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10 erros comuns antes e durante a corrida

A corrida está virando o exercício queridinho de muitas pessoas, quem não curte fazer exercício muito pesado, levantar peso, fazer abdominal, natação, entre outros está optando pela corrida. Esse é um ótimo exercício, trabalha o corpo todo, deixa o atleta bem-disposto, animado e com a saúde em dia. Mas é preciso tomar alguns cuidados para não cometer erro.

A corrida parece um exercício simples, mas não é bem assim, existem alguns cuidados que você precisa ter, por isso resolvemos mostrar aqui 10 erros muito comuns que as pessoas cometem durante e antes da corrida.

Assim você vai aprender o que não fazer e vai começar a fazer certo. Uma corrida errada pode prejudicar muito, principalmente sua coluna, então fique de olho para não errar.

Largar em ritmo muito forte

Esse é um erro comum dos iniciantes, você não precisa correr como se alguém estivesse te perseguindo, você não está fugindo de nada, está se exercitando, por isso não precisa correr em um ritmo muito forte, isso pode causar problemas graves, seu joelho pode sofrer muito com isso, a coluna também e até os pés. O ritmo muito forte na corrida pode causar um acúmulo de ácido lático e acidose, ele gera fadiga precoce no corredor.

Além de ter esses problemas sua corrida vai durar bem menos do que você estava planejando, por isso mantenha um bom ritmo, comece devagar, quase andando, depois aumente um pouco a velocidade e mantenha. Você também pode fazer tiros, correr mais rápido e depois bem mais devagar, um tempo depois dê mais um tiro e assim por diante.

Não descansar o suficiente

Para fazer uma boa corrida você precisa estar descansado, ter um dia longo e cansativo e depois sair para correr não é uma boa ideia. O mais indicado é descansar um pouco, se recuperar do dia cansativo e depois sair para correr. Se você faz sua corrida pela manhã é importante ter uma boa noite de sono, se você se sente incomodado e não tem boas noites de sono sua corrida não vai ser bem aproveitada, por isso descanse bem.

Isso também vale para as pessoas que vão participar de corridas e maratonas, uma boa noite de sono e descanso é essencial para fazer uma boa corrida.

Fazer uma longa corrida com um tênis novo

Tanto a roupa como o tênis pode influenciar muito na sua corrida, quando o tênis é novo é ainda mais preocupante, isso porque o tênis é a chave principal da sua corrida, se você usa um calçado ruim a chance de cansar mais rápido e sentir dores é muito maior. Sei que você quer muito estrear seu tênis novo, mas deixe para fazer isso em pequenas corridas ou mesmo para sair e ir na padaria. Dessa forma você vai sentir melhor o tênis e já vai amaciar.

Com a roupa é a mesma coisa, existe vestimenta especial para dar o maior conforto ao esportista, você precisa usar as roupas novas em corridas menores e de pouco tempo para adaptar e não se sentir incomodado.

Começar a corrida desidratado

Durante o tempo que você corre é interessante beber um pouco de água, pelo menos para molhar a boca, mas é mais importante ainda começar o exercício bem hidratado.

Fazer uma corrida, mesmo que seja curta, sem estar hidratado pode ser um grande problema, hidrate-se bastante durante o dia. Se você corre na parte da noite, se corre pela manhã, não deixe de beber água ou tomar um suco natural antes de correr, você não precisa tomar muito, mas não pode estar desidratado. É importante se manter hidratado o tempo todo, independente se vai correr ou não.

Aquecimento muito longo

O aquecimento é muito importante, assim como o alongamento, mas fazer um aquecimento muito longe é um grande erro que alguns corredores comentem. Você não precisa se exercitar durante o aquecimento, o exercício que vai fazer é a corrida. Se fizer um aquecimento muito longo já vai ficar sem energia para a corrida, um aquecimento de dez minutos já é o suficiente.

Testar suplemento antes de correr

Como já falamos, usar uma roupa nova ou um tênis novo para fazer um corrida longa não é ideal, e testar suplementos ou alimentos diferente antes da corrida também não é uma boa ideia. Você não sabe como o seu corpo vai reagir durante a corrida depois que tomar o suplemento, nossa dica nesse caso é ingerir o suplemento, vitamina ou qualquer outro alimento diferente e fazer uma corrida mais leve e menor no dia.

Dessa forma você não corre o risco de passar mal ou sofrer por não estar adaptado. Muitos corredores já tiveram casos de vômito e diarreia depois de ingerir produtos e foram fazer treinos intensos e muito longos. O indicado é testar em treinos leves e rápidos para não correr o risco de passar mal.

 

Não seguir o educativo de corrida

Você sabia que existe um educativo de corrida? Ele é muito importante e você precisa conhecer, o educativo ensina muita coisa e pode te ajudar a evitar lesões, ele mostra como deve fazer os alongamentos antes do treino.

E também mostra que a corrida deve ser diferente em alguns períodos do ano, por exemplo, no verão o calor é mais intenso e você pode ficar cansado e exausto mais rápido, no inverno, é necessário ter muita atenção para aquecer o corpo e evitar contusões mais graves.

O educativo é o ciclo da corrida fragmentada, ele vai ajudar e estimular toda parte motora. Você irá realizar os movimentos certos e com qualidade.

Cuidado com o exagero

O exagero nunca é bom, você não pode exagerar e correr por longas distâncias, não pode exagerar e correr todos os dias sem descanso, não pode exagerar em muitas coisas. O indicado é manter um equilíbrio bom, o ritmo forte pode ser prejudicial e você precisa regular para não ter problemas futuros.

Crie uma boa rotina de treino e não ultrapasse essa rotina, ter ajuda de um educador físico também é importante, correr na rua não quer dizer que você não terá acompanhamento.

Piso errado

Você pode fazer sua corrida em vários lugares, na esteira – um local comum que muita gente faz, por achar mais fácil, em asfalto, concreto, terra batida, grama, areia, pista de atletismo, entre outros. É preciso ficar atento no calçado que você usa, alguns calçados não são indicados para determinado piso.

Mas não é só isso, o piso errado pode atrapalhar muito o seu desenvolvimento, cada um desses que citamos tem suas vantagens e as desvantagens.

Se você pode escolher o local que vai correr o mais indicado é optar por um piso que seja menos agressivo, principalmente se está começando agora.

Postura errada

A postura errada na corrida também é um erro muito comum e um dos piores que você pode cometer, é essencial saber correr de maneira correta. Se você cometer erros posturais pode sentir cansaço mais rápido e até mesmo gerar lesões graves. Tenha muita atenção no seu tronco, a pisada correta pode ajudar muito a manter uma postura mais adequada.

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