AVISO - COVID-19: Estamos com atendimento segunda/terça/quinta/sexta/sábado. Maiores informações, entrar em contato via WhatsApp

A Acupuntura no tratamento de dor.

A dor física é um dos maiores males da nossa vida. Tanto que muitas pessoas, ao menor sinal de dor, já se dirigem ao armário dos remédios para combatê-la. Porém, isto não resolve, pois mascara o problema. A dor é um sinal de que algo não vai bem em nosso organismo e é a origem do problema que deve ser combatida.

Dor (crônica) persistente é um problema generalizado que afeta milhões de pessoas de todas as idades no Brasil. Em 22% dos casos, a dor crônica leva à depressão, e cerca de 25% das pessoas diagnosticadas com a dor crônica costumam perder seus empregos. cerca de 3,8 bilhões de euro por ano é gasto em pagamentos de benefícios de incapacidade para aqueles diagnosticados com dor crônica.

É sobre isso que iremos falar hoje. Revelaremos um método que pode tratar esta situação dolorosa, combatendo a raiz do problema e gerando melhoria na qualidade de vida. Conheça a técnica de acupuntura contra dor.

O que é dor?

A Associação Internacional para o Estudo da Dor definiu dor “como uma experiência sensorial e emocional desagradável resultante de reais ou potenciais problemas no tecido”. A dor crônica pode ser definida como uma dor que dura além do normal da doença aguda ou ultrapassa o tempo esperado de cura, e pode continuar indefinidamente.

Dor crônica

fatores de risco lombalgia

Dor crônica pode ser causada por diversas patologias, tais como: osteoartrite; artrite reumatoide; lombalgias (hérnia de disco, ciatalgia, lombalgia mecanopostural); dor de cabeça e enxaqueca; dor do câncer; síndrome dolorosa miofascial; fibromialgia; dor neuropática (por exemplo, neuralgia trigeminal, nevralgia pós-herpética); condições crônicas de uso excessivo (por exemplo, tendinite); e dor visceral crônica (por exemplo, síndrome do intestino irritável).

Porém, é importante entender o significado desta dor. Quando falamos em algo doloroso, queremos dizer que é uma dor crônica, que acontece com frequência e causa sensação extremamente desconfortável. Exemplo: enxaqueca.

Também podemos citar como dor crônica aquela que algumas pessoas sentem nas costas. É algo que, de tão frequente, já se tornou comum e o indivíduo se acostumou com ela.

A dor crônica pode se manifestar por meses e até anos. Ela não deve jamais ser tratada como normal e ninguém é obrigado a viver com este incômodo. Deve sim ser reconhecida como um sinal de que algo não está normal em nosso organismo e a situação precisa ser averiguada.

Ela afeta cerca de 60 milhões de brasileiros, sendo que a metade deles não consegue desenvolver satisfatoriamente a sua rotina por causa da dor. Portanto, a dor crônica diminui a qualidade de vida de 30 milhões de brasileiros. É um número assustadoramente alto!

Alarme do nosso organismo

clinica de dor acupuntura sao paulo

Para que você entenda melhor, faremos uma comparação. Acima nós informamos que a dor é um sinal de que algo não vai bem. Ela é como um alarme instalado em nossa residência. Quando algo está errado (um ladrão querendo assaltar, por exemplo), o alarme dispara e a pessoa vai averiguar o que acontece.

Com a dor é a mesma coisa. Ela nos avisa que nossa casa (corpo) não está normal e precisamos consultar um médico para descobrir a causa do alerta. Porém, se o alarme começa a disparar com frequência, o dono da residência acaba se acostumando com o sinal e já não mais se preocupa com o barulho.

Se você se acostumar com o alerta do corpo e não averiguar o problema, pode ser que o ladrão (dor) acabe tomando conta de você e te deixe prejuízos (doença). Entendeu a gravidade?

Tratamento interdisciplinar

Acupuntura ajuda a minimizar efeitos colaterais

Por esses e outros fatores é que a dor crônica precisa ser tratada. E o tratamento não ocorrerá somente com um especialista, pois é uma situação complexa. Podem ser receitados medicamentos ou terapias chinesas, quase sempre acompanhados de fisioterapia (para reabilitação da parte afetada) e/ou psicólogo (devido aos problemas emocionais que acompanham a dor). Dentre as terapias chinesas, uma delas têm se mostrado um método bem eficaz: acupuntura contra dor.

São várias as opções de tratamento, cabe ao especialista indicar o método mais apropriado, de acordo com o estilo de vida do paciente. É importante que os profissionais envolvidos conversem com frequência, promovendo a saúde do indivíduo, não somente a diminuição dos sintomas.

Como saber que a dor é crônica?

Enxaqueca Infantil Acupuntura

Esta é uma pergunta importante, que com certeza muita gente já fez a si mesmo: Como saber que a dor que a pessoa sente é crônica? Resposta: se a dor se manifestar por três meses seguidos, sem trégua, ela não é mais aguda, é definida como crônica e deve ser tratada com especialistas.

