CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Corticoides: o que são e a para que servem?

Popularmente conhecidos, os corticoides são medicamentos sintéticos produzidos em laboratório que imitam hormônios esteroides, com potente ação anti-inflamatória, produzidos endogenamente pelas glândulas supra-renais.

Sua principal utilização é no tratamento de doenças relacionadas a inflamação, como asma, alergias, artrite reumatoide, lúpus, problemas dermatológicos, entre outros. No entanto, é necessária cautela em sua utilização, pois se utilizados de forma prolongada ou indevida, podem resultar em efeitos colaterais indesejados.

 

Síntese de hormônios

Os glicocorticoides são hormônios esteroides, produzidos no córtex da glândula adrenal, sintetizados a partir do colesterol, que apresentam como estrutura básica o ciclopentanoperidrofenantreno. Eles são produzidos de acordo com a necessidade do organismo, sob influência do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), através do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal.

O hipotálamo sintetiza o hormônio liberador de corticotrofina (CRH), induzindo a hipófise a secretar ACTH. A partir disso, o ACTH induz a zona fasciculata do córtex adrenal a sintetizar cortisona.

Durante o dia ocorrem cerca de 10 pulsos de secreção hipofisária de ACTH, e consequentes pulsos de cortisol, sendo que o pico ocorre das 6 às 8 da manhã.

A secreção média diária de cortisona é de 20 a 30 mg, o que equivale a 5-7,5 mg de prednisona, podendo chegar até 10 vezes mais em situações de stress.

A regulação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal é baseada em três mecanismos, que são: retroalimentação negativa de cortisol plasmático com inibibção da liberação hipotalâmica de CRH, ciclo circadiano e estresse, com consequente aumento da síntese de cortisol.

 

Mecanismo de ação

As moléculas de glicocorticoides entra nas células por difusão passiva e liga-se a um receptor citoplasmático próprio, que o leva até o núcleo, fazendo alterações diretas na transcrição de diversos genes vinculados à inflamação e imunidade. Também ocorre a inibição do fator nuclear NF-kB e do AP1 ¾ fatores essenciais na resposta inflamatória.

Com isso, tem-se uma diminuição das moléculas pró-inflamatórias, como interleucinas, proteases e fatores de adesão, inibição da COX 2, aumento das anexinas 1 e 2 e consequente inibição da fosfolipase A2 e redução da síntese de prostaglandinas e leucotrienos.

Os glicocorticoides também agem através de um complexo glicocorticoide-receptor que se liga a regiões promotoras de alguns genes, induzindo a produção de proteínas anti-inflamatórias, como lipocortina-1 e lkB.

 

Classificação

Os glicocorticoides são classificados de acordo com a duração de sua ação. São eles:

De ação curta: suprimem ACTH de 8 a 12 horas. São exemplos a cortisona e a hidrocortisona.

­- De ação intermediária: suprimem ACTH de 12 a 36 horas. São exemplos a prednisona, prednisolona e metilprednisolona.

– De ação longa: suprimem ACTH de 36 a 72 horas. São exemplos a dexametasona e a betametasona.

 

Indicações de corticóides

Os corticoides são drogas que conseguem modular processo inflamatórios e imunológicos. Por isso, são extremamente uteis no tratamento de diversas doenças, principalmente as de fundo alérgico, inflamatório e autoimune.

São exemplos de doenças que podem ser tratadas com corticoides:

– Asma

– Esclerose múltipla

– DPOC

– Alergias

– Rinite alérgica

– Urticária

– Lúpus

Artrite reumatóide

– Linfoma

– Leucemia

– Mieloma múltiplo

Psoríase

– Sarcoidose

– Pioderma gangrenoso

– Eritodermia esfoliativa

– Síndrome de Steven Johnson

corticoides remedios

Efeitos adversos

Os efeitos colaterais causados pelo uso de corticoides são bastante frequentes e podem variar de leves a severos.

Alguns sintomas, como irritabilidade e insônia, podem aparecer mesmo com administrações curtas.

