Beta 30 é o nome comercial de uma apresentação injetável de betametasona, um corticosteroide sintético de alta potência anti-inflamatória. Trata-se de uma suspensão injetável que combina duas formas de ésteres de betametasona para proporcionar alívio rápido e prolongado: cada ampola de 1 mL contém 5 mg de betametasona na forma de dipropionato (ação prolongada) e 2 mg de betametasona na forma de fosfato dissódico (ação de início rápido).
Essa formulação, conhecida como BetaTrinta (Beta 30), é fornecida em embalagens com ampolas de 1 mL e se destina ao uso adulto e adolescentes acima de 15 anos.
As vias de administração incluem injeção intramuscular profunda (mais comum para efeito sistêmico), além de possíveis aplicações intra-articulares, periarticulares, intralesionais e em tecidos moles, conforme indicação médica.
Como o Beta 30 funciona?
Diminui Resposta Inflamatoria
Modulam a resposta inflamatória por meio da ligação a receptores glicocorticoides, alterando a expressão genética e reduzindo a síntese de mediadores inflamatórios como prostaglandinas e leucotrienos.
Bloqueia Fosfolipase A2
Impedem a liberação do ácido araquidônico das membranas celulares lesionadas, resultando em menor dor, edema e infiltrado inflamatório.
Ação direta no Tecido Nervoso
Além do efeito anti-inflamatório, corticoides possuem ações diretas sobre o tecido nervoso, reduzindo a hiperexcitabilidade neuronal e a transmissão exagerada de sinais dolorosos.
Reduz Inflamação e Inchaço local
Em condições como hérnias de disco, a betametasona diminui a inflamação e o inchaço local, aliviando a compressão e irritação das raízes nervosas, com melhora significativa da dor radicular (ex.: ciática).
Aplicações e Usos do Beta 30 para Dor na Coluna
-
01.Lombalgia aguda e crônica
Dores na região lombar que podem ou não estar acompanhadas de componente inflamatório. Em lombalgias comuns de origem muscular ou degenerativa, corticoides não são de primeira linha, mas podem ser usados em crises inflamatórias agudas, especialmente se houver ciatalgia associada. -
02.Ciática e dor radicular
Quadro de dor irradiada para os membros inferiores (no trajeto do nervo ciático) ou superiores, geralmente causado por compressão de raízes nervosas (como em hérnia de disco lombar ou cervical). Nesses casos, a injeção de corticoide no espaço peridural (injeção epidural) ou peri-radicular é uma terapia frequente para reduzir a inflamação ao redor da raiz nervosa e aliviar a dor radicular. -
03.Hérnia de disco intervertebral
Quando fragmentos do disco comprimem nervos e geram reação inflamatória local, o uso de corticoide (oral ou injetável) pode aliviar a “radiculite química” resultante. Embora não faça a hérnia regredir fisicamente, reduz o inchaço e a dor, podendo melhorar a mobilidade do paciente temporariamente. -
04.Espondilite anquilosante e outras espondiloartrites
São doenças inflamatórias sistêmicas que afetam a coluna (por exemplo, a espondilite anquilosante causa inflamação das articulações sacroilíacas e coluna, com dor lombar crônica). Nessas doenças, corticoides sistêmicos podem ser usados em curto prazo para controlar surtos de dor inflamatória, embora a terapia de longo prazo normalmente dependa de medicamentos específicos (como anti-TNF). -
05.Osteoartrite facetária e outras artropatias da coluna
– Alterações degenerativas nas pequenas articulações entre as vértebras (facetas articulares) podem gerar dor axial localizada. Infiltrações facetárias com corticoide e anestésico local são às vezes realizadas para alívio temporário da dor em artrose avançada da coluna. -
06.Outras condições dolorosas
O Beta 30 também aparece indicado em condições como bursite (por exemplo, bursite trocantérica ou isquiática, que podem referir dor à região lombar ou glútea), dor coccígea (coccidínia), torcicolo e síndromes miofasciais intensas. Nesses contextos, a injeção local ou sistêmica de betametasona atua reduzindo a inflamação dos tecidos moles envolvidos (músculos, ligamentos, bursas), ajudando a reverter o quadro agudo de dor.
Formas de Aplicação do Beta 30
Os corticoides, como o Beta 30, podem ser aplicados de diferentes maneiras dependendo do tipo e da localização da dor, incluindo injeções peridurais para dor radicular grave, injeções periarticulares ou intralesionais para dores localizadas, e aplicações intramusculares para dores difusas, proporcionando um alívio efetivo e adaptado às necessidades clínicas específicas.
Periarticular ou Intralesional
Injeção localizada em músculos ou articulações inflamadas, eficaz em dores pontuais.
Intramuscular Sistêmica
Aplicação glútea, recomendada para dores difusas na coluna, proporcionando alívio generalizado.
Como usar Beta 30 para dor na coluna (Caráter Informativo)
O uso de Beta 30 leva em consideração a idade do paciente e a doença que o medicamento irá tratar.
