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Controlar o stress para reduzir dor no pescoço e nas costas

As demandas da vida cotidiana criam stress, e apesar de algum nível stress não ser ruim, muito stress pode causar problemas de saúde. A maioria das pessoas ligam o stress o alta pressão sanguínea, ataques do coração ou infarto. Mas você sabia que dor no pescoço e nas costas, insônia e ganho de peso podem também estar relacionados a stress ? Além disso, stress pode fazer dores já existentes nas costas ainda piores.

Resumindo: é uma boa ideia manter o stress sobre controle caso queira prevenir (ou lidar com) sua dor nas costas!

Stress e dor nas costas

sindrome do ombro doloroso

Pressões financeiras, longas semanas de trabalho, e problemas médicos são típicos exemplos de produtores do stress e ansiedades comuns do dia a dia. Stress prolongado pode se tornar crônico, resultando em musculatura tensa e as vezes dolorosa nas costas ou pescoço. O stress pode, inclusive, ser algumas vezes responsável por essas dores.


5 dicas pra administração de stress

Essas dicas podem lhe dar uma ajuda para administrar o stress e aliviar dores no pescoço e nas costas.

1.Cheque esses sinais vitais.

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  • Faça checkups médicos com frequência

  • Converse com seu médico sobre stress. Algumas vezes, efeitos colaterais de medicamentos (comprados sem receita), produtos homeopáticos ou outros suplementos podem causar inquietação, insônia, ansiedade e sensações de stress.

  • Se a dor no pescoço ou nas costas for severa, seu médico pode sugerir fisioterapia. Fisioterapia combina alívio de dor e um tratamento não-invasivo com exercícios terapêuticos, correção de postura e mecânicas corporais preventivas.

  • Considere terapia de conversa com um conselheiro de stress, psicólogo ou grupo de apoio.

2. Mexa-se!

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  • Algumas posições de yoga e movimentos de relaxamento ajudam a reduzir o stress e alonga os músculos. Viniyoga é uma técnica que utiliza respiração e movimentação juntos para manter uma tranquilidade de corpo e mente. Diferente das outras formas de yoga, os movimentos de viniyoga são menos precisos e adaptados para as condições físicas específicas de cada pessoa. Fale com seu médico sobre tentar yoga ou outras formas de alongamento para diminuir o stress e a dor nas costas.

  • A combinação de natação com sauna ou banhos de vapor podem ajudar a aliviar a dor causada por stress.

  • Faça caminhadas em intervalos ou no horário de almoço para aumentar a circulação do sangue e reduzir o stress.

3. Aprenda a relaxar.

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  • Faça pausas de 5 minutos colocando os pés para cima.

  • Compressas de água quente e gelada podem ajudar a aliviar a dor nas costas ou pescoço relacionadas a stress. Enrole, individualmente, uma compressa de água quente e outra de água fria em toalhas. Aplique a compressa de água fria por 10 minutos e então a de água quente por 5 minutos. Alterne várias vezes.

  • Massagem e aromaterapia são tratamentos de SPA para aliviar o stress que você pode fazer em casa. Peça a um amigo ou parceiro para massagear seu pescoço dolorido e suas costas gentilmente. Óleos de massagem aromática contendo eucalipto podem ajudar a diminuir a dor muscular.

  • Tente meditação ou visualização guiada para diminuir o stress. Algumas práticas de meditação focam na respiração e acalmam uma mente atarefada. Técnicas de visualização guiada algumas vezes combinam imagens com exercícios de respiração para reduzir o stress.

4. Controle as pequenas coisas da vida

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  • Divida os problemas em tarefas menores, mais fáceis de resolver e foque em resolver esses aspectos primeiro ao invés de querer resolver o problema todo de uma vez.

  • Aprenda seus limites e diga “não” para compromissos onerosos.

5. Coma e Beba pela Vida

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  • Faça as refeições serem menos stressantes. Escolha alimentos saudáveis, coma devagar e saboreie cada mordida. Esteja ciente de quanto você come e bebe.

  • Café, refrigerantes de cola e outras bebidas fazem pouco para reduzir o stress ou promover uma noite de sono tranquila. Evite vinho tinto a noite pois o mesmo pode dificultar deitar e conseguir dormir por toda noite. Uma boa noite de sono ou uma soneca à tarde pode ajudar a diminuir stress.

Lembre-se: Lidar com seu stress é bom pras suas costas.

Você pode não conseguir controlar todos os fatores stressantes na sua vida, mas não deixe as demandas da sua vida cotidiana interferirem na sua saúde. Incorpore no seu cotidiano exercícios, técnicas de relaxamento e alimentação saudável para domar o stress e prevenir dores no pescoço ou nas costas.

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