AVISO: A partir de 13/07, estamos atendendo na Rua Saint Hilaire 96 (a 5 minutos da clínica antiga), de segunda a sábado. Maiores informações, entrar em contato via WhatsApp

Revista Nova: A Acupuntura como Tratamento de Beleza

Fonte: Revista Nova

Uma agulhinha aqui, outra ali e… voilà! A acupuntura invadiu de vez as clínicas de estética e vem conseguindo ótimos resultados contra acne, flacidez, celulite, rugas de expressão e excesso de peso. Sim, a agulhada compensa!

Não há dúvidas sobre a eficácia da acupuntura no tratamento de várias doenças — o mundo já se rendeu a essa técnica milenar chinesa. Agora, as agulhas prometem fazer maravilhas pela sua beleza. Surpresa? Pois alguns estudiosos acreditam que, há mais de 3 mil anos, as imperatrizes e nobres orientais já se favoreciam das picadas para continuar bonitas. Olha quanto tempo nós perdemos!

O povo oriental sempre soube do poder da acupuntura, que consiste em introduzir agulhas em pontos ao longo de 14 canais, ou meridianos, por onde circula a energia do corpo. Eles são repletos de terminações nervosas. E, uma vez estimulados, fazem os órgãos correspondentes trabalharem melhor, desencadeiam reações bioquímicas (que liberam substâncias como analgésicos naturais) e reequilibram o fluxo energético, quando há canais obstruídos — que podem ser os responsáveis pelos problemas de saúde e beleza.

Na prática mesmo, a comprovação da eficácia da acupuntura na estética ocorreu nos anos 70, quando um médico americano estudava um paciente com paralisia facial. “O lado do rosto tratado com acupuntura ficou mais bonito, com menos rugas e com a pele regenerada”, conta o Dr. Hong Jin Pai, presidente do Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa e médico do Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Outros estudos com pacientes ansiosos e depressivos, que apresentavam a pele do rosto mais escura e com músculos flácidos, revelaram que após o tratamento houve grande melhora. Desde então, as pesquisas na área não pararam e, hoje, já é possível tirar partido das agulhas para valorizar ainda mais sua imagem no espelho. Vai uma espetadinha aí?

Agulhas Antiflacidez:

Chega de moleza! É o que promete a eletroacupuntura. Essa variação da técnica chinesa procura reequilibrar as funções do organismo ao mesmo tempo que enrijece músculos e melhora a textura da pele, segundo Adriana Leonardi Barbosa Lima, médica e acupunturista da Clínica Kyron, em São Paulo. As agulhas são colocadas em pontos estratégicos e ligadas a eletrodos, que emitem disparos elétricos para potencializar o efeito das picadas. “Há uma estimulação direta no músculo e na pele”, explica a médica. De acordo com ela, o tratamento ainda melhora a circulação e ativa o metabolismo, duas funções indispensáveis para eliminar toxinas e evitar o acúmulo de gordura. E tem mais: é uma ótima alternativa para mulheres no pós-parto. A especialista recomenda de sete a dez sessões, uma ou duas vezes por semana.

Furo na Balança:

Precisando perder alguns quilinhos? A acupuntura entra em cena para ajudar você. “Ela promove o bem-estar do corpo e da mente, o que colabora para reduzir o apetite”, afirma Adriana Marcusso, psicóloga e especialista em acupuntura do Espaço Zendo, em São Paulo. “E mais: auxilia na força de vontade para controlar os excessos, aumenta a sensação de saciedade, melhora a digestão e regulariza o funcionamento dos intestinos e dos rins.” A profissional aplica as agulhas em regiões como braço, abdômen e coxas a fim de equilibrar a energia do organismo todo e baixar a ansiedade. Depois, é a vez da acupuntura auricular — possível porque a orelha contém a representação de todos os pontos do nosso corpo —, com agulhas mais finas que as normais ou sementes. “Coloco-as naqueles pontos relacionados ao estômago e à ansiedade e a paciente vai pra casa recebendo estímulo contínuo”, explica. Boa circulação sanguínea, menor retenção de líquidos e, claro, calma estão entre os bons resultados que mexem no ponteiro da balança. Em média, são indicadas dez sessões.

Acupuntura Contra a Queda de cabelos:

Pode comemorar. A sua queda de cabelo tem solução. A técnica pode resolver o problema e, ainda, tratar os fios fracos ou ralos demais. “Muitas vezes a causa da queda é emocional. E a acupuntura oferece um efeito calmante e antidepressivo”, explica a dra. Li Yan Pai, formada pela Faculdade de Medicina Tradicional Chinesa, em Pequim. No tratamento, são estimulados pontos do corpo (nas pernas e no abdômen, por exemplo) que aliviam a ansiedade, a angústia, o stress, as tensões. “Dependendo do caso, também colocamos agulhas no próprio couro cabeludo para aumentar a circulação de sangue na região e a nutrição da raiz do cabelo, deixando-o mais forte e bonito.” São necessárias de três a seis sessões, uma vez por semana.

Ruguinhas no Alvo:

Sim, para manter a juventude, vale a pena levar agulhadas na testa. Segundo Christina Sedlmayr, a acupuntura facial é capaz de diminuir rugas, o que pode adiar sua visita ao cirurgião plástico ou as famosas aplicações de Botox. Agulhas menores que as tradicionais são colocadas por todo o rosto, mas sobretudo nos locais em que há sulcos e marcas de expressão, como a testa e entre as sobrancelhas. “Estimular esses pontos aumenta a produção de colágeno, além de melhorar a circulação sanguínea, a oxigenação e a nutrição celular”, explica a especialista. Ela garante que já dá para notar alguma diferença depois de cinco a dez aplicações, mas para um bom resultado são necessárias de 20 a 24.

Picadas que Modelam:

Acabar com a gordura localizada, reduzir medidas e atenuar a celulite exige esforço duplo: acupuntura auricular associada a drenagem linfática. Primeiro, as agulhas são colocadas na orelha, nos pontos responsáveis pela circulação e pelo funcionamento dos intestinos. A paciente vai para casa com esse estímulo constante e volta depois de uma semana para trocar as agulhas e fazer a massagem conhecida por combater a retenção de líquidos. “A drenagem é importante para dissolver os nódulos de gordura, eliminada de forma mais eficiente quando intestinos e circulação sanguínea estão trabalhando bem”, explica a fisioterapeuta Érica Hitomi Takey. São indicadas de dez a 15 sessões.

Acne na Ponta da Agulha:

De acordo com os ensinamentos orientais antigos, a pele está diretamente ligada a dois órgãos, pulmões e intestinos, responsáveis pela eliminação de toxinas. Quando eles não dão conta do trabalho, acabam sobrecarregando-a. “A acne é uma forma de a pele expulsar essas substâncias”, explica Rosa Kurrik, especialista em acupuntura do HBD Spa, no Rio de Janeiro. “As agulhas ajudam a ativar o funcionamento dos pulmões e intestinos, o que reduz o problema”, esclarece. Além disso, o estímulo das picadas libera neurotransmissores que têm efeito antiinflamatório e calmante e, ainda, regularizam os níveis hormonais. O resultado aparece a partir da quinta sessão, mas são necessárias no mínimo dez.