AVISO: Informamos que devido ao COVID-19, estamos fechados temporariamente a princípio até o dia 07/04. Para maiores informações, favor entrar em contato via WhatsApp

Estudo: Acupuntura pode tratar dores crônicas em crianças

De acordo com um estudo Norte Americano novo publicado no jornal “Terapias Alternativas e Complementares”, a acupuntura reduz significativamente dores crônicas em crianças, podendo ser uma ferramenta importante no controle de dor nestes pacientes. Abaixo, você conhecerá em detalhes como a Acupuntura pode ajudar no tratamento de dores crônicas em crianças.

Acupuntura trata dor cronica em criancas

A acupuntura já é reconhecida cientificamente por seus poderes curadores em adultos, mas houveram poucas pesquisas sobre sua eficácia em crianças.

Pesquisadores americanos no Centro Médico da Universidade de Rush em Chicago buscaram entender se a acupuntura, antiga medicina chinesa poderia ser um tratamento alternativo eficaz para dores crônicas em crianças.

O estudo cobriu 55 crianças e adolescentes, com idade entre 7 a 20 anos, que sofriam de dores crônicas. Cada paciente recebeu até oito tratamentos personalizados com duração de 30 minutos.

“Um tratamento eficaz para a dor pode ser particularmente difícil pois é subjetivo. Mas com crianças a dificuldade aumenta, já que a criança pode ainda não saber se comunicar com clareza dependendo da idade e do reconhecimento apurado da dor, ” explicou Angela Johnson, uma praticante de acupuntura e medicina chinesa no Centro Rush.

A dor crônica é uma dor que pode durar semanas, meses, até mesmo anos. Vinte dos 35% das crianças com menos de 18 anos sofrem com esse tipo de dor no mundo inteiro. A dor crônica em crianças é frequentemente uma condição incapacitante, afetando sua qualidade de vida e funcionalidade. As condições causadoras de dor mais frequente incluem dores de cabeça, dores abdominais, dor nas costas, dores musculoesqueléticas, escoliose, leucemia, lesões esportivas e a doença de Chron.

Pesquisadores descobriram que todos os pacientes que foram submetidos ao tratamento de dor crônica por acupuntura reportaram redução significativa e progressiva da dor ao longo das oito sessões de tratamento, com uma redução maior logo no começo do tratamento. Os participantes também notaram melhorias entre o começo e o final de cada sessão. Eles também sentiram uma sensação de bem-estar no geral, com uma redução de problemas emocionais, sociais e educacionais. Estas descobertas foram corroboradas pelas próprias observações dos pais.

Para medir a intensidade, local e qualidade da dor, os cientistas utilizaram a Ferramenta Pediátrica de Dor para Adolescentes (Adolescent Pediatric Pain Tool) que consiste de um diagrama do corpo, uma escala de intensidade de dor que varia de “sem dor” até “pior dor possível” e um número de qualidades descritivas da dor (para sensorial, afetiva, temporal e dor avaliativa) para identificar o que era uma sensação de dor real ou subjetiva.

Paul Kent, coautor do estudo e um oncologista pediátrico no Centro Rush, diz que a acupuntura fornece uma alternativa médica fantástica, particularmente adequado para pacientes que tem que lidar com a dor crônica ao longo da vida, incluindo aqueles com anemia falciforme e com os efeitos colaterais do câncer. “Em adicional, a acupuntura ajuda com a ansiedade e a depressão, ” Dr. Kent explicou.

Para pacientes pediátricos que não toleram ou aceitam o uso de agulhas, pode-se utilizar de outros meios da medicina chinesa, como ventosaterapia, moxabustão, e também acupuntura por laser.

Diagnóstico e tratamento especializado

Este texto teve como objetivo informá-lo sobre o tratamento de acupuntura em dores crônicas de crianças. Serve apenas como forma de conhecimento da doença, jamais podendo ser utilizado como substituição de consulta com profissional de saúde especializado. Só ele é quem poderá diagnosticar corretamente a doença, bem como recomendar o tratamento indicado para cada caso.

Deixe o seu comentário

Send this to a friend