Índice do Artigo
Como evitar bolhas nos pés.
Quer evitar bolhas nos pés? Então saiba como elas se formam. Conheça as causas. É melhor furar ou esperar? Saiba o que fazer, como cuidar e como evitar.
Tem muita coisa desagradável e dolorida por aí, mas poucas se comparam ao desconforto causado pelas bolhas nos pés. Quando surgem é motivo de dor e incômodo. Você sabe o que provoca estas bolhas?
[su_spacer]
Bolhas nos pés – De onde vêm?
As bolhas nos pés são velhas conhecidas dos atletas, dos peregrinos e daqueles que se aventuram por aí a caminhar longas distâncias. Na verdade, elas ocorrem como um tipo de reação de nossa pele.
Na maioria das vezes o problema é causado pelo atrito com o sapato, com a meia ou até mesmo com o chão. Mas existem outros fatores causadores de bolhas nos pés. Continue lendo, pois falaremos destas outras causas mais abaixo.
[su_spacer]
[su_spacer]
[su_spacer]
[su_spacer]
[su_spacer]
[su_spacer]
Bolha nos pés pelo atrito.
Devido ao atrito por tempo prolongado, a epiderme (parte mais externa da pele) se solta da derme, formando um vão, um espaço que se enche de um líquido, vindo dos vasos sanguíneos da derme. E assim surge a tão falada “bolha”.
Acabar com ela, não é muito fácil. Portanto é bom evitar. Mas, se ela já tiver aparecido em seu pé, o ideal é fazer um curativo para protegê-la e não mexer muito. Estourar a danadinha? Cuidado! A menos que seja com muita cautela. Te explico mais a frente como proceder.
O tratamento ideal é interromper a caminhada, o treino ou corrida. Evitar os sapatos fechados para que o machucado não fique apertado, sem oxigênio e passe a infeccionar. E daí esperar a cicatrização.
Com o tempo a bolha estoura, a pele se regenera e a casca cai naturalmente, sem sua ajuda. O problema é ter que andar de chinelos e ter que esperar acontecer tudo isto.
Mesmo que você esteja disposto a esperar que seu corpo resolva naturalmente o problema, alguns cuidados são necessários.
[su_spacer]
Bolhas nos pés – Cuidados enquanto espera…
1- Lave bem o local afetado usando água e sabão, fazendo espuma sem esfregar com força. Não use panos ou buchas. A região estando sempre limpa evita inflamar.
2- O melhor a fazer é ficar de repouso, pelo menos até a bolha estourar.
3- Use óleo ou vaselina e cubra. Isto diminui a dor e reduz o atrito caso tenha que calçar sapatos.
4- Não retire a pele da bolha. Mesmo que venha a furar e saia toda a água. A pele é uma proteção natural.
5- Use um curativo de gaze com um pouco de vaselina líquida. Ou aplique um curativo especial para bolhas. É um tipo de curativo à base de hidrocolóides, feito especificamente para este fim. Troque diariamente.
[su_spacer]
Bolhas nos pés – Não posso esperar!
Para curar-se sozinha uma bolha leva em média 4 dias. Não é todo mundo que tem este tempo. Quando se trata de desportista, por exemplo, fica difícil permanecer este período de repouso, sem treinar.
Neste caso, esvazie a bolha. Mas, atenção! Este procedimento não pode ser feito em pessoas diabéticas ou com varizes. Além disso, é preciso estar consciente de que este ato aumenta o risco de infecção.
Veja como proceder:
1- Para furar a bolha utilize uma agulha esterilizada. Dê preferência às agulhas descartáveis. Àquelas que são compradas na farmácia.
2- Depois de furar deixe o líquido escorrer sem forçar a pele, empurrar ou espremer.
3- Preserve a pele da bolha. Não a remova. Ela protege o ferimento dando suporte à nova pele que se formará.
4- Faça um curativo com gaze e esparadrapo, use um band-aid ou compre um curativo próprio para bolhas na farmácia. Troque todos os dias.
5- Evite sapatos que apertem ou atritem o machucado.
[su_spacer]
Como evitar bolhas nos pés
Tratar de bolhas nos pés, realmente dá trabalho. Isso sem falar na dor e no incômodo de não poder caminhar, correr ou calçar sapatos. É terrível e chato. Por isto, o ideal é não deixar que elas apareçam.
Vamos descobrir como evitar o aparecimento das tão temíveis bolhas nos pés?
- Use sempre calçados perfeitamente adequados ao tamanho de seus pés. O sapato ou tênis não devem estar nem apertados nem largos. Não caia naquele papo de vendedor: – “Leva este porque cede”. Nem sempre. Muitas vezes você fica sofrendo com aquele calçado esperando afrouxar e a única coisa que ganha com isso é uma tremenda bolha.
- Se o tênis for para caminhar, para correr ou treinar, evite os que possuem muitos alinhavos e costuras internas.
- As meias devem estar bem justas. Pule fora das que ficam escorregando. Não use meias úmidas. Quer saber quais são as melhores? – São aquelas chamadas de “segunda pele”.
- Mantenha os pés sempre secos. O próprio suor de seu corpo é responsável por aumentar o risco de surgirem bolhas. A umidade é aliada número um delas. “Elas conversam e se adoram”. Portanto, use pós antissépticos ou talcos feitos especialmente para os pés.
- Durante uma corrida ou exercícios físicos, ao se refrescar, nunca deixe molhar os pés. Imagine só! Você suado da atividade e com os pés molhados dentro do tênis. O atrito é certo e a bolha também.
- Se for caminhar ou correr ou treinar, proteja os calcanhares e laterais dos dedos. São as partes mais sensíveis ao aparecimento de bolhas. Você pode usar esparadrapo comum, mas saiba que existem produtos específicos para isto. Estão à venda em qualquer farmácia.
- Outra boa opção para impedir o surgimento de bolhas é aplicar vaselina nos locais onde os calçados atritam os pés.
- A forma como você pisa também pode ser um fator de risco para aparecimento do problema. Procure um médico e verifique sua pisada. Ele verá se há necessidade de usar por exemplo, uma planilha ortopédica.
Fique atento. Caso a região em torno da bolha apresente inchaço, vermelhidão pus ou sangue, consulte um médico. Estes sinais são sintomas de agravamento e infecção. E talvez você necessite tomar antibióticos. Neste caso só um profissional da saúde pode receitar o medicamento certo.
[su_spacer]
Outros fatores e doenças causadores de Bolhas nos pés.
Não é somente o atrito que é o responsável. Existem outros fatores que desencadeiam este problema. Descubra aqui os outros “culpados” das bolhas nos pés.
– As queimaduras tanto por excesso de frio quanto por calor.
– As micoses que são um tipo de infecção por fungos.
– Disidrose – doenças que se manifesta com o surgimento de bolhas nos pés, nas mãos e muita coceira.
– Joanetes ou formato dos pés -Tem pessoas que tem joanetes ou pés com formato que provocam maior atrito entre a pele e os calçados. Isto as torna mais propensas ao aparecimento de bolhas nos pés.
Bolhas nos pés podem ser evitadas. Você viu que existem muitas maneiras de fazê-lo. Você conhece algum outro jeito? Compartilhe conosco.
[su_spacer]