AVISO: NOVO LOCAL DE ATENDIMENTO - Rua Saint Hilaire 96 (a 5 minutos da clínica antiga), de segunda a sábado. Maiores informações, entrar em contato via WhatsApp

A Acupuntura e Obesidade

Sobre a obesidade

obesidade e sobrepeso podem ser ajudadas pela acupuntura

A obesidade é um problema social grave considerada um dos males da sociedade moderna. A Organização Mundial de Saúde estima que em 2008 havia 1,4 bilhões de pessoas acima do peso no mundo, incluindo 500 milhões de obesos. Na Polônia, no período de 2003 a 2005 o problema de excesso de peso se deu em 40,4% dos homens e 27,9% das mulheres e obesidade se deu em 21,2% dos homens e 22,4% das mulheres. Sobrepeso e obesidade são condições perigosas, uma vez que esses problemas estão relacionados com a ocorrência de muitas doenças graves, tais quais:

  • resistência à insulina,
  • diabetes tipo 2,
  • hipertensão arterial,
  • doença cardíaca coronária,
  • problemas do metabolismo de gordura,
  • doenças inflamatórias da vesícula biliar.

Terapias oferecidas pela medicina moderna podem ser problemáticas para os pacientes e nem sempre garantem o sucesso da redução de peso permanente. Por essa razão, os pacientes muitas vezes buscam terapias complementares, sendo que o interesse em Medicina Chinesa e Acupuntura têm crescido rapidamente.


Estudos científicos sobre Acupuntura e obesidade

acupuntura e obesidade

Meta-análise com 29 ensaios clínicos

Uma meta-análise publicada em 2007 incluíram 29 ensaios clínicos para examinar a eficácia da acupuntura no tratamento da obesidade. Depois de analisar os resultados, os autores concluíram que a acupuntura é mais eficaz do que o placebo, falsa acupuntura e terapias convencionais. Infelizmente, 2/3 dos dados incluídos na meta-análise que vieram da China eram de baixa qualidade e receberam uma pontuação baixa na escala de qualidade Jadad. Por este motivo, não foi possível tirar quaisquer conclusões relacionados a essa base.

Outra meta-análise da revista Obesity Reviews

Outra análise foi publicada em 2012 em “Obesity Reviews“, uma revista científica oficial da Associação Internacional para o Estudo da Obesidade. Os autores analisaram 2.545 artigos potencialmente relevantes e eventualmente consideraram 96 ensaios clínicos randomizados controlados que descrevem a eficácia de várias terapias da medicina chinesa no tratamento da obesidade e excesso de peso. Entre esses, 44 publicações (2.421 pacientes nos grupos de estudo e 1.746 pacientes em grupos de controle) relacionada com a acupuntura.

Sabe-se que 16 estudos relataram efeitos adversos baixos de acupuntura, principalmente: vermelhidão da pele, dor ou hematomas no local da injeção. Como no caso da meta-análise acima mencionada, os autores descobriram que a acupuntura foi mais eficaz na redução do peso corporal do que o placebo, mudanças no estilo de vida do paciente ou medicamentos ocidentais. Infelizmente, essa meta-análise e a pesquisa anterior realizada relaciona a qualidade dos estudos incluídos, que sabe-se que 75 dos 77 estudos chineses foram atribuídas com menos de 3 pontos da escala de Jadad; enquanto que, 16 dos 19 estudos em inglês receberam mais de 3 pontos da escala.