No entanto, na maioria dos casos os efeitos adversos são diretamente proporcionais à duração e frequência do tratamento.

 

Efeitos adversos reumatológicos:

Estudos indicam que mais de um terço dos indivíduos que fazem tratamento com corticoide entre 5 e 10 anos terá uma fratura por osteoporose. Isso porque ocorre a diminuição da atividade e do número de osteoblastos, e aumento da função dos osteoclastos. Também ocorre um hiperparatireoidismo secundário, a diminuição da absorção de cálcio no sistema gastrintestinal e o aumento da secreção de cálcio urinária, levando a uma reabsorção óssea.

Os ossos mais afetados, com consequente maior risco de fratura, são os com maior conteúdo trabecular, como costelas, corpos vertebrais e ossos pélvicos, sendo a fratura de quadril a mais grave provocada pela osteoporose.

 

Efeitos adversos gastrintestinais:

A intolerância gástrica é um sintoma frequente em usuários de corticoides, mesmo por curtos períodos de tratamento.

Seu uso concomitante com outras drogas como anti-inflamatórios não esteroidais (AINES) e anticoagulantes aumentam o risco de sangramentos digestivos.

 

Efeitos adversos cardiológicos:

A terapia com corticoides pode causar hipertensão arterial. Também pode ocorrer o aumento de colesterol total, LDL, VLDL e triglicerídeos, com aumento paralelo de HDL.

O uso de corticoides também pode ocasionar alterações na capacidade de fibrinólise, determinando maior incidência de complicações tromboembólicas.

A administração em forma de pulso dessa classe de medicamentos pode causar transtornos de ordem cardiovascular, como arritmias atriais e ventriculares, isquemia miocárdica e parada cardíaca.

 

Efeitos adversos dermatológicos:

Uso excessivo de corticoides inibe os fibroblastos, levando a perda de colágeno e tecido conjuntivo com diminuição da reepitelização e da angiogênese, com consequente diminuição da espessura da pele, atrofia e telangiectasias, ocasionando fácil formação de equimoses, estrias e má cicatrização das feridas

Por conta da hipersecreção de hormônios andrógenos suprarrenais, pode ocorrer hirsutismo.

 

Efeitos adversos oftalmológicos:

O uso de corticoides está associado ao aparecimento de catarata subcapsular posterior.

Crianças tem maior tendência ao aparecimento do quadro, com doses e tempos de administração menores do que os adultos.

O uso crônico dessa classe de medicação também pode ocasionar glaucoma.

 

Efeitos adversos hematológicos:

O uso de corticoides aumenta o número de leucócitos polimorfonucleares intravasculares e reduz o número de linfócitos, monócitos e eosinófilos circulantes.

Por ser um potente anti-inflamatório, diminuindo a migração de células como monócitos e linfócitos para o local de lesão, a administração crônica pode levar ao aumento da suscetibilidade a infecções.

 

Outros efeitos adversos:

A administração de corticoides também pode ocasionar fraqueza muscular, ganho de peso, polidipsia e poliúria, cálculos renais, entre outros.

Uso na gravidez e amamentação

Os glicocorticoides são drogas seguras para uso na gravidez (categoria C), com baixo potencial teratogênico. Com exceção ao primeiro trimestre de gravidez, quando há um aumento no risco do aparecimento de fenda palatina.

Assim como o uso de qualquer medicação nesse período, é necessário que o prescritor avalie se o benefício é superior ao risco.

 

Outras informações relevantes

– Deve-se sempre utilizar os corticoides na menor dose e período possíveis. Considera-se uma dose baixa a administração de 5 a 10 mg diários de prednisona.

– É recomendado a aplicação de dose única pela manhã, reduzindo os efeitos adversos oriundos da supressão do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal.

– A via mais indicada para o tratamento com essa classe de medicamento é a via oral. No entanto, em alguns casos, como em patologias dermatológicas e respiratórias, é possível lançar mão da administração tópica.

