CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Terapia por Ondas de Choque em São Paulo

Considerada uma das mais recentes tecnologias empregadas no tratamento contra a dor causada por inflamações crônicas dos tendões, músculos e calcificações ósseas.

Agende pelo WhatsApp uma avaliação

drmarcus

Dr. Marcus Yu Bin Pai

Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP.
CRM 158074 / RQE 65523, 65524

Médico formado pela Santa Casa de São Paulo, com Residência Médica em Medicina Física e Reabilitação (Fisiatria) pela Universidade de São Paulo. Doutorando em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, no Departamento de Neurologia. Especialização em Acupuntura Médica pelo Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa (CEIMEC), e Área de Atuação em Dor pela Universidade de São Paulo. Diretor do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Membro da Câmara Técnica de Acupuntura do CREMESP. Secretário do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED).

Agende Sua Consulta

Atendemos na região dos Jardins em São Paulo, em uma ampla clínica com 20 salas de atendimento individuais.

Ligue para a Clínica das 07:00 às 21:00 de segunda a sexta, ou escreva um e-mail que responderemos em até 24 horas.
Horário de Atendimento
Seg. a Sex. 07h00 às 21h00
Sábados. 07h00 às 12h00
clinica dr hong jin pai al jau 687
As ondas de choque são utilizadas para reduzir a inflamação, reduzir o tecido fibrótico e estimular a cicatrização dos tecidos.

Como funciona a Terapia por Ondas de Choque?

Esta terapia funciona sem o uso de radiação ou medicamentos, estimulando o processo de autocura natural do corpo. 

Seus efeitos mecânicos se devem às grandes pressões e energia acústica, capazes de agir mecanicamente nas interfaces das diferentes estruturas que atravessam, e nas áreas focais, onde se podem concentrar.

Seus efeitos biológicos vêm sendo pesquisados nos últimos anos. Brevemente, os mais importantes incluem os efeitos vasculares, sobre a inervação, efeitos celulares, e bioquímicos.

Tratamento por Ondas de Choque - Como funciona? O que trata? VÍDEO EXPLICATIVO

Perguntas frequentes sobre o Tratamento por Ondas de Choque

O que é a Terapia por Ondas de Choque?

Terapia por ondas de choque extracorpóreas é um método não-invasivo de tratar algumas lesões de tecidos moles. Ela tem sido usada na Alemanha e outras partes do mundo desde a década de 1990.

A ESWT evoluiu da litotripsia extracorpórea por ondas de choque (LECO), onde as ondas de choque são usadas para quebrar pedras nos rins. Na ESWT, níveis de energia mais baixos são usados em condições ortopédicas e dores na Medicina Esportiva, Fisiatria e Ortopedia, para acionar mecanismos de reparação do próprio indivíduo.

Como as ondas de choque tratam uma lesão?

Com base no conhecimento atual, acredita-se que as ondas de choque:
  • Estimulem os nervos de transmissão de dor. Isto leva a uma redução imediata na dor e sensibilidade.
  • Acionem o mecanismo de reparo do corpo. Uma das manifestações do presente é a gradual formação de novos vasos sanguíneos na área alvo. Como resultado, o alívio da dor e recuperação é sentido progressivamente pelos pacientes durante os próximos 3 a 6 meses.

Como a terapia é realizada?

A terapia por ondas de choque é um procedimento ambulatorial na nossa clínica. Uma sonda é colocada sobre a pele após um gel é aplicado para ajudar a conduzir as ondas de choque. Terapia por ondas de choque de baixa energia é realizada geralmente sem anestesia. A terapia é mais bem-sucedida com a participação ativa do paciente onde o paciente informa o médico se a sonda está sob a área de dor.

Existem efeitos adversos?

As ondas de choque podem ser minimamente dolorosas, mas, no geral, são bem toleráveis. Os níveis de energia das ondas de choque são geralmente aumentadas progressivamente, e ajustados aos níveis de tolerância de dor do indivíduo. Raramente, contusões menores podem se desenvolver, mas isto é transitório e inofensivo.

As ondas de choque podem ser um substituto para cirurgias?

Terapia por ondas de choque é um tratamento não invasivo que pode ajudar a evitar cirurgias para patologias mais leves. Resposta ao tratamento pode variar Como qualquer tratamento médico, infelizmente o sucesso não pode ser garantido.

A terapia por ondas de choque pode ajudar nas minhas dores?

