AVISO: NOVO LOCAL DE ATENDIMENTO - Rua Saint Hilaire 96 (a 5 minutos da clínica antiga), de segunda a sábado. Maiores informações, entrar em contato via WhatsApp

Referência em Acupuntura em São Paulo 

A Clínica conta com uma equipe de médicos especialistas com pós-graduação em Acupuntura na China. Venha cuidar do seu bem-estar. 

Agende sua consulta 

A Acupuntura é uma modalidade terapêutica que se utiliza de agulhas, agindo por meio da modulação de neurotransmissores em seu organismo, tem sido ao longo dos anos uma modalidade terapêutica muito eficaz no tratamento da dores.

Mas ela também pode auxiliar no tratamento de diversas outras doenças, como patologias do sistema musculoesquelético, doenças neurológicas, doenças respiratórias e doenças gastrointestinais.

Atendendo há mais de 35 anos em São Paulo na região dos Jardins, a Clínica Dr. Hong Jin Pai & Associados conta com uma equipe de médicos de diversas especialidades, com foco em tratamento interdisciplinar de Dor, Reabilitação e Acupuntura, sob coordenação do Dr. Hong Jin Pai e Dr. Marcus Pai.

Sobre nós

O Dr. Hong Jin Pai, é médico Professor Colaborador do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, e é médico formado pela Faculdade de Medicina da USP, com especialização e pós-graduação em Acupuntura na China. 

O Dr. Marcus Pai é Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria, com Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira, referência como especialista em Dor em São Paulo. É Doutorando em Ciências pela Universidade de São Paulo, e Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, sendo também Professor Convidado da Universidade de São Paulo.

Agende Sua Consulta

Atendemos na região dos Jardins em São Paulo, em uma ampla clínica com mais de 800 m² e 20 salas de atendimento individuais.

Ligue para a Clínica das 07:00 às 21:00 de segunda a sexta, ou escreva um e-mail que responderemos em até 24 horas.
Horário de Atendimento
Seg. a Sex. 07h00 às 21h00
Sábados. 07h00 às 12h00

Vantagens da Acupuntura

  • Diminuição do uso de medicamentos tanto para casos agudos quanto para os de uso contínuo;
  • Segurança (procure um profissional habilitado, com título de especialista);
  • Rapidez dos resultados (com diminuição da dor em poucas sessões),
  • Ausência de efeitos colaterais se comparado a medicamentos.

Dúvidas Frequentes

A Acupuntura é um procedimento seguro?

Desde que realizada por médico capacitado, a acupuntura é um procedimento seguro e desprovido de efeitos colaterais. Reações adversas à acupuntura estão em geral associadas à má formação de quem a pratica.

A acupuntura é um tratamento complementar?

Atualmente os tratamentos em qualquer área médica tendem a ser multidisciplinares, ou seja, uma especialidade complementa outra. Nesse contexto, a acupuntura tem sua importância reconhecida. [spacer] Para ilustrar, são apresentados a seguir três exemplos: [spacer] Pacientes com torcicolo ou dor muscular podem ser tratados somente por acupuntura com resultados satisfatórios. [spacer] Cerca de 70% dos pacientes acometidos de fibromialgia, ou seja, dores crônicas generalizadas, melhoram significativamente com acupuntura. Os demais (30%) devem complementar o tratamento com medicamentos e apoio de profissionais da Saúde Mental e da Medicina Física. O condicionamento físico é obrigatório para todos os pacientes com fibromialgia. [spacer] Em casos de artrite reumatóide ou de lupus eritematoso sistêmico, a acupuntura não substitui o tratamento medicamentoso e sim o complementa. [spacer] Assim, dependendo da doença, a acupuntura pode ser tratamento único ou complementar.

A acupuntura é uma terapia alternativa?

Em 1995, a acupuntura foi reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Três anos depois, também passou a ser reconhecida pela Associação Médica Brasileira (AMB). Dessa forma, oficialmente a acupuntura não é considerada terapia alternativa. Portanto, os convênios médicos devem oferecer cobertura para acupuntura a seus associados.

A acupuntura pode ser utilizada como tratamento estético?

A aplicação de acupuntura aumenta a circulação sangüínea e a liberação de neurotransmissores (substância P, somatostatina) e estimula a proliferação de fibroblastos que produzem fibras colágenas no tecido conjuntivo. Além disso, melhora o equilíbrio emocional e, provavelmente, normaliza os níveis hormonais. Desse modo, rugas de expressão, dermatite seborréica, acne, cloasma gravídico, estrias recentes, “olheiras” e queda de cabelo de origem psicogênica são atenuadas pela acupuntura.

A acupuntura proporciona bom resultado em todos os casos?

Em casos de dor, espasmo e rigidez musculares, dor de cabeça, doenças psicossomáticas, ansiedade, estresse, depressão leve, e outras que não apresentam alteração orgânica grave, normalmente a técnica apresenta bons resultados. Tais efeitos podem não ser suficientes em casos de doenças mais graves e crônicas, sendo necessário complementar a técnica com outras terapias, inclusive com medicamentos. Exemplos: em caso de infecção bacteriana, o tratamento pela acupuntura pode aliviar o desconforto, mas é o uso de antimicrobiano que elimina a infecção. Em caso de crise asmática, torna-se necessário oferecer remédios broncodilatadores, entre outros. Em casos de dores agudas, se necessário, não se deve hesitar em receitar analgésicos, incluindo a morfina ou derivados. [spacer] Em dor crônica como lesões de nervos e fibromialgia, a associação de remédios antidepressivos, anticonvulsivantes, neurolépticos, e até morfina, aumenta o efeito da terapêutica. [spacer] Em resumo, em benefício da qualidade de vida do paciente, devem-se incluir todos os meios disponíveis a favor dele.