Dicas para diminuir a dor

pratique exercicios fisicos

O ideal é que você busque um tratamento médico adequado, para resolver o problema que está gerando sensações dolorosas e também para fazer a dor desaparecer.

Porém, mesmo em tratamento, estas dicas podem ser valiosas e, concomitantemente, fazer com que haja diminuição dos sintomas.

Dicas para diminuir a dor
Respire e medite: quando sentir crises de dor, pare e respire profundamente. Faça meditação, se possível, pois ela age no sistema nervoso, fazendo com que sejam liberadas substâncias que provocam bem-estar e relaxamento.

Assim, há melhoria no fluxo sanguíneo, no sono e também nas células de defesa do organismo. Além disso, melhora o humor e a concentração, diminui a ansiedade, a irritação e estabiliza nosso lado emocional. Tudo isso em várias respirações profundas, acompanhadas de meditação.

Movimente-se: quando sentimos dor, é normal queremos ficar quietinhos, sem se movimentar muito. Contudo, para minimizar a sensação, é recomendável mover-se, exercitar-se com frequência, mesmo com dor. A atividade física é benéfica porque aumenta o fluxo sanguíneo, diminuindo o processo inflamatório.

Pare de fumar: se você é fumante, saiba que o tabaco piora a dor, pois prejudica o fluxo sanguíneo e aumenta a pressão arterial. E há evidências de que a dor lombar e o câncer de pulmão, boca ou garganta prevalecem em fumantes.

Aproxime-se das pessoas que você ama: bem-estar é fundamental no tratamento de dor crônica. Portanto, estar ao lado de quem você gosta é uma dica importante para receber suporte psicológico. Eles inclusive podem (e devem) participar das consultas médicas.

Acupuntura contra dor

Acupuntura beneficios: tratamento de ansiedade

Acima nós falamos que a acupuntura pode ser eficaz contra a dor crônica. A partir de agora, é sobre este tratamento que nós falaremos.

Este método é eficaz porque promove bem-estar, relaxamento e equilibra o funcionamento do corpo. Isto ocorre através da liberação de substâncias chamadas endorfina e serotonina, responsáveis por estas sensações prazerosas.

Porém, para que a acupuntura contra dor seja eficaz, é importante que o procedimento seja feito por profissional médico qualificado, que saiba exatamente os pontos certos para que o alívio dos sintomas aconteça. Desta forma, serão tratados diversos tipos de dor crônica, desde aquela provocada por problemas mais simples, até a derivada do câncer.

A acupuntura normalmente não é o único método de tratamento da dor crônica. Ela serve como terapia complementar, atuando em conjunto com medicamentos. Entretanto, após seis a oito sessões de acupuntura, é possível diminuir a dose de remédios receitada pelo médico. Lembrando que esta redução deverá ser aprovada pelo profissional que a prescreveu.

Alguns pacientes alegam não querer fazer acupuntura contra dor porque já sentem dor crônica diariamente. Porém, se a pessoa não tiver medo de agulhas, elas apenas sentirão um leve desconforto com a aplicação das agulhas no seu corpo. Há aquelas que não relatam incômodo algum durante as sessões.

As agulhas utilizadas nas sessões de acupuntura são pequenas, finas e não possuem ponta. Por este motivo, não causam dor ao paciente, apenas (talvez) um leve incômodo, bastante inferior àquele provocado pela dor.

Se acontecer dor muito forte durante as sessões é sinal de que os pontos não foram localizados corretamente, podendo ter encontrado um tendão, um vaso sanguíneo ou uma região mais sensível.

Normalmente são feitas sessões semanais de acupuntura para tratamento de dor crônica. Mas esta recomendação só será prescrita pelo médico, que fará uma avaliação do paciente e sentirá a necessidade dele.

Quando a dor é mais forte, é necessário fazer sessões em dias alternados até que seja sentido o alívio do sintoma. Depois que isto acontecer, as sessões de acupuntura contra dor podem ocorrer duas vezes na semana, passando mais tarde para sessões semanais.

Em outros casos, quando a pessoa apresenta uma doença crônica que gerou a dor, as sessões de acupuntura podem acontecer duas vezes por semana nas primeiras três semanas, passando para semanal a partir deste prazo.

Como a acupuntura pode ajudar

acupuntura e relaxamento stress

Acupuntura no tratamento de ansiedade e stress

Uma revisão sistemática de acupuntura para dor crônica encontrou evidências limitadas, mas vários grandes estudos conduzidos vem mudando substancialmente o panorama.

Pesquisas recentes têm mostrado que a acupuntura é eficaz no tratamento usual para a dor crônica, osteoartrite ou cefaléias. Há também evidências de que é mais eficaz do que a acupuntura sham para a dor crônica no joelho ou dor de cabeça e, pelo menos a curto prazo, para a dor lombar crônica. Outras condições foram pouco estudadas.