Sendo assim, cada fórmula apresenta uma maneira distinta quanto ao uso:
Pomada, creme, solução tópica ou loção
O uso deve ser feito sob aplicação na pele, em uma pequena quantidade, na área afetada. A posologia indicada é de 1 a 2 vezes ao dia em crianças maiores de 1 ano e em adultos, num período de no máximo 4 semanas.
Comprimidos
Devem ser tomados via oral, com doses que vão de 0,25 mg a 8 mg/dia em adultos, com dose máxima de 8 mg/dia.Já em crianças, a dose de comprimido indicada vai de 0,017 mg até 0,25 mg/kg de peso corporal.
Beta 30 injetável
Deve ser aplicada apenas pelo médico ou enfermeiro que possuam experiência com injetáveis. Com relação às doses, dependem exclusivamente do efeito da medicação e da gravidade de cada caso.
Efeitos Adversos do Uso Constante de Beta 30
Alterações Metabólicas e Glicêmicas
Corticoides elevam glicose no sangue, favorecendo ganho de peso, retenção de líquidos, hipertensão e podendo agravar ou induzir diabetes, exigindo ajuste de medicamentos em diabéticos.
Síndrome de Cushing Iatrogênica
O uso prolongado pode causar redistribuição de gordura (face de lua cheia, giba), estrias roxas, acne e fragilidade da pele, típicos da síndrome de Cushing induzida por medicamentos.
Supressão do Eixo Adrenal
Doses prolongadas podem inibir a produção natural de cortisol, resultando em insuficiência adrenal quando o medicamento é retirado abruptamente.
Efeitos Osteomusculares
Podem causar fraqueza muscular (miopatia), osteopenia, osteoporose e risco aumentado de fraturas, especialmente com uso contínuo ou infiltrações repetidas.
Imunossupressão e Infecções
Aumentam a suscetibilidade a infecções e atrasam a cicatrização de feridas; infecções locais graves podem ocorrer se não houver técnica asséptica rigorosa.
Complicações Gastrointestinais
Podem provocar gastrite e úlceras, especialmente se usados com anti-inflamatórios não esteroidais. Risco maior em idosos e sem proteção gástrica.
Reações Locais nas Injeções
Atrofia da pele ou gordura subcutânea, manchas na pele e rubor facial transitório são efeitos locais possíveis após infiltrações ou aplicações epidurais.
Acúmulo Sistêmico com Uso Repetido
Infiltrações frequentes podem gerar carga sistêmica significativa, aumentando riscos de osteoporose, catarata, glaucoma, e desequilíbrio metabólico.
Quem não pode usar Beta 30
Beta 30 não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, a não ser nos casos de indicação médica.
Por sua vez, pessoas com infecção sistêmica ou ativa ou que apresentam alergia aos componentes da fórmula também não devem usar o medicamento.
Dessa forma, Beta 30 também não deve ser usada para crianças menores de 1 ano e a injeção não pode ser aplicada no músculo de pacientes com púrpura trombocitopênica idiopática, por exemplo.
Por fim, portadores da colite ulcerativa também não podem fazer uso da medicação, já que ela aumenta os riscos de perfuração iminente, diverticulite, úlcera péptica, insuficiência renal, osteoporose, pressão alta e miastenia.
Interação com outros medicamentos
Beta 30 interfere no efeito de alguns medicamentos como: fenitoína, fenobarbital, efedrina, rifampicina, estrógenos, anfotericina B, anti-inflamatórios não esteroidais, ácido acetilsalicílico, hipoglicemiantes orais e glicocorticóides.
Daí, a importância de comunicar ao médico todos os medicamentos que você está tomando, antes de começar um tratamento com o medicamento.
Portanto, conclui-se que Beta 30 é um medicamento potente e pode ser bem útil para tratar problemas na coluna, com orientação e prescrição médica.
Beta 30 serve para dor na coluna: Perguntas Frequentes
Para que serve a injeção de Beta 30?
Beta 30 age em várias doenças das glândulas, ossos e músculos; do colágeno; doenças da pele e alérgicas; dos olhos; respiratórias; do sangue; em mucosas e outras doenças sensíveis ao tratamento com corticoides (substâncias usadas como anti-inflamatórios).
Quais são os efeitos colaterais da Beta 30?
Os efeitos mais comuns do uso de Beta 30 são Coceira, Aumento da pressão, Dor muscular, Perda de massa magra, Fraturas vertebrais;Osteoporose; Inchaço no abdômen; Inflamação do pâncreas e Esofagite.
O que é betametasona e para que serve?
É um medicamento indicado para o tratamento de problemas decorrentes de alergias, inflamações ou distúrbios reumáticos.
Qual a contraindicação da injeção Beta 30?
Beta 30 é contraindicada a todas as pessoas que apresentam algum grau de sensibilidade ou alergia a um dos componentes da fórmula.
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.