AVISO: A partir de 13/07, estamos atendendo na Rua Saint Hilaire 96 (a 5 minutos da clínica antiga), de segunda a sábado. Maiores informações, entrar em contato via WhatsApp

Na Mídia: Entrevista do Dr. Hong Jin Pai com a Rede Transamérica

A Acupuntura é um método de harmonização.

Por Andrea Cippiciani

Da Redação


A acupuntura é uma modalidade da Medicina Tradicional Chinesa que consiste no estímulo de determinados pontos do corpo humano para o tratamento de doenças, além de aliviar dores. Confira a seguir a entrevista com o Dr. Hong Jin Pai, Presidente da Sociedade Médica de Acupuntura de São Paulo.

Transanet: Quando e onde surgiu a acupuntura?

Dr. Hong Jin Pai: A acupuntura surgiu inicialmente na Antiga China , há mais de 5.000 anos. O povo antigo usava pedras afiadas e espinhas de peixe como instrumento de acupuntura. No século VI d.C. ela foi levada para a Coréia e depois de dois séculos para o Japão. Mais tarde chegou na França, Alemanha e Brasil.

Transanet: A acupuntura é indicada para quais problemas?

Dr. Hong Jin Pai: A Acupuntura tem efeito analgésico, antiinflamatório, relaxante muscular – por isso é muito usada em tratamento de dor músculo-esquelética nas áreas de reumatologia, ortopedia e fisiatria, assim dores de coluna, artrose, artrite, tendinite, bursite, dor muscular, cólica menstrual, pós cirurgia e dor de câncer, fibromialgia. É usada para combater a ansiedade, estresse, depressão, síndrome de pânico e insônia, além de problemas como asma, bronquite, gastrite, enxaqueca, sequela de derrame cerebral, paralisia facial periférico, TPM e rinite. Recentemente, terminamos uma pesquisa que mostra que cerca de 70 % dos pacientes tiveram melhora na dor crônica, insônia, depressão e ansiedade após 15 sessões de acupuntura.

Transanet: Qual a idade mínima para fazer?

Dr. Hong Jin Pai: A acupuntura pode ser feita em qualquer idade. Em crianças, se ficarem muito agitadas, outras técnicas de acupuntura podem ser utilizadas, sem a necessidade de agulhamento, como por exemplo a acupuntura por laser, auriculoterapia, ou mesmo estimulação dos pontos de acupuntura por meio de ventosa ou moxabustão.

Transanet: Que especialização o profissional tem que ter para estar habilitado?

Dr. Hong Jin Pai: Aqui no Brasil, ainda se discute esta questão. Na nossa opinião, para tratar o paciente, em primeiro lugar, deve-se saber fazer o dianóstico, assim o tratamento será mais correto e depois ainda tem orientação, prevenção e tudo isso é função dos médicos. A ciência evolui para melhorar a qualidade de vida da humanidade, os profissionais médicos são mais bem preparados para atender os doentes.

Atualmente, a ênfase é a integração da medicina convencional (possui o melhor método de diagnóstico), com a medicina chinesa (uso de acupuntura e fitoterapia), ou seja, devemos escolher as partes boas de cada uma e a sua integração para servir melhor a população. E como a acupuntura trata muitas doenças variadas: da pediatria até psiquiatria, só os médicos teriam melhor preparo. Conforme a evolução desfavorável da doença, muitas vezes, o paciente deve ser tratado em conjunto com outros especialistas.

A Acupuntura tem efeitos analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular. Também pode ser usada para combater a ansiedade, stress, depressão e insônia, além de outros problemas como asma, gastrite, TPM e rinite.

Transanet: Quando procurar o profissional?

Dr. Hong Jin Pai: O profissional de Acupuntura deve ser procurado na existência de qualquer problema citado anteriormente, ou no caso de dores que não melhoraram com a medicina convencional.

Transanet: Qual o preço médio da consulta?

