AVISO: NOVO LOCAL DE ATENDIMENTO - Rua Saint Hilaire 96 (a 5 minutos da clínica antiga), de segunda a sábado. Maiores informações, entrar em contato via WhatsApp

Especialista dá dicas para combater as dores nas costas – O Livre

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que oito em cada 10 pessoas no mundo – ou seja, 80% da população mundial – terão dores nas costas ao longo da vida. A maior parte das lombalgias, como são chamadas as dores nas costas, são inespecíficas, ou seja, não possuem uma causa única exata. No entanto, elas também podem ser causadas por condições como a hérnia de disco, a artrite reumatoide, as tendinites e outros quadros de saúde.

“Deste total de 80% da população a sofrer com dores nas costas, de 10 a 30% apresentam lombalgia ou ciatalgia devido a hérnia de disco”, explica o Dr. Marcus Yu Bin Pai, médico especialista em dor e acupuntura, colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. “A dor pode chegar a ser incapacitante, no entanto, após algumas semanas ou meses de tratamento não cirúrgico a maioria das pessoas apresenta melhora da lesão e alívio das dores”, ressalta o especialista.

Mas, afinal, seja por quadros como a hérnia de disco, seja no caso de lombalgias inespecíficas, como é possível combater as dores nas costas e retomar a qualidade de vida? Veja algumas dicas fornecidas pelo Dr. Marcus e saiba como se livrar deste incômodo!

Como se livrar das dores nas costas?

“Procure manter-se sempre em movimento. Dessa forma, músculos e articulações permanecem saudáveis e fortes, reduzindo as dores lombares”, afirma Dr. Marcus. Com a musculatura firme, a postura torna-se também mais firme, ajudando a manter a coluna ereta e no lugar.

Outro cuidado necessário, segundo o especialista, é com o ambiente de trabalho. “Observe a ergonomia da sua mesa de trabalho. Muitas vezes ficamos horas e mais horas sentados sem perceber que estamos com uma postura inadequada”, alerta.

Segundo o médico, as costas devem sempre estar alinhadas ao encosto da cadeira, e as pernas apoiadas firmemente no chão, sem cruzar. Os braços e punhos também precisam de apoio adequado, para que a região do ombro não seja sobrecarregada.

Como anda sua postura? Você sabe, de fato, como está sua coluna? O médico deixa mais uma dica interessante. “Observe sua postura no espelho. Muitas vezes não percebemos pequenos desalinhamentos ou exageros nas posturas que fazemos ao usar o celular, por exemplo.”

uso do celular também merece atenção: você sabia que, dependendo da inclinação e da postura durante o uso de aparelhos como tablets e smartphones, o peso da cabeça em relação ao pescoço pode chegar a 27 quilos? Isso sobrecarrega toda a estrutura e pode causar graves danos à coluna, portanto, fique atento.

E, por último, uma dica essencial e que faz toda a diferença na retomada da postura ideal e no relaxamento das costas. “Faça alongamentos”, orienta o Dr. Marcus. “Muitos estudos mostram que o alongamento é até mais eficaz do que remédios para alívio de dores na coluna”, finaliza o especialista.