AVISO: Atendimento de segunda a sábado. Agendamentos: (11) 3284-2513 ou WhatsApp

8o Congresso Interdisciplinar de Dor da USP

Entre os dias 04 a 07 de julho de 2018, será realizado o 8o CINDOR (Congresso Interdisciplinar de Dor) da Universidade de São Paulo, realizado pelo Centro de Dor do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

O evento será realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo – SP, e é aberto a profissionais da saúde de todas as áreas (tais como medicina, odontologia, medicina veterinária, fisioterapia, psicologia, farmácia, enfermagem, nutrição, fonoaudiologia, terapia ocupacional, dentre outras).

Em sua oitava edição, o CINDOR contará com ilustres convidados internacionais e nacionais, sendo um dos maiores eventos sobre dor no Brasil e na América Latina.

A comissão organizadora inclui os Prof. Dr. Daniel Ciampi de Andrade, Prof. Dr. Manoel Jacobsen Teixeira e Dra. Lin Tchia Yeng.

O Dr. Marcus Pai e Dr. Hong Pai são membros do Comitê Organizador – Acupuntura, e também apresentarão aulas e palestras para os convidados e palestrantes. Alguns dos principais temas em acupuntura abordados no congresso incluem:

  • Acupuntura na Medicina Esportiva
  • Últimas evidências sobre Acupuntura
  • Acupuntura e Cefaléias: Novas perspectivas
  • Fitoterapia e dores lombares em idosos

 

A programação do evento está disponível no site: cindor.com.br


 

O CINDOR nasceu há aproximadamente 17 anos da inquietude de um grupo de profissionais, professores, pesquisadores e colaboradores da USP. O grupo almejava desenvolver um evento bianual, dentro do território brasileiro, que divulgasse os avanços dentro do campo de conhecimento da dor em diferentes seguimentos no que tange a avaliação, a quantificação de resultados e de novas tecnologias farmacológicas ou não farmacológicas no tratamento das condições dolorosas. Chegamos a nossa oitava edição, com crescente número. Atualmente, o CINDOR tem sido reconhecido como o maior evento sobre dor do Brasil e da América Latina e se revelado um dos grandes momentos em que a comunidade médica e não-médica podem se reunir para assimilação de novos conhecimentos, trocar ideias e experiências clínicas, desenvolver projetos de pesquisa e divulgar atualizações para população brasileira e latino americana, bem como inovações e intercâmbio com a comunidade internacional.

Professor Dr. Manoel Jacobsen Teixeira
Fundador e presidente de honra do VIII CINDOR

 


 

Alguns dos convidados internacionais:

  • Dr. Eduardo Ibarra – Certificado pelas Academias: American Academy of Medicine, American Academy of Pain Management, American Academy of Anesthesiologist. Presidente da Asociación Puertorriqueña para el Estudio y el Tratamiento del Dolor

 

  • Dr. Clement Hamani – Graduado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1993) e doutorado em Neurofisiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1997). Experiente em Neurocirurgia, atua principalmente nos seguintes temas: epilepsia, neurocirurgia funcional, pilocarpina, picrotoxina e modelos animais. Realizou estágio na Universidade Illinois em Chicago seguida de residência médica em neurocirurgia na USP-SP. Atual Diretor de pesquisa do Centro de Neuromodulação do Sunnybrook Health Sciences em Toronto – Canadá, é professor associado de neurocirurgia da Universidade de Toronto, onde fez seu Pós-doutorado e atua nesta mesma instituição desde 2008. Livre docente pela USP e UNIFESP.

 

  • Dra. Emily Vertosick – Dra Emily trabalha como assistente de pesquisa bioestatística no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, com foco em pesquisas de câncer de próstata e pesquisas de acupuntura.

 

  • Dr. Didier Bouhassira – Dr Didier Bouhassira (MD, PhD) estudou neurologia e neurofisiologia em Paris. Desenvolveu estudos em ciências básicas e clínica de dor no Research at the National Institut for Health and Medical Research (INSERM), onde é seu atual Diretor de Pesquisa. Neurologista associado na Pain Clinic at Ambroise Paré hospital in Boulogne-Billancourt, diretor do Laboratório “Pathophysiology and Clinical Pharmacology of Pain” (INSERM U-987). Membro ativo de várias associações ou sociedades internacionais, é o atual presidente do French Pain Sociedty. É editor do European Journal of Pain, editor-associado para várias revistas científicas (incluindo a Pain), co-autor de mais de 160 artigos em periódicos e contribuiu em vários livros de farmacologia e fisiopatologia da dor.

 

  • Dr. Marcos Luís Montagnini – Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1986). Completou residencia medica em Clinica Medica e Medicina Física e Reabilitação pela Faculdade de Medicina da USP (1991), Clinica Medica – Boston University (1995), Geriatria – University of Michigan (1998). Assumiu em 2008 como Professor Assistente, Division of Geriatrics, Department of Medicine, Medical College of Wisconsin. Em 2005 recebeu o titulo de Professor Associado, Division of Geriatrics, Medical College of Wisconsin. Assumiu em 2007 como Professor Associado, Division of Geriatrics, Department of Medicine, University of Michigan. Recebeu o titulo de Professor of Medicine, Division of Geriatrics and Palliative Medicine, Department of Medicine, University of Michigan em 2013.

 

  • Dr. David Casarett – Chefe de Cuidados Paliativos da Divisão de Medicina Geral Interna da Duke University. Mudou-se da Universidade da Pensilvânia, onde foi Professor de Medicina e Diretor de Cuidados Paliativos. Seu trabalho centra-se na melhoria dos sistemas de atendimento para pessoas com doenças graves e potencialmente fatais. Autor de mais de 100 artigos em revistas científicas. Foi o ganhador do Prêmio Presidencial de Carreira Precoce para Cientistas e Engenheiros, a mais alta honraria concedida pelo governo dos EUA aos pesquisadores nos estágios iniciais de suas carreiras. Também é autor de três livros de não-ficção, sendo o mais recente “Stoned: A Doctor’s Case for Medical Marijuana.