A acupuntura só alivia a dor ou também trata doenças?

A acupuntura apresenta ação geral e específica e atua nos diversos sintomas e doenças, de acordo com técnicas e pontos selecionados, como exemplificados a seguir: [spacer]
  • Ação analgésica no tratamento de dor de qualquer origem
  • Ação antiinflamatória no tratamento de artrite e traumatismo
  • Ação relaxante muscular no tratamento de contratura muscular, torcicolo
  • Ação ansiolítica (calmante) no tratamento de insônia, estresse, ansiedade, irritabilidade, síndrome de abstinência
  • Ação antidepressiva (leve) no tratamento de angústia, depressão, irritabilidade
  • Ação broncodilatadora no tratamento de asma, enfisema, bronquite
  • Ação vasodilatadora no tratamento de anomalias circulatórias (arterial), AVC (derrame cerebral), angina do peito
  • Ação antiemética no tratamento de náuseas e vômitos de origem gastrointestinal, da gravidez e/ou pós quimioterapia
  • Ação cicatrizante, melhora de circulação sanguínea no tratamento de escara, incisões cirúrgicas
  • Ação na imunidade, no tratamento de rinite, alergia e asma

A acupuntura só utiliza agulhas?

A agulha de acupuntura é um dos instrumentos desenvolvidos pela Medicina Tradicional Chinesa. Como recurso terapêutico, em determinados casos, pode ser associada a outros métodos:

Eletroacupuntura: utilização da eletricidade para estimular os pontos da acupuntura. É indicada para tratar tensão muscular intensa, dor crônica ou para anestesia (hipoalgia). Em geral são utilizados dois tipos de estímulos alternados, de freqüência de 2 Hz e 100 Hz. O primeiro exerce efeito analgésico prolongado e cumulativo, e o segundo, efeito analgésico rápido e de curta duração. O aparelho TENS, usado em fisioterapia, é derivado do aparelho de eletroacupuntura, entretanto o efeito do segundo é melhor.

Acupuntura a laser: sua utilização é contraditória. A eficácia da acupuntura depende da intensidade de estímulos nas terminações nervosas. O raio laser apresenta pequeno efeito terapêutico, pois sua penetração é menor e o estímulo é fraco. Assim fica reservado para ser usado em crianças menores, em alguns casos de dor nas mãos ou nos pés e em indivíduos com pavor de agulhas. Ventosa: recipiente de vidro ou plástico semelhante a um copo, no interior do qual é produzido vácuo para prendê-lo à superfície do corpo. Exerce efeito relaxante muscular e analgésico. Moxibustão: mecha de fibras secas de artemísia, também em forma de bastão, que, ao queimar-se, aquece os pontos de acupuntura. É aplicada em pacientes com doenças crônicas ou enfraquecidos.

Estas três últimas modalidades da acupuntura podem ser aplicadas sem a necessidade de agulha. São indolores.

A Acupuntura tem algum efeito colateral desagradável?

A Acupuntura tem virtualmente nenhum efeito colateral importante. Após uma sessão de acupuntura, pode haver o surgimento de pequenos hematomas devido a punção de pele em alguns pontos, que se resolvem espontaneamente em poucas horas a dias.

Pode também haver uma pequena dor local após a estimulação de alguns pontos mais profundos. O uso de meios físicos como uma bolsa de água quente ou gelo local já é o suficiente para o alívio dessa pequena dor.

A acupuntura trata qualquer doença?

A acupuntura é indicada no tratamento de diversas doenças ou sintomas, já que apresenta efeito analgésico, antiinflamatório e relaxante muscular, além de promover imunidade e agir na reabilitação das seqüelas do derrame cerebral. Também apresenta efeito calmante, antidepressivo leve e cicatrizante, entre outras ações não muito pesquisadas. Esses efeitos ocorrem em conjunto ou isoladamente, dependendo das técnicas selecionadas pelo médico.

Como em qualquer outro tratamento médico, a acupuntura pode apresentar limitações. Por exemplo: não trata o câncer, mas pode melhorar a dor, depressão, falta de apetite, náusea, vômito e outros desconfortos causados pela quimioterapia, pela radioterapia e pelo próprio câncer. Por outro lado, há lesões musculares e dores de cabeça que podem ser tratadas pela acupuntura com resultados bastante satisfatórios.

Para uma lista de doenças tratáveis pela Acupuntura, clique aqui.

A acupuntura e a medicina chinesa podem me ajudar mesmo que eu esteja saudável?

Sim, com certeza. Muitos de nossos pacientes vem para sessões regulares de “manutenção”, com foco em bem-estar e qualidade de vida. A acupuntura é uma medida preventiva para esses pacientes. Nossa equipe médica tem conhecimento e treinamento em medicina ocidental e medicina chinesa, podendo fazer o uso do melhor das duas terapias para promover saúde e bem estar do paciente

Como a grande maioria dos pacientes referem que a acupuntura é um tratamento relaxante, ela pode ajudar no bem-estar e no alívio do stress do dia-a-dia.

De acordo com a nova definição de saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde não é apenas a ausência de doenças. Estar saudável é mais do que estar livre de quaisquer doenças, e sim, é um estado de complete bem-estar físico, mental e social. Assim, pela definição da OMS, a saúde plena seria uma forma de total bem-estar, que pode ser atingido não apenas através da prevenção ou do tratamento de doenças, mas sim com a pessoa buscando qualidade de vida, incluindo um bem-estar emocional e social.