AVISO: Informamos que devido ao COVID-19, estamos fechados temporariamente a princípio até o dia 07/04. Para maiores informações, favor entrar em contato via WhatsApp

Acupuntura na Síndrome do Intestino Irritável

O que é a Síndrome do Intestino Irritável?

acupuntura para sindrome do intestino irritavel

Síndrome do Intestino Irritável: Dores abdominais

Síndrome do intestino irritável é uma doença crônica de causa desconhecida, que se manifesta através de dor abdominal e alteração dos hábitos intestinais.

Os sintomas acima não resultam de quaisquer alterações orgânicas ou bioquímicas. Estima-se que essas disfunções do trato gastrointestinal ocorram em 10% das pessoas.

Devido a causa primária não ter sido determinada, o tratamento tradicional se concentra em aliviar os sintomas e, portanto, tem uma eficácia limitada. É por isso que os pacientes que procuram ajuda recorrem a métodos não-tradicionais de terapia.

Como a Acupuntura pode ajudar na Síndrome do Intestino Irritável?

o que e sindrome do intestino irritavel e como acupuntura ajuda

Aprenda mais sobre a Síndrome do Intestino Irritável

A medicina chinesa, que se concentra em grande medida nas recomendações dietéticas, terapia à base de ervas, e que reconhece fatores emocionais como uma importante causa de doenças tem muito a oferecer aos pacientes que sofrem de síndrome do intestino irritável.

Um dos métodos de tratamento é a acupuntura, que vem se tornando cada vez mais popular.

Aprenda mais sobre alguns dos efeitos gerais da Acupuntura e como ela pode te ajudar.

Evidências científicas da Acupuntura na Síndrome do Intestino Irritável

Até pouco tempo algumas pesquisas realizadas na área levaram a conclusões divergentes. Um relatório publicado em 2012 por pesquisadores da Cochrane não trouxe conclusões definitivas, no entanto, os resultados das análises realizadas mostraram a eficácia da acupuntura com relação aos medicamentos químicos ou a falta de tratamento.

Enquanto isso, a mais recente meta-análise, realizada com rigor e publicada pelo World Journal of Gastroenterology em fevereiro de 2014 incluiu 6 estudos randomizados, estudos clínicos controlados por placebo, que obteve mais de 3 pontos na escala de Jadad, o que mostra claramente que a acupuntura leva ao controle dos sintomas de intestino irritável, o que é estatisticamente significativo e clinicamente importante. Vale a pena mencionar que dois dos estudos incluídos eram dos EUA e da Grã-Bretanha, e um do Canadá e China.

Estudo de revisão sistemática publicado pela World Journal of Gastroenterology em 2014 concluiu que a acupuntura tem efeito importante no controle dos sintomas da Síndrome do Intestino Irritável

Várias hipóteses foram testadas ao mesmo tempo em busca de ferramentas que tragam um efeito positivo da acupuntura em distúrbios funcionais do trato gastrointestinal. Pesquisadores de Hong Kong na experiência com o uso de ressonância magnética funcional provaram que aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável ocorre através da modulação da via serotonina na ínsula, bem como a influência sobre o humor e o córtex cerebral através da via ascendente nos núcleos de tálamo.

Aprenda mais sobre a Acupuntura. Veja perguntas frequentes (FAQ) que recebemos.

Como a Acupuntura age no tratamento desta Síndrome?

aprenda sobre acupuntura na sindrome do intestino irritavel

Anatomia do Intestino

Num estudo realizado com animais, verificou-se uma influência significativa da acupuntura relacionada nos níveis de neuropeptídeo no tálamo e somatostatina no tecido do intestino. Um outro estudo mostrou que a eletroacupuntura diminui a expressão de Fos no núcleo dorsal de rafe, ponto posterior da medula espinal e do epitélio intestinal, e expressão da serotonina no tronco cerebral e na medula espinal, o que confirma o papel da serotonina de forma positiva a reação dos pacientes com síndrome do intestino irritável à acupuntura.

A moxabustão também pode ajudar no tratamento do Intestino Irritável

moxabustao sindrome do intestino irritavel

Estudos mostraram que a moxabustão pode ajudar no tratamento da Síndrome do Intestino Irritável

Em 2013, uma meta-análise foi publicada referente à moxabustão na Síndrome do Intestino Irritável, que incluiu 20 estudos clínicos randomizados e em um total de 1625 pacientes. Os resultados desta meta-análise mostram que moxabustão é benéfica para pessoas que sofrem de síndrome do intestino irritável, no entanto, os autores do estudo indicam que o risco é relativamente alto.

Por causa de uma alta utilidade clínica de moxabustão e sua popularidade nos países asiáticos, seus mecanismos que repercutem na dor visceral estão sendo pesquisados. Em testes com animais, comprovou-se que ajuda a reduzir a dor visceral crônica através da ativação do percurso de serotonina e a redução da concentração de serotonina no intestino.

Também foi comprovada que a moxabustão reduz a expressão do mRNA para corticoliberin – um hormônio que libera corticotropina no tálamo. Outro fenômeno estudado em animais, o que explica um efeito positivo da moxabustão sobre os sintomas da SII é a ativação de dinorfinas medulares e o sistema de nociceptina/orfanina FQ.

Conclusão

Como já foi mencionado no artigo sobre a legitimidade econômica da acupuntura, em caso de Síndrome do Intestino Irritável, a acupuntura como um método complementar de tratamento passa a ser economicamente justificada em pacientes com maior intensidade dos sintomas.


5 benefícios da Acupuntura para sua saúde.

Como a Acupuntura funciona?

1 Comente

Deixe o seu comentário.

Deixe o seu comentário

Send this to a friend