CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Estudo: Como a Acupuntura Ajuda com Artrite e Dores nas Juntas

A acupuntura é uma terapia médica alternativa criada há 2.000 anos, que pode dar aos portadores de artrite uma nova opção para tratar a dor nas articulações.

 

Considerada uma medicina complementar, a acupuntura é um de muitos tratamentos sendo trazidos ao foco na medicina ocidental. Cada vez mais, pacientes e médicos, estão aderindo às terapias complementares, integrando-as com tratamentos da medicina moderna, conta a Clínica Mayo, acrescentando que 40% dos adultos reportam utilizar algum tipo de medicina complementar como a acupuntura no tratamento de suas patologias, como dores crônicas.

A escassez de pesquisas médicas sobre a eficácia da acupuntura é atribuída aos altos custos que um experimento médico dessa escala custaria, segundo a Clínica Mayo. Porém, embora muitas empresas recusam-se a investir dinheiro para apoiar técnicas de medicina complementar, pesquisas recentes suportam a ideia que as dores articulares (nas juntas) podem ser amenizadas com acupuntura.

Jamie Starkey, uma acupunturista de Cleveland, informou a Fundação da Artrite que a acupuntura não ajuda a todos. “No meu trabalho clínico, nós vemos uma ausência de reação de 20%. Mas, na maioria das vezes, os pacientes que chegam aqui, já esgotaram todas as outras opções de tratamento,” ela diz, “para então eles notarem melhoras”.

A osteoartrite, uma doença reumatológica, pode afetar milhões de pessoas no mundo, sendo considerada uma das principais desordens de saúde da terceira idade, podendo resultar em incapacidade, dores crônicas e piora de qualidade de vida.

A osteoartrite é um processo de inflamação das articulações que atinge com frequência a terceira idade, podendo afetar as mãos, joelhos, coluna lombar (o famoso bico de papagaio).

A Acupuntura é tipicamente utilizada como um tratamento complementar para pacientes com diagnóstico de osteoartrite (ou osteoartrose) no Brasil e nos EUA, especialmente em pacientes com dores no joelho. Além disso, pesquisas recentes mostram que a acupuntura pode dar esperança às pessoas com artrite reumatoide também.

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica. que geralmente acaba afetando as pequenas articulações das mãos e dos pés. A artrite reumatoide afeta o revestimento de suas articulações, resultando em um edema (inchaço) doloroso que pode, eventualmente, resultar em erosão óssea e deformidade articular, com piora então de função e dor.

Uma pesquisa chinesa feita em 2011 demonstrou que a acupuntura e a eletroacupuntura reduz dois fatores, o TNF-alfa e o fator de crescimento vascular endotelial (VEGF), associados a inflamações crônicas em pacientes com artrite reumatoide, segundo a Fundação da Atrite (Arthritis Foundation – EUA).

Assim, este estudo demonstraria um dos possíveis mecanismos de ação da acupuntura no tratamento de doenças musculo-esqueléticas e inflamatórias, ao diminuir fatores pró-inflamatórios, além de auxiliar na liberação de neurotransmissores endógenos, como a serotonina. Vários dos medicamentos utilizados no tratamento de artrite reumatóide tem também o TNF-alfa como uma de suas moléculas alvo a serem reguladas.

O estudo impressionou Nathan Wei, diretor do Centro de Tratamento de Artrite em Frederick, Maryland, que contou à Fundação, “Acupuntura tem sido usada para tratar as dores da osteoartrite, mas este é um dos únicos artigos que eu vi, onde a citocina, ou mensageiros proteicos, como TNF-alfa e VEGF têm sido afetados nas pessoas com artrite reumatóide”.

 

Diferencas artrose artrite reumatoide

Diferencas artrose artrite reumatoide

 

 

Durante o tratamento para dor associada à osteoartrite, alguns estudos têm apresentado resultados significativos a favor da acupuntura.

O Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa reportaram em diversos estudos, que pacientes com osteoartrite, especialmente com dores no joelho, foram ajudados com a acupuntura, embora os resultados fossem descritos como “modestos” em pelo menos, um estudo clínico.

Estudos recentes com ressonância magnética funcional demonstraram também que a infiltração da agulha nos pontos de acupuntura age em áreas do cérebro que regulam a percepção dolorosa.

 

 

 

Acupuntura e ressonancia magnetica funcional

 

 

 

Outros estudos

Um estudo alemão que englobou 304,674 pacientes com osteoartrite de joelhos encontrou que os  pacientes que foram submetidos à 15 sessões de acupuntura real, combinados ao tratamento convencional, apresentaram melhora estatisticamente significativa na dor e movimento, além de melhora da função e qualidade de vida, se comparados aos pacientes que receberam o tratamento convencional de alongamentos e medicamentos.

As melhoras encontradas ocorrem imediatamente após as terapias de acupuntura, e os benefícios encontrados duraram mais de três meses, indicando que a osteoartrite é uma das condições que pode ser tratada com a acupuntura.

Outros estudos com pacientes com artrite reumatóide têm mostrado resultados similares, segundo a Fundação da Artrite.

Em 2008, uma revisão de 8 estudos de acupuntura publicada pela Arthritis & Rheumatism encontrou que em 5 estudos, os pesquisados demonstraram uma redução na taxa de sedimentação dos eritrócitos (relacionados à inflamação da artrite), 3 estudos encontraram uma redução nos níveis de proteína C reativa (também relacionada à inflamação da osteoartrite), e um estudo apresentou queda significativa tanto dos eritrócitos quanto da proteína C reativa.

Clinica Hong Jin Pai Sao Paulo e1621991307344

RUA SAINT HILAIRE 96 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP

Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica

Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.

Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM-SP: 158074 / RQE: 65523 - 65524 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Área de Atuação em Dor pela AMB. Doutorado em Ciências pela USP. Pesquisador e Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do HC-FMUSP. Diretor de Marketing do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Integrante da Câmara Técnica de Acupuntura do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). Secretário do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED). Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira de Regeneração Tecidual (SBRET). Professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Dor da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Conselho Revisor - Medicina Física e Reabilitação da Journal of the Brazilian Medical Association (AMB).  

Deixe o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Send this to a friend