CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Acupuntura no Joelho: Uma Solução Eficaz Para o Alívio da Dor

A acupuntura é um método que estimula pontos predeterminados do corpo com o intuito de prevenir, aliviar e curar doenças.

A acupuntura no joelho utiliza de pontos de acupuntura para tratar problemas que afetam esta área do corpo e atrapalham o cotidiano de várias pessoas.

De artroses à lesões envolvendo o uso repetitivo do joelho, o método demonstra eficácia no tratamento e muitos estudos podem comprovar.

Se procura os motivos pelos quais a acupuntura no joelho é considerada umas das melhores opções de procedimentos médicos, este artigo pode te mostrar.

Dor no joelho: Um grande problema para as atividades diárias

A dor no joelho é comum e pode dificultar bastante o dia a dia de muitas pessoas. É um dos problemas que mais costumam incomodar, não importa a idade de quem sofre com ele.

A dor pode ser um sintoma proveniente de diversos problemas, que vão de lesões mais graves a lesões por esforço repetitivo. Atividades diárias comuns, como caminhar ou subir uma escada, se tornam desafios cada vez mais complexos.

Em uma grande parte das vezes, descansar e manter o joelho em repouso pode aliviar os sintomas por alguns dias.

Porém, para tratar o problema de forma mais precisa, outros métodos ligados à medicina demonstram maior eficácia.

Os remédios caseiros no tratamento da dor no joelho revelaram-se aliados úteis para resolver o problema, mas ainda há uma alternativa que você não deve deixar de experimentar: a acupuntura.

Acupuntura no joelho: Um método eficaz

acupuntura no joelho

Vários estudos revelam que a acupuntura mostra-se eficaz e apresenta diversas vantagens no tratamento e alívio da dor no joelho.

A técnica demonstra ser ainda mais vantajosa quando o quadro clínico do paciente se relaciona à doenças reumatológicas, como artroses e traumas.

Responsável por liberar substâncias químicas naturais com efeitos benéficos para o corpo – como os efeitos analgésico e anti-inflamatório – a acupuntura pode ser utilizada como tratamento substituto da cirurgia ou como um alívio para a dor antes da intervenção cirúrgica.

Existem diversas vantagens da acupuntura quando comparada aos outros procedimentos da medicina tradicional, entre elas: maior rapidez no alívio da dor, tratamento menos doloroso e maior mobilidade pós-terapia.

Além do mais, a acupuntura também não causa efeitos colaterais e raramente deixa marcas no lugar de aplicação das agulhas.

Ela permite que o paciente possa suspender ou até eliminar o uso de anti-inflamatórios convencionais – muitas vezes causadores de efeitos colaterais adversos – no tratamento de problemas agudos ou crônicos.

Pontos de acupuntura no joelho 

Existem diversos pontos de acupuntura no joelho, e o estímulo de cada um deles gera benefícios diferentes para a sua saúde.

Trabalhando nesses pontos específicos, você pode acelerar e facilitar o alívio de vários sintomas. Veja a seguir alguns dos pontos de acupressão essenciais dos joelhos:

Primeiro ponto

Localizado logo abaixo da rótula na reentrância exterior, esse ponto pode auxiliar no alívio da dor e na rigidez no joelho, além do reumatismo nos pés e na redução de alguns edemas.

Além das agulhadas da acupuntura, massagens locais também podem ajudar no tratamento da dor.

Segundo ponto

Localizado na parte de fora do lado inferior da perna, abaixo e na frente da parte superior da tíbia, esse ponto pode ajudar no alívio da dor em excesso no joelho.

Além disso, as massagens ainda podem amenizar a tensão e as distensões musculares.

Terceiro ponto 

Para encontrar este ponto, meça quatro dedos abaixo do joelho, apenas na parte externa da tíbia.

A acupressão nessa região ajuda a fortalecer todo o corpo do paciente, fortalecendo os músculos e aliviando a dor no joelho.

Quarto ponto

Localizado na região externa do joelho, exatamente onde termina-se o vinco do joelho quando ele é dobrado, encontra-se o ponto de atividade comandante. 

Nesse ponto a aplicação da acupressão pode aliviar a dor e a rigidez no joelho.

