AVISO: NOVO LOCAL DE ATENDIMENTO - Rua Saint Hilaire 96 (a 5 minutos da clínica antiga), de segunda a sábado. Maiores informações, entrar em contato via WhatsApp

Estudo: Acupuntura para diminuir efeitos colaterais do câncer de mama

Estudo sugere que a acupuntura diminui os efeitos colaterais do tratamento do câncer de mama tanto quanto a terapia farmacológica convencional  

A acupuntura é igualmente efetiva e duradoura no controle dos efeitos colaterais debilitantes comuns—crises de calor, suor noturno e sudorese excessiva (sintomas vasomotores)—associados ao tratamento do câncer de mama. Além disso, é um tratamento sem efeitos colaterais, em comparação à terapia farmacológica convencional, segundo um estudo inovador apresentado no American Society for Therapeutic Radiology and Oncology’s 50th Annual Meeting, em Boston.

 


 

Os achados também mostram que o tratamento com acupuntura promoveu benefícios adicionais às pacientes com câncer de mama, tais como intensificação da sensação de bem-estar, mais energia e, em certos casos, aumento do impulso sexual, os quais não foram experimentados pelas pacientes que receberam tratamento farmacológico para as crises de calor.

“Nosso estudo mostra que médicos e pacientes contam com uma terapia adicional para algo que afeta a maioria das sobreviventes do câncer de mama e que realmente traz benefícios, em vez de mais efeitos colaterais. O efeito é mais duradouro que o de um fármaco comumente usado no tratamento destes sintomas vasomotores e, por fim, é mais custo-efetivo para as companhias de seguro”, explica Eleanor Walker, M.D., autora principal do estudo e radioncologista no Henry Ford Hospital Department of Radiation Oncology, em Detroit.

A diminuição das crises de calor foi mais duradoura nas pacientes com câncer de mama após a conclusão do tratamento de acupuntura, em comparação ao observado nas pacientes após a suspensão do plano de terapia farmacológica.

Um total de 80% das mulheres tratadas para câncer de mama sofrem crises de calor após o tratamento com quimioterápico e/ou hormônios anti-estrógeno, como Tamoxifeno e Arimidex. Embora a terapia de reposição hormonal seja usada tipicamente para aliviar estes sintomas, as pacientes de câncer de mama não podem receber essa terapia, que pode aumentar o risco de recidiva do câncer.

acupuntura mao sao paulo

Como uma alternativa ao tratamento, as pacientes em geral são tratadas com esteroides e/ou fármacos antidepressivos. Estes fármacos, porém, produzem efeitos colaterais adicionais, como ganho de peso, náusea, constipação e fadiga.

O antidepressivo venlafaxina (Effexor), um inibidor seletivo da recaptação de serotonina, é um dos fármacos mais comumente usados para tratar estas crises de calor. Entretanto, muitas mulheres decidem não optar por esse tratamento devido aos potenciais efeitos colaterais, incluindo diminuição da libido, insônia, tontura e náusea, ou simplesmente por não desejarem tomar mais medicação.

O estudo clínico randomizado comparou o tratamento de acupuntura ao uso de venlafixina por 12 semanas para descobrir se a acupuntura diminuía os sintomas vasomotores em pacientes com câncer de mama que recebiam terapia hormonal e produzia menos efeitos colaterais do que ovenlafixina.

O estudo envolveu 47 pacientes com câncer de mama tratadas com Tamoxifeno ou Arimidex, as quais sofriam pelo menos 14 crises de calor por semana.

 

Os resultados mostraram que a acupuntura diminui a incidência das crises de calor de modo tão efetivo quanto a venlafixina, sem produzir efeitos colaterais, além de proporcionar benefícios adicionais para a saúde das pacientes.

 

O trabalho é intitulado “Acupuncture for the Treatment of Vasomotor Symptoms in Breast Cancer Patients Receiving Hormone Suppression Treatment” [Acupuntura para tratamento de sintomas vasomotores em pacientes de câncer de mama sob tratamento de supressão hormonal”].


Referências Bibliográficas

Acupuncture for the Treatment of Vasomotor Symptoms in Breast Cancer Patients Receiving Hormone Suppression Treatment

Send this to a friend