AVISO: A partir de 13/07, estamos atendendo na Rua Saint Hilaire 96 (a 5 minutos da clínica antiga), de segunda a sábado. Maiores informações, entrar em contato via WhatsApp

Estudo: Como a Acupuntura Ajuda com Artrite e Dores nas Juntas

Como Acupuntura Ajuda com Artrite e Dores nas Juntas

A acupuntura é uma terapia médica alternativa criada há 2.000 anos, que pode dar aos portadores de artrite uma nova opção para tratar a dor nas articulações.

Considerada uma medicina complementar, a acupuntura é um de muitos tratamentos sendo trazidos ao foco na medicina ocidental. Cada vez mais, pacientes e médicos, estão aderindo às terapias complementares, integrando-as com tratamentos da medicina moderna, conta a Clínica Mayo, acrescentando que 40% dos adultos reportam utilizar algum tipo de medicina complementar como a acupuntura no tratamento de suas patologias, como dores crônicas.

A escassez de pesquisas médicas sobre a eficácia da acupuntura é atribuída aos altos custos que um experimento médico dessa escala custaria, segundo a Clínica Mayo. Porém, embora muitas empresas recusam-se a investir dinheiro para apoiar técnicas de medicina complementar, pesquisas recentes suportam a ideia que as dores articulares (nas juntas) podem ser amenizadas com acupuntura.

Jamie Starkey, uma acupunturista de Cleveland, informou a Fundação da Artrite que a acupuntura não ajuda a todos. “No meu trabalho clínico, nós vemos uma ausência de reação de 20%. Mas, na maioria das vezes, os pacientes que chegam aqui, já esgotaram todas as outras opções de tratamento,” ela diz, “para então eles notarem melhoras”.

A osteoartrite, uma doença reumatológica, pode afetar milhões de pessoas no mundo, sendo considerada uma das principais desordens de saúde da terceira idade, podendo resultar em incapacidade, dores crônicas e piora de qualidade de vida. A osteoartrite é um processo de inflamação das articulações que atinge com freqüência a terceira idade, podendo afetar as mãos, joelhos, coluna lombar (o famoso bico de papagaio).

A Acupuntura é tipicamente utilizada como um tratamento complementar para pacientes com diagnóstico de osteoartrite (ou osteoartrose) no Brasil e nos EUA, especialmente em pacientes com dores no joelho. Além disso, pesquisas recentes mostram que a acupuntura pode dar esperança às pessoas com artrite reumatoide também.

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica. que geralmente acaba afetando as pequenas articulações das mãos e dos pés. A artrite reumatoide afeta o revestimento de suas articulações, resultando em um edema (inchaço) doloroso que pode, eventualmente, resultar em erosão óssea e deformidade articular, com piora então de função e dor.

Uma pesquisa chinesa feita em 2011 demonstrou que a acupuntura e a eletroacupuntura reduz dois fatores, o TNF-alfa e o fator de crescimento vascular endotelial (VEGF), associados a inflamações crônicas em pacientes com artrite reumatoide, segundo a Fundação da Atrite (Arthritis Foundation – EUA). Assim, este estudo demonstraria um dos possíveis mecanismos de ação da acupuntura no tratamento de doenças musculo-esqueléticas e inflamatórias, ao diminuir fatores pró-inflamatórios, além de auxiliar na liberação de neurotransmissores endógenos, como a serotonina. Vários dos medicamentos utilizados no tratamento de artrite reumatóide tem também o TNF-alfa como uma de suas moléculas alvo a serem reguladas.

O estudo impressionou Nathan Wei, diretor do Centro de Tratamento de Artrite em Frederick, Maryland, que contou à Fundação, “Acupuntura tem sido usada para tratar as dores da osteoartrite, mas este é um dos únicos artigos que eu vi, onde a citocina, ou mensageiros proteicos, como TNF-alfa e VEGF têm sido afetados nas pessoas com artrite reumatóide”.

artrite-reumatoide

Durante o tratamento para dor associada à osteoartrite, alguns estudos têm apresentado resultados significativos a favor da acupuntura. O Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa reportaram em diversos estudos, que pacientes com osteoartrite, especialmente com dores no joelho, foram ajudados com a acupuntura, embora os resultados fossem descritos como “modestos” em pelo menos, um estudo clínico.

Estudos recentes com ressonância magnética funcional demonstraram também que a infiltração da agulha nos pontos de acupuntura age em áreas do cérebro que regulam a percepção dolorosa.

Acupuntura e ressonancia magnetica funcional

Outros estudos

Um estudo alemão que englobou 304,674 pacientes com osteoartrite de joelhos encontrou que os  pacientes que foram submetidos à 15 sessões de acupuntura real, combinados ao tratamento convencional, apresentaram melhora estatisticamente significativa na dor e movimento, além de melhora da função e qualidade de vida, se comparados aos pacientes que receberam o tratamento convencional de alongamentos e medicamentos. As melhoras encontradas ocorrem imediatamente após as terapias de acupuntura, e os benefícios encontrados duraram mais de três meses, indicando que a osteoartrite é uma das condições que pode ser tratada com a acupuntura.

Outros estudos com pacientes com artrite reumatóide têm mostrado resultados similares, segundo a Fundação da Artrite. Em 2008, uma revisão de 8 estudos de acupuntura publicada pela Arthritis & Rheumatism encontrou que em 5 estudos, os pesquisados demonstraram uma redução na taxa de sedimentação dos eritrócitos (relacionados à inflamação da artrite), 3 estudos encontraram uma redução nos níveis de proteína C reativa (também relacionada à inflamação da osteoartrite), e um estudo apresentou queda significativa tanto dos eritrócitos quanto da proteína C reativa.

Deixe o seu comentário

Send this to a friend