Há também evidências de ensaios clínicos randomizados e revisões sistemáticas que sugerem que a acupuntura pode reduzir a dor crônica na síndrome miofascial, problemas crônicos no ombro, síndrome crônica prostatite/dor pélvica e cotovelo de tenista. Há uma evidência preliminar de acupuntura auricular também na dor oncológica.

Em geral, acredita-se que a acupuntura pode estimular o sistema nervoso e provocar a liberação de moléculas mensageiras neuroquímicas. As alterações bioquímicas resultantes influenciam os mecanismos homeostáticos do corpo, promovendo, assim, bem estar físico e emocional. A estimulação de determinados pontos através da acupuntura pode interagir em áreas do cérebro que são conhecidas por reduzir a sensibilidade à dor e tensão, bem como promover o relaxamento e a desativação da função analítica do cérebro, que é responsável pela ansiedade.

A acupuntura pode ajudar a aliviar a dor crônica através dos nervos estimulantes localizados em músculos e outros tecidos, o que leva à liberação de endorfinas e outros fatores neuro-humorais (por exemplo, neuropeptídeo Y, serotonina), e alterando o processamento da dor no cérebro e da medula espinal.

Como a acupuntura pode ajudar
Estimulando nervos localizados nos músculos e outros tecidos, o que leva à liberação de endorfina e outros fatores neuro-humorais (por exemplo, neuropéptido Y, serotonina), e altera o tratamento de dor no cérebro e na medula espinal

Aumento da liberação de adenosina, que possui propriedades anti-nociceptivas

Modulação da rede límbico-paralímbica-neocortical

Redução da inflamação, através da promoção da liberação de indicadores vasculares e imunomoduladores

Melhora da rigidez muscular e mobilidade articular, aumentando a microcirculação local, que ajuda a reduzir o inchaço.

Dor nas costas

Fisiatria coluna

Lá no começo do texto nós citamos uma dor bastante comum: a dor nas costas. Ela também pode ser tratada com acupuntura e os resultados são bastante satisfatórios. Este método trata aquelas dores provocadas por hérnia de disco, estresse, excesso de carga e até problemas musculares.

Os sintomas são diminuídos após sessões de acupuntura contra dor porque ela provoca relaxamento e combate à sensação dolorosa. Com o tratamento conservador com auxílio da acupuntura, exercícios como fisioterapia e medicamentos, apenas 3% dos casos de dores nas costas necessitaram de cirurgia. Os outros 97% são tratados com diversas técnicas e resolvidos. Apenas 10% dos pacientes tratados com acupuntura não responderam ao tratamento.

Acupuntura sem agulhas

acupuntura sem agulhas ventosa

Se você possui receio de agulhas e, por este motivo, não quer fazer acupuntura contra dor, saiba que existem outras técnicas semelhantes, que também agem pela estimulação de pontos e restauram o equilíbrio do organismo.

Isto pode acontecer através de acupuntura a laser, ventosaterapia, terapia por moxabustão e também terapias de estímulo elétrico como o TENS.

São várias as formas de retomar os fluxos de energia do corpo.

O efeito da Acupuntura comprovado por exames de ressonância

Estudos recentes com Ressonância Magnética Funcional vem demonstrando um dos possíveis mecanismos de ação da acupuntura no tratamento de dor: a inativação e modulação de certas áreas cerebrais relacionadas à dor crônica e suas consequências.

Pesquisadores vem encontrando evidências de mecanismos neurais envolvidos na ação da acupuntura na dor, afetando não apenas a atividade cerebral, mas modulando também as sinapses e conexões nervosas. Estudos documentam a resposta cerebral a estímulos de alguns pontos de acupuntura, envolvidos na região cortical e subcortical.

Acupuntura e ressonancia magnetica funcional

O uso de relaxantes musculares e anti-inflamatórios

acupuntura relaxante muscular

Muitas pessoas, quando sentem dor crônica, apelam para os medicamentos de venda livre que têm função de relaxantes musculares e anti-inflamatórios. Porém, mesmo estes medicamentos devem ser consumidos sob prescrição médica e eles aliviam apenas temporariamente a dor, sem tratar a sua causa.

Voltando ao caso do alarme residencial, é como você ir à central e desligar o alarme sem verificar se há algum ladrão escondido. É preciso saber o motivo que está causando dor e tratar o problema, não o alerta emitido por seu corpo.

Além disso, o uso prolongado destes medicamentos pode predispor a gastrites e úlceras, e em pacientes com doenças renais, o seu uso é desaconselhado.

Portanto, independente da maneira que você escolher, o melhor método é o tratamento adequado, indicado por um especialista, seja ele acupuntura contra dor ou outras técnicas associadas.

infografico 9 razoes para voce fazer acupuntura

Aprenda mais sobre a Acupuntura, e veja 9 motivos interessantes de como a Acupuntura pode te ajudar neste Infográfico

Send this to a friend