AVISO: NOVO LOCAL DE ATENDIMENTO - Rua Saint Hilaire 96 (a 5 minutos da clínica antiga), de segunda a sábado. Maiores informações, entrar em contato via WhatsApp

Tratado Contemporâneo de Acupuntura e Moxibustão

Sobre o livro

Nesse livro encontram-se armazenados anos de experiência em MTC/Acupuntura do Dr. Liu Gong Wang, que dedicadamente formou milhares de estudantes tanto chineses quanto de outros países.

Ele vem para complementar os dois volumes igualmente traduzidos do original chinês, para a língua portuguesa, pelo Dr. Hong Jin Pai e equipe, que durante três anos foi objeto de minuciosa, cuidadosa e exaustiva revisão, e versam sobre Pontos e Meridianos e Técnicas de Manipulação.



INTRODUÇÃO

Esta obra compõe o Tratado Contemporâneo de Acupuntura e Moxibustão, reunindo em um só volume os dois últimos daquela obra.

Foi escrita por diversos médicos acupunturistas chineses, entre eles o Dr. Liu Gong Wang, que compilou estes escritos e deu a eles a forma de um livro de fundamental importância para os médicos que exercem esta especialidade, o que pode justificar eventuais divergências na elaboração de alguns conceitos da Medicina Tradicional Chinesa.

Os dois primeiros volumes desta obra foram editadas pela Editora Roca. Agora, o CEIMEC (Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa) assume a edição conjunta destes dois últimos volumes, a qual integra um projeto de lançamentos de obras da especialidade.

A tradução do inglês foi feita pelos médicos que compõem a equipe de professores do CEIMEC: Carlos Roberto Babá, Célia Yunes Portiolli Faelli, Esmeralda Suda, João Arthur Ferreira, João Carlos Pereira Gomes, Jorge Kioshi Hosomi, Li Yan Pai, Lin Chen Hau, Ling Tung Yang, Motomu Aracava, Pam Wen Lung, Peng Ming Huang, Ricardo Morad Bassetto, Ricardo Yukiharu Yamamoto, Samuel Abramavicus, Sérgio Manoel R. Rolemberg LEssa, Telma Regina Mariotto Zakka, Vera Shirley S. Carvalho e Wu Tu Hsing. Após traduzido, o texto foi cotejado com o original em chinês, tarefa que ficou sob minha responsabilidade.

Esta edição busca ser fidedigna ao mencionado Tratado, ficando ressalvadas as variações que possam gerar divergências aceitáveis no concernente seja à interpretação, seja à tradução da língua chinesa.

A primeira parte, correspondente ao volume “Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa” do Tratado não discorre sobre métodos usados no passado, que já caíram em desuso. O mesmo vale para alguns capítulos sobre o tratamento de doenças do volume “Diagnóstico e Tratamento”.

Ao editar o Tratado, o Prof. Dr. Liu tinha como objetivo mostrar o mais completo dos conhecimentos da área de Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa até aquela época. Em 2002, com a autorização e comum acordo com o autor, fui orientado a realizar todas as atualizações necessárias ao quadro da Acupuntura no Brasil, onde é considerada especialidade médica. Ademais, com o avanço do conhecimento médico, temos hoje em dia condições de fornecer melhores opções de tratamento, mais seguras e eficazes, de modo a aliviar o sofrimento do paciente. Isso foi o bastante para a exclusão, na presente edição, dos capítulos sobre o tratamento de infecções.

No que concerne a um dos capítulos dedicado aos conceitos para a seleção de pontos de Acupuntura com base na diferenciação sindrômica, ele não foi traduzido, por entender-se que na segunda parte do livro “Diagnóstico e Tratamento” os próprios autores já fizeram a justificativa em relação às doenças específicas citadas nos respectivos capítulos.

Dessa maneira, este tópico está programado para ser lançado em breve, em um novo livro que ampliará e aprofundará o conteúdo abordado, integrando-o inclusive aos conceitos da Medicina Ocidental. A finalidade é propiciar ao médico a associação de seu conhecimento, fazendo um diagnóstico mais preciso e elaborado e fornecendo ferramentas para um tratamento adequado e eficaz.

Dr. Hong Jin Pai

PREFÁCIO DA EDIÇÃO EM INGLÊS

A edição em inglês de Fundamentos de Acupuntura & Moxibustão finalmente é publicada após oito anos de esforços. Este livro incorpora a experiência adquirida através de anos de treinamento de centenas de médicos e estudantes que vieram à China para estudar acupuntura e moxibustão.

As teorias básicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) foram integralmente introduzidas neste trabalho, cuidadosamente compilado tendo em vista as dificuldades encontradas por estudantes sem formação cultural oriental, visando atender às suas demandas.

Considerando que as teorias da MTC priorizam a forma de pensamento lógico na tradição, todo o esforço no processo de compilação deste livro foi no sentido de conferir-lhe uma apresentação clara, incorporando figuras, tabelas e textos, e a exposição programada das teorias da MTC, na expectativa de uma compreensão mais fácil. Todos os tradutores envolvidos são bem versados em MTC e em inglês para assegurar que a versão deste idioma seja verdadeira, expressiva e atrativa.

O manuscrito em inglês desta obra foi parcialmente modificada por um americano, Sr. Lawrence Park, para adaptá-la ao gosto dos leitores ocidentais. Como editores-chefes, sinceramente desejamos que este trabalho seja sempre proveitoso para o leitor, e útil ao ensino e à pesquisa científica da acupuntura e da moxibustão. Igualmente esperamos que nossos amigos e especialistas em MTC nos obsequiem com correções

LIU GONG WANG & AKIRA HYODO

Tian Jin, 1994.

AUTORES

EDITOR

DR. LIU GONG WANG

Diretor do Departamento de Medicina Tradicional Chinesa da Universidade de Medicina de Tien Jing, China

Co-edição, tradução e atualização da edição brasileira

DR. HONG JIN PAI

Pós-graduado em MTC-Acupuntura. Formado no Curso de Aperfeiçoamento para Professores de MTC-Acupuntura na Faculdade de MTC de Beijing (China). Médico colaborador do Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Docente do Curso de Especialização em Acupuntura do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP e Coordenador dos Cursos de Especialização em Acupuntura do Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa

Organização da tradução

DRA. CÉLIA YUNES PORTIOLLI FAELLI

Tradução e Revisão

DR. HONG JIN PAI
DR. CARLOS ROBERTO BABÁ
DRA. CÉLIA YUNES PORTIOLLI FAELLI
DRA. ESMERALDA SUDA
DR. JOÃO CARLOS PEREIRA GOMES
DR. RICARDO MORAR BASSETTO
DR. SÉRGIO MANOEL R. ROLEMBERG LESSA
DRA. VERA SHIRLEY CARVALHO