CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Acupuntura para emagrecer: verdade ou mito?

A acupuntura é considerada eficaz para perda de peso em apenas oito semanas, de acordo com um estudo científico sul-coreano. É isso mesmo, essa história de acupuntura para emagrecer não é mito. 

A medicina tradicional chinesa define “boa saúde” como um equilíbrio sutil entre as energias yin e yang. O acupunturista corrige qualquer desequilíbrio com agulhas esterilizadas, que usa para dispersar ou atrair energia, conforme o caso.

Pesquisadores da Universidade Kyung Hee em Seul, Coreia do Sul, testaram esse método tradicional chinês em 91 adultos com sobrepeso, todos submetidos à mesma dieta e os resultados foram surpreendentes: a acupuntura pode ajudar a perder peso naturalmente. 

Continue a leitura para saber mais. 

Design sem nome 20

5 pontos de acupuntura para emagrecer na orelha externa

No âmbito desse experimento, os voluntários foram divididos em três grupos, um grupo placebo, um grupo “picado por um único ponto de acupuntura” e um “picado por 5 pontos de acupuntura na orelha externa”.

O primeiro terço dos voluntários abandonou a dieta e explicou ao pesquisador que tinha sido extremamente difícil para eles controlar a fome e lidar com a dieta restritiva. O segundo terço conseguiu diminuir o IMC (índice de massa corporal) em 5,7%.

Os pesquisadores descobriram que os voluntários do 3º grupo perderam gordura corporal, reduziram sua cintura e baixaram seu IMC em 6%. Essas diferenças significativas apareceram após 4 semanas.

Para uma dada perda de peso, os pontos de acupuntura não são os mesmos de um paciente para outro: o terreno, o nível de energia e os motivos do ganho de peso são específicos para cada um. A acupuntura é eficaz na perda de 5 a 10 kg, segundo o estudo.

O tratamento deve considerar características particulares de cada paciente.

Tratamento personalizado

O número de sessões de acupuntura não pode ser fixado com antecedência. Depende do peso a perder, da motivação, da necessidade de apoio e da capacidade de resposta ao método.

A meta é perder 1 kg por semana, no máximo. Uma vez alcançada essa meta, o peso deve ser estabilizado, o que pode exigir quantas sessões forem necessárias para perder peso: seis meses em média para 5 kg, um ano para 10kg.

A acupuntura ajuda a perder peso naturalmente 

O  médico pode determinar qual fator está causando o ganho de peso e fornecer um método de tratamento apropriado. Na acupuntura para emagrecer, a principal técnica usada para ajudar as pessoas é a auriculopuntura, que consiste na estimulação de pontos específicos localizados no pavilhão auricular.

Em 1998, pesquisadores estudaram os efeitos da acupuntura auricular em 60 indivíduos com sobrepeso.

Os participantes foram divididos em dois grupos: um grupo após as sessões de acupuntura e um grupo controle. Eles pretendiam perder 1 quilo e tiveram que aprender sobre seu apetite e peso durante 4 semanas.

Os resultados mostraram que a estimulação frequente do ponto de acupuntura auricular é um método eficaz de perda de peso, pois levou à supressão do apetite em 95% dos participantes do primeiro grupo.

Acupuntura para emagrecer: como funciona?

acupuntura para emagrecer

A acupuntura baseia-se no uso de agulhas finas que são implantadas na pele em pontos estratégicos. Fique tranquilo, não dói nada! Esses pontos são específicos para cada pessoa em tratamento e dependem muito da causa do ganho de peso.

Em algumas pessoas, está ligado ao aumento do estresse, em outras a problemas hormonais, doenças particulares ou mesmo fatores hereditários. Outras pessoas têm dificuldade em regular o apetite ou então se alimentam de qualquer maneira. 

Dependendo de cada caso, o profissional define pontos específicos. O sucesso do método e, portanto, a perda de quilos depende em grande parte da localização correta desses pontos.

As pequenas agulhas implantadas na pele permitem promover a boa circulação de energias no corpo. Assim, cada órgão funciona de forma otimizada novamente: isso é importante para a regulação do peso. 

O número de sessões depende do paciente: quantos quilos ele deseja perder, seu peso inicial, as razões do ganho de peso, seu grau de motivação ou simplesmente sua reatividade ao método. Tudo isso varia de paciente para paciente. 

Nota: a auriculoterapia, um método semelhante à acupuntura, é frequentemente usada para perda de peso. Nesse caso, um ponto específico na cartilagem da orelha é estimulado por meio de um grampo (novamente, é indolor). 

Este lugar particular do ouvido, conectado à barriga de acordo com os princípios da acupuntura, ajuda a regular seu apetite.

Acupuntura para emagrecer: e depois? 

Uma vez alcançada a meta, é fundamental estabilizar o peso. Quantas dietas eficazes a curto prazo, foram seguidas de um ganho de peso às vezes mais importante do que no início apenas algumas semanas depois? 

A fase de estabilização do peso é, portanto, uma etapa fundamental em uma dieta. Quando você opta por perder peso com a acupuntura, o princípio é igualmente válido. 

Portanto, algumas sessões de manutenção são necessárias para manter esse peso ideal. Seu ritmo e duração dependem de cada paciente, sendo o médico acupunturista quem decide de acordo com cada caso. 

Finalmente, lembre-se de que para prolongar e manter os efeitos das sessões de acupuntura algum esforço também deve ser feito. Por exemplo, adote uma dieta mais equilibrada e pratique esportes regularmente.

Deixe o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Send this to a friend