Quinto ponto

Na borda interna da dobra do joelho está localizado este ponto, no espaço entre os dois tendões.

Sua utilização pode auxiliar no alívio da dor no joelho e também na dor abdominal.

Sexto Ponto

Este acuponto está localizado no interior do joelho e fica exatamente no final da dobra quando ele está dobrado.

O ponto atua muito bem no alívio da dor, mas também pode tratar miomas e o inchaço no joelho.

Acupuntura no joelho – Para quais tipos de dor?

acupuntura no joelho

A dor no joelho é um problema muito comum, que afeta tanto pessoas jovens quanto as mais velhas, sendo responsável por grande parte das queixas de dores todos os dias.

Isso acontece porque a região dos joelhos é muito complexa e para desempenhar um bom funcionamento depende de outras estruturas do corpo.

No caso de pessoas mais jovens ou atletas, os joelhos geralmente ficam expostos a graves atritos que normalmente são responsáveis por renderem lesões na área.

Quando o esporte envolve grandes esforços e impactos, como saltos, corridas ou levantamento de peso, por exemplo, os riscos de lesão são ainda maiores.

Saiba também o que pode significar os estalos no joelho e qual o tratamento.

Já nos casos dos mais velhos o problema costuma surgir por desgaste. A dor normalmente é resultado da corrosão da cartilagem que amortece os joelhos ou do desgaste dos ossos, o que produz muita dor e rigidez crônica no local.

Para quem decide tratar as dores no joelho com a acupuntura, é necessário saber quais tipos de problema podem ser tratados pela técnica.

A acupuntura no joelho pode aliviar as dores de doenças como:

  • Bursite
  • Cisto de baker
  • Tendinite patelar
  • Artrite reumatoide
  • Joelho do corredor
  • Osteoartrite do joelho
  • Dor crônica no joelho devido ao uso excessivo

A dor costuma ser o principal sintoma de uma lesão no joelho, podendo variar sua intensidade de acordo com a gravidade e localização do problema.

Mas, em casos mais sérios, a situação pode ser pior, já que o número de sintomas pode aumentar.

Dessa forma, é necessário atentar-se a outros sintomas, como:

  • Inchaço
  • Rigidez muscular
  • Vermelhidão e calor
  • Instabilidade ou fraqueza
  • Incapacidade para endireitar ou esticar o joelho totalmente.

Não deixe de procurar um especialista caso exista a presença desses sintomas no seu joelho ou se o problema estiver progredindo.

A acupuntura é um tratamento eficaz para osteoartrite ou artrose do joelho.

Acupuntura para artrose no joelho

Por meio da análise de 14 ensaios clínicos em 3.835 pacientes, estudiosos concluíram que a acupuntura é o tratamento mais eficaz para osteoartrite ou artrose do joelho, superando métodos convencionais.

As pesquisas afirmam que a acupuntura não só oferece um alívio consideravelmente maior para a dor da artrose do que o tratamento médico e fisioterapêutico tradicional, mas também uma melhora significativa da mobilidade da articulação do joelho.

Massagem como complemento da acupuntura no joelho

Podendo ser usada como procedimento complementar, as massagens também podem auxiliar a acupuntura no tratamento para dor no joelho.

Agindo junto com o aumento no fluxo sanguíneo estimulado pela acupuntura, a massagem é eficaz principalmente no período de recuperação de outros procedimentos, já que libera os músculos e ligamentos em torno do joelho.

Ela pode tratar qualquer tipo de dor na região, já que existe uma grande variedade de técnicas utilizadas em diferentes tipos de doença.

O seu médico também pode te indicar algumas técnicas de automassagem para que você consiga obter um melhor resultado e continuar tratando a sua dor sem precisar sair de casa.

 

Clinica Hong Jin Pai Sao Paulo e1621991307344

RUA SAINT HILAIRE 96 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP

Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica

Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.

Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 / RQE: 67991 | Médico Fisiatra e Neurofisiologista. Formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Residência Médica em Fisiatria e Neurofisiologia Clínica (Eletroneuromiografia, Aplicação de Toxina Botulínica tipo A) pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professor Colaborador do Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa (CEIMEC). Título de Especialista em Acupuntura pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Deixe o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.