Dr. Hong Jin Pai: Há vários fatores que influenciam o valor médio da consulta, como em qualquer especialidade médica. O preço médio de uma consulta de Acupuntura depende do local, experiência de cada médico e de seu currículo.

Transanet: Acupuntura dói?

Dr. Hong Jin Pai: A Acupuntura, em geral, não dói. A agulha é muito fina com a ponta em forma oval. Se o paciente for muito tenso, como por exemplo mulheres na fase da tensão pré-menstrual, pode acabar doendo um pouco. No entanto, isso depende da habilidade de cada médico acupunturista.

Transanet: As agulhas são sempre descartáveis?

Dr. Hong Jin Pai: As agulhas de Acupuntura devem sempre ser descartáveis. O método caseiro de desinfecção: álcool, fervura, formol não garante a esterilização. Aliás, existem muitos casos de infecções, algumas fatais.

Transanet: Quais os efeitos colaterais da Acupuntura?

Dr. Hong Jin Pai: A princípio a Acupuntura não tem efeitos colaterais. Porém, alguns pacientes podem apresentar sonolência, prisão de ventre e o local de inserção de agulhas pode ficar dolorido. Geralmente, esses efeitos acabam acontecendo na primeira semana de tratamento.

Em geral, A Acupuntura não dói. Ao contrário das agulhas de injeção, não há orifício interno na agulha para a passagem de medicamentos, então a agulha é muito mais fina, com a ponta em forma ovalada.

Transanet: A acupuntura pode transmitir doenças?

Dr. Hong Jin Pai: Se não forem utilizadas agulhas descartáveis durante os procedimentos pode ocorrer contaminações e infecções, por bactérias e fungos, e também doenças transmissíveiscomo hepatite B, C, e AIDS. Por isso, sempre-se deve questionar o médico acupunturista quanto ao uso de agulhas descartáveis.

Transanet: Como é uma sessão? Quanto tempo dura?

Dr. Hong Jin Pai: Em uma sessão de Acupuntura, o médico inicialmente examina o paciente como qualquer médico de medicina convencional. Depois, conforme a doença diagnosticada, ele vai verificar a sensibilidade dos meridianos. Alguns examinam a língua e pulso. Uma vez que o diagnóstico é concluído, ele começa a sessão de Acupuntura em si.

Dependendo da doença, o paciente pode ficar em diferentes posições: deitado na maca ou cama, de lado, de barriga para cima, de bruço ou sentado. Cada sessão dura em média de 15 à 30 minutos.

Transanet: Quantas agulhas são usadas?

Dr. Hong Jin Pai: Em geral, usam-se 1 a 15 agulhas em uma sessão de Acupuntura. Na média, seriam 12 agulhas para o agulhamento eficaz. Em casos específicos, apenas para citar um, como pacientes com acidente vascular cerebral (popularmente conhecido como derrame cerebral), o número de pontos de Acupuntura necessários para o tratamento pode chegar a até 30 agulhas.

Transanet: Como a acupuntura age no organismo?

Dr. Hong Jin Pai: O médico acupunturista faz a inserção das agulhas em pontos de Acupuntura específicos. A agulha estimula os terminais nervosos locais, liberando substâncias que agem no organismo com efeito analgésico local, cicatrizante, antiinflamátório e relaxante muscular.

Além disso, a estimulação destes pontos de Acupuntura acabam também ativando o sistema imunológico, melhorando também não só a dor, mas também as disfunções de estômago, coração, pulmão e menstruação.

Transanet: Quais os cuidados que devem ser tomados antes, durante e após aplicação?

Dr. Hong Jin Pai: Antes da aplicação deve-se evitar comida e bebida alcóolica em excesso, sem passar fome. A bexiga deve estar vazia. Durante a aplicação é indicado manter a mente calma, não pensar em nada. Já após a aplicação não fazemos nenhuma restrição.

Fonte: Rede Transamérica