A maioria dos pacientes com dor crônica já foram submetidos a vários tipos de tratamentos, e nem sempre resultam em melhora. Novas evidências mostraram que a terapia por ondas de choque ajudou até 80% de pacientes em algumas dores crônicas comuns, como epicondilite lateral, fascíte plantar, e dores no ombro.

O que é uma “onda de choque”?

Uma “onda de choque” é uma onda acústica pulsada que entrega uma súbita alta pressão para uma área-alvo, seguida de uma pressão negativa. ‘Extracorporal’ significa que a onda de choque é entregue de fora do corpo.

O que o tratamento envolve?

O curso do tratamento envolve geralmente de 3 a 5 sessões ambulatoriais semanais. Antes de cada sessão, evite refeições pesadas. Use roupas que permitirão que a exposição fácil da área lesada. Informe o seu médico de suas condições médicas ou gravidez. Durante cada sessão, você será posicionado confortavelmente em uma mesa de exame. Cerca de 2000 impulsos de ondas de choque serão então aplicadas na região a ser tratada, e você poderá sentir uma sensação de “pancada” interna que acompanha cada onda de choque. Você pode retomar suas atividades diárias normais imediatamente após cada tratamento.

O que sentirei após a sessão?

Se você experimentar desconforto após o tratamento por ondas de choque, poderá fazer uso de analgésicos (como dipirona e paracetamol), mas como regra geral, deve evitar o uso de medicamentos anti-inflamatórios (como aspirina e ibuprofeno) e crioterapia (terapia por gelo), pois estes podem teoricamente interferir com o processo de cura do corpo estimulado pelo tratamento.

Por que eu deveria realizar ESWT?

A terapia por ondas de choque é oferecida aos pacientes com tendinopatia de Aquiles e fasceíte plantar, além de outras tendinopatias e condições musculoesqueléticas, que não responderam adequadamente aos tratamentos conservadores, tais como fisioterapia, repouso, injeção de esteroides, terapia de gelo e analgésicos. É um tratamento minimamente invasivo que é realizado em ambulatório, o que significa que você não precisa passar a noite no hospital e vai para casa a no mesmo dia. ESWT pode oferecer alívio da dor e outros sintomas.

Quais cuidados devo tomar após uma sessão?

Você será capaz de retornar a suas atividades habituais e pode retornar ao trabalho imediatamente. No entanto, aconselha-se a não realizar qualquer atividade extenuante, provocando dor, ou exercícios de alto impacto até 48 horas após o procedimento.  

Quais são as contra-indicações para o tratamento?

Você não deve ter ESWT se você:
  • Estiver gestante
  • Estiver tomando medicamentos anti agregantes plaquetários (por exemplo, aspirina ou clopidigrel) ou anticoagulantes (tais como varfarina)
  • Tem um distúrbio de coagulação do sangue
  • Foi sido diagnosticado com câncer nos ossos
  • Tem um marcapasso ou outro aparelho cardíaco
  • Tem uma infecção no local a ser tratado
Seu médico discutirá os benefícios e riscos do procedimento com você em mais detalhes – por favor avise se você tiver dúvidas ou quiser mais informações.

Quais são as indicações mais comuns?

A indicação mais comum para ESWT é fascite plantar (esporão). Outras indicações incluem a epicondilite lateral (cotovelo de tenista) e epicondilite medial (cotovelo do golfista), tendinite patelar (joelho do saltador), tendinite supra-espinhal (ocorrendo no ombro) e tendinopatia do tendão de Aquiles (dor onde o tendão de Aquiles se anexa à parte traseira do calcanhar). Outras indicações comuns atualmente incluem o tratamento e inativação de pontos gatilhos da Síndrome Dolorosa Miofascial.

Quando se nota melhora?

Há pacientes que notam melhora muito cedo, e de uma sessão para a próxima já referem-se melhor. No entanto, uma vez que, como indicado anteriormente, a melhora através de um mecanismo biológico de reparação, às vezes, pode demorar algumas semanas para se notar a eficiência máxima do tratamento.

Quem irá realizar o procedimento?

A terapia será realizada por um médico especialista em reabilitação e dor, com certificação nacional e internacional para a aplicação da terapia por ondas de choque. Apesar do procedimento ser novo na clínica, o tratamento já é bem estabelecido, e tem sido utilizado há décadas na Europa e nos Estados Unidos.

Sentirei dor durante o tratamento?

A maioria dos pacientes relatam uma leve dor tolerável durante o procedimento. O seu médico perguntará quanta dor você está sentindo durante o tratamento, e vamos tentar ajustar a intensidade do tratamento para ajudar a gerenciar isso. A dor irá melhorar no final de seu procedimento.