Os autores encontraram que a acupuntura foi mais eficaz na redução do peso corporal do que o placebo, mudanças no estilo de vida do paciente ou medicamentos ocidentais

Novos estudos sobre acupuntura e obesidade, publicada em 2013

Tendo em conta estas considerações, a fim de obter uma imagem clara do impacto da acupuntura sobre o peso corporal decidiu-se realizar uma nova revisão da literatura, publicada em 2013. Os autores decidiram descrever o impacto de diferentes tipos de acupuntura na perda de peso separadamente:

  • Nos estudos, acupuntura manual resulta significativamente numa maior perda de peso do que a falsa acupuntura, suplementos alimentares, dieta ou exercício; quando adicionado a outras recomendações (alimentação ou dieta e exercício), melhora também significativamente a sua eficiência. Nenhuma diferença significativa foi obtida em dois desses estudos; no entanto, em ambos os estudos o grupo era pequeno (40 a 27 pessoas). Além disso, em um dos estudos 12 das 20 pessoas desistiram, o que pode indicar um uso incorreto da acupuntura.
  • Na grande maioria dos estudos, eletroacupuntura é significativamente mais eficaz do que a falsa eletroacupuntura, dieta, exercício físico ou estimulação de áreas aleatórias da pele. Apenas um estudo relata que a eficiência da eletroacupuntura seja semelhante ao do exercício físico.
  • Auriculoterapia – esta técnica específica é frequentemente utilizada em pacientes dispostos a reduzir o peso corporal. Dois estudos descreveram efeitos significativos, enquanto que em um deles, tanto a acupuntura e auriculoterapia falsa apresentaram efeitos clínicos semelhantes. No entanto, estes relatos diferiam em termos de efeitos positivos sobre o equilíbrio entre a grelina e secreção de leptina.

O presente estudo também apresenta algumas informações interessantes sobre a base bioquímica dos efeitos da acupuntura sobre o metabolismo humano e peso corporal.

  • Efeito sobre as proteínas relacionadas com a obesidade. A obesidade é caracterizada pela resistência à leptina, e, assim, pelo aumento dos níveis de leptina no sangue. Acupuntura (manual, fonética ou eletroacupuntura) reduz a resistência à leptina e níveis sanguíneos de leptina. Além disso, a acupuntura manual e a auriculoterapia aumentam os níveis plasmáticos de grelina, enquanto a eletroacupuntura aumenta a secreção de p-endorfina e adiponectina.
  • Efeitos sobre a glicose no sangue e resistência à insulina. Dependendo da situação, acupuntura também interfere nos níveis de insulina, aumento da secreção de insulina ou normaliza os seus níveis, reduzindo a resistência à insulina.
  • Efeitos sobre o metabolismo de gordura. Acupuntura manual e eletroacupuntura têm um efeito benéfico na administração do lipídio no corpo, o que resulta num decréscimo significativo nos níveis de colesterol total, colesterol LDL e triglicérides, preservando ao mesmo tempo os níveis do colesterol HDL. Um dos estudos descreve uma redução significativa nos níveis de lipoproteína e da apolipoproteína.

O efeito acima mencionado da acupuntura sobre a administração de gordura corporal e obesidade em humanos é também confirmado em testes com animais, que também são descritas no estudo.

Outros estudos sobre os benefícios da acupuntura na redução de peso

Os resultados de estudos publicados após a revisão acima mencionada, também confirmam os efeitos benéficos da acupuntura na redução de peso. Em um experimento realizado por pesquisadores coreanos, a estimulação dos pontos de acupuntura na orelha, ou mesmo um ponto único responsável pela sensação de fome, resultou em uma redução significativa do IMC (Índice de Massa Corporal) de 6,1% e 5,7%, respectivamente.

Um ensaio clínico realizado por placebo, randomizado, relacionado com a aplicação da eletroacupuntura em três pontos na orelha realizado na Áustria com 56 mulheres obesas, rendeu resultados semelhantes com uma redução significativa no peso corporal e IMC. As pacientes não relataram quaisquer efeitos colaterais durante o estudo.

Importante relembrar

Converse com seu médico. A acupuntura por si só não faz milagres. Associada a um programa de exercícios e nutrição, a acupuntura pode ter efeitos benéficos na redução de peso e melhora da qualidade de vida. Infelizmente, não há pontos de acupuntura mágicos que reduzem automaticamente o peso, sem esforços.

A perda de peso é um desafio, e nenhuma terapia isolada oferece resultados benéficos sem mudanças a longo prazo do estilo de vida.

Deixe o seu comentário

Send this to a friend