Pulsoterapia

A pulsoterapia de glicocorticoides consiste em administrar altas doses do fármaco em um curto período. O objetivo dessa terapia é deter de forma rápida um quadro progressivo, evitar o uso prolongado de corticoides orais e aumentar o período de remissão da doença.

O efeito adverso que necessita de maior atenção durante o procedimento de pulsoterapia é o aumento da pressão arterial.

Dentre os diversos corticoides, as drogas mais administradas nesse tipo de terapia são a metilprednisolona e a dexametasona. As duas possuem baixo efeito mineralocorticoide e alta potência.

Não existe dose padronizada, mas habitualmente utiliza-se 500 a 1000 mg de metilprednisolona e 100 a 200 mg de dexametasona por pulso diário, que costuma ocorrer de 3 a 5 pulsos em dias contínuos, com repetição mensal caso haja necessidade. Também existem outros esquemas, com doses menores e administração em dias alternados.

clinica dr hong jin pai al jau 687

AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP

Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica

Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.

Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica

Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP

TRATAMENTO DE DOR FISIOTERAPIA CLINICA HONG JIN PAI

Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP

Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.

O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.

Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.

Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.

As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.

CONSULTA
1
Somos um centro de excelência no tratamento da dor crônica e entendemos como a dor contínua pode afetar todos os aspectos da sua vida.
DIAGNÓSTICO
2
Nós entendemos sua dor e sabemos que uma intervenção bem-sucedida começa com uma avaliação completa e um diagnóstico preciso.
PLANO DE TRATAMENTO
3
Nossa equipe de especialistas pode fornecer uma ampla gama de tratamentos e terapias para ajudá-lo a voltar a viver com qualidade.
RECEPCAO CLINICA HONG JIN PAI
  • 01.Tratamento conservador de dor

    Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica.
  • 02.Excelência em um só lugar

    A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor.
  • 03.Tratamento individualizado

    Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Como é o tratamento inicial?
Em nossa clínica, focamos em tratamentos não cirúrgicos. Para a maioria dos casos, iniciamos um tratamento minimamente invasivo com acupuntura médica + fisioterapia. A duração do tratamento, para dores crônicas, pode ser de pelo menos 1 a 3 meses. Assim como outros tratamentos conservadores (como terapias e exercícios), o sucesso no tratamento depende não apenas da equipe médica, mas também da persistência do paciente em seguir a frequência e o tratamento adequado. Em alguns casos, podemos realizar outros tratamentos para dor, como ondas de choque, toxina botulínica e infiltrações.
Vocês atendem convênio?

Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.

O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.

Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.

O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).

Quais são as terapias físicas para o tratamento da dor crônica?
Estudos mostram que a fisioterapia e exercícios pode atrasar ou mesmo evitar a necessidade de cirurgia. Em alguns casos, pode aliviar a causa raiz da dor de longo prazo, portanto, medicamentos ou cirurgias não são mais necessários. Na Clínica Dr. Hong Jin Pai, oferecemos uma ampla gama de terapias físicas para tratar a dor de longo prazo e diminuir a necessidade de medicação ou cirurgia.
Quais tratamentos para dor são oferecidos?
Oferecemos uma variedade das melhores e mais confiáveis tratamentos não cirúrgicos, desde acupuntura e fisioterapia em um estágio inicial, assim como procedimentos como dry needling, infiltração de pontos gatilhos, toxina botulínica para dor, tratamento por ondas de choque e bloqueios anestésicos. Somos inovadores em nossa abordagem ao tratamento da dor. Entendemos o efeito que a dor crônica pode ter em todos os aspectos da sua vida e adaptamos nossos pacotes de tratamento para atender você. Como parte do seu pacote multidisciplinar de controle da dor, combinaremos os melhores tratamentos terapêuticos e direcionados para fornecer o equilíbrio certo para você.

Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.

Al. Jaú 687 – São Paulo – SP

Atendimento de segunda a sábado.

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925 | Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura. Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Monitor do curso do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de medicina Chinesa.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.