AVISO: Informamos que devido ao COVID-19, estamos fechados temporariamente a princípio até o dia 07/04. Para maiores informações, favor entrar em contato via WhatsApp

Deu no The New York Times: Eletroacupuntura pode aliviar a constipação

Por NICHOLAS BAKALAR

Traduzido por Equipe Clínica Dr. Hong Jin Pai

Um novo estudo descobriu que tratamentos de acupuntura no abdômen, impulsionados por uma corrente elétrica (técnica de eletroacupuntura), ajudou no alívio de constipação (prisão de ventre severa) severa.

eletroacupuntura forma de otimizar acupuntura

A eletroacupuntura pode otimizar os efeitos da acupuntura clássica

 

Os investigadores chineses estudaram 1.075 pacientes com constipação funcional severa, o que significa que eles foram incapazes de ter uma evacuação completa mais de duas vezes por semana.

 

Todos os sujeitos do estudo relataram uma série de sintomas desagradáveis, incluindo fezes duras, sensação de evacuação incompleta e muitas vezes a necessidade de tensão quando ir ao banheiro.

 

Os pacientes foram aleatoriamente designados para receber um tratamento de acupuntura ou um procedimento simulado (sham), de acordo com o estudo publicado no conceituado Annals of Internal Medicine.

 

Para o grupo com tratamento real, os pesquisadores usaram eletroacupuntura, aonde correntes de baixa tensão são passadas através de agulhas de acupuntura.

 

Acupunturistas inseriram as agulhas em seis pontos de acupuntura no abdômen, fundo o suficiente para perfurar a camada muscular da parede abdominal e em seguida passaram as pequenas correntes elétricas através de fios conectados por 30 minutos.

 

O grupo controle recebeu agulhas superficiais em pontos randômicos (pontos que não são de acupuntura), com fios elétricos ligados da mesma forma, mas com nenhuma corrente passando através delas. Os procedimentos foram repetidos em 28 sessões durante oito semanas.

 

Participantes em ambos os grupos foram autorizados a usar um laxante em três dias, se necessário, e eles anotaram seu uso diário.

 

Durante as oito semanas de tratamento, 31,3% das pessoas no grupo de tratamento mostrou melhora na evacuação (medida por três ou mais evacuações por semana, sem a necessidade de laxantes) em comparação com apenas 12,1% no grupo controle, que melhorou.

 

Ao longo das 12 semanas de acompanhamento, 37,7% do grupo de acupuntura relatou níveis semelhantes de melhoria, em comparação com 14,1% dos pacientes no grupo controle.

 

Os autores reconhecem que o tratamento de acupuntura não poderia ser totalmente cego, possivelmente influenciando as expectativas dos pesquisadores.

 

Enquanto não se sabe exatamente por que acupuntura pode ter feito uma diferença, uma das teorias é que o tratamento estimule os músculos ao longo do trato gastrointestinal.

 

Os pesquisadores notaram que são necessários mais investigações. “Embora a segurança da acupuntura seja boa, não sugerimos ainda ela como um tratamento de primeira linha,” disse o autor, Dr. Marie Jia Liu da China Academy of Chinese Medical Sciences. “As pessoas neste estudo tinham constipação severa”.

 

 

Send this to a friend