao pra coluna vertebralO colchão pode se tornar também um vilão da coluna. Quando inadequado ele transforma sua coluna em um poço de dores. O colchão adequado não deve ser nem mole demais nem muito duro.

Quando ele é muito duro- Traz problemas porque não permite a perfeita acomodação das curvaturas da coluna.

Se ele for mole em excesso- Acarreta o surgimento de pontos de pressão sobre sua coluna.

 

Acerte seu travesseiro

travesseiro coluna evitar dores

Com o travesseiro é necessário também ter certo cuidado.  O tamanho ideal é o comprimento que vai do ombro ao pescoço. Esta deve ser a altura de seu travesseiro.

Isto quer dizer que o travesseiro certo é aquele que consegue preencher o vão entre sua cabeça e seu ombro. Sabendo disso, agora é só medir e ter bons sonhos e uma coluna feliz. Se você já sofre com algum destes problemas. Procure ajuda médica o mais breve possível e livre-se do mal- estar

Sua coluna vertebral merece ser bem cuidada, pois ela é a sustentação de seu corpo. Por isto vale a pena mudar alguns hábitos que interferem diretamente com sua saúde.

Evitar excessos.  Fugir da ociosidade e do sedentarismo. Manter a boa postura. São atitudes que te farão mais saudável e muito mais feliz. Sua coluna vertebral agradece.

E você o que tem feito para livrar-se dos vilões da coluna vertebral? Comente aqui.


Dicas e orientações gerais para cuidar de sua postura

postura correta ao cuidar da casa dicas coluna

dicas de posturas corretas para sua coluna 

1 Comente

Deixe o seu comentário.

    Deixe o seu comentário

    Send this to a friend