CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Ondas de Choque para Tendinopatia do Tendão de Aquiles – Como Funciona

Breve descrição da tendinopatia do Aquiles

A tendinopatia do Aquiles é uma condição que afeta o tendão de Aquiles, localizado na parte posterior do tornozelo e responsável por conectar os músculos da panturrilha ao osso do calcanhar. Essa condição pode ser caracterizada por dor, inflamação e degeneração das fibras do tendão, levando a um espessamento e alargamento do tendão no local afetado.

Importância do tendão de Aquiles na mobilidade e equilíbrio da força muscular

O tendão de Aquiles é o tendão mais espesso e resistente do corpo humano, sendo fundamental para a mobilidade e equilíbrio da força muscular. Sua ação é primordial para o desprendimento do pé na marcha, para dar arrancada e força na corrida e no salto, além de absorver grande parte do impacto na fase de aterrissagem após o ato de saltar.

 

Lesões do tendão de Aquiles

Diferentes tipos de lesões incluem:

Tendinite de Aquiles

Uma lesão por sobrecarga do tendão de Aquiles, causada por tensão repetitiva ou intensa no tendão. Esta condição ocorre com maior frequência em corredores que aumentam a intensidade ou a duração de suas corridas de maneira repentina, e em pessoas de meia-idade que praticam esportes como tênis ou basquete apenas nos fins de semana.

Tendinose de Aquiles

Uma degeneração do tendão de Aquiles, caracterizada pela alteração na arquitetura do tendão e consequente espessamento, tornando o tendão mais largo e espesso no local degenerado. Esta condição é causada por microrrupturas nas fibras do tendão, devido a esforços repetitivos ao longo do tempo.

Calcificação do tendão de Aquiles

Também conhecida como esporão do tendão de Aquiles, é formada por uma alteração celular degenerativa das fibras do tendão. Esta condição é resultado da alternância entre inflamação, microrruptura e reparo local, levando à degeneração e calcificação local das fibras do tendão.

Causas de Tendinite no Aquiles

O sintoma característico da fascite plantar é uma dor forte, em facada, perto do calcanhar.

Tensão e/ou fraqueza dos músculos da panturrilha

Os músculos da panturrilha são responsáveis por flexionar o tornozelo e levantar o calcanhar. Se esses músculos estiverem tensos ou fracos, eles podem colocar mais estresse no tendão de Aquiles, aumentando o risco de lesão.

Rigidez do tornozelo

Um tornozelo rígido pode dificultar o movimento natural do tendão de Aquiles, o que também pode aumentar o risco de lesão.

Calçado inadequado

Calçados que não oferecem suporte adequado aos pés e tornozelos podem aumentar o risco de tendinite de Aquiles.

Sobrepeso

O excesso de peso coloca mais estresse nos tendões, aumentando o risco de lesão.

Sobreesforço físico ou mudanças na atividade esportiva

Começar um novo esporte ou aumentar a intensidade, ou duração dos treinos pode sobrecarregar o tendão de Aquiles, aumentando o risco de lesão.

Estrutura anatômica anormal do pé ou mecânica

Algumas pessoas podem ter uma estrutura anatômica do pé ou uma mecânica de marcha que aumenta o risco de tendinite de Aquiles.

Tratamento por Ondas de Choque 

A terapia por ondas de choque extracorpórea é um tratamento não invasivo que tem sido usado para tratar várias condições, incluindo tendinites crônicas.

O mecanismo de ação das ondas de choque em tendinites envolve a aplicação de ondas acústicas de alta energia nos tecidos afetados, o que promove o processo natural de cura do corpo e acelera a recuperação de articulações e tecidos lesionados, ao mesmo tempo que reduz a dor e o desconforto.

 

As ondas de choque são ondas acústicas que transportam alta energia para pontos dolorosos e tecidos musculoesqueléticos com dor subaguda, subcrônica e crônica. Essas ondas de choque podem ser focadas ou radiais. As ondas de choque focadas são direcionadas para uma área específica, enquanto as ondas radiais se espalham por uma área maior.

Quando as ondas de choque são aplicadas, elas interagem com o tecido, levando a uma série de mudanças, incluindo:

  • Liberação de fatores de crescimento
  • Indução de neovascularização (formação de novos vasos sanguíneos)

Estas mudanças promovem a cura e regeneração do tecido.

Além disso, a terapia por ondas de choque pode ajudar a aliviar a dor ao interromper as vias de dor no corpo.

No caso de tendinites crônicas, como a tendinopatia de Aquiles, o tratamento tem mostrado resultados promissores, como a diminuição da dor e a melhoria dos escores funcionais.

A terapia pode ser particularmente útil para pacientes que não responderam a outras formas de tratamento conservador.

No entanto, o número exato de sessões de ondas de choque necessárias pode variar dependendo da gravidade da condição e da resposta individual do paciente ao tratamento.

ondas de choque aquiles

Ondas de Choque para Tendinite de Aquiles

O Tratamento por Ondas de Choque utiliza ondas de pressão acústica para estimular a cura de tecidos moles como tendões. As ondas de choque são geradas externamente e direcionadas para a área da lesão no corpo.

Normalmente, o protocolo de tratamento inclui de 1 a 4 sessões espaçadas por 1 semana, utilizando de 1500 a 2500 impulsos por sessão a um nível de energia de 0,1 a 0,5 mJ/mm2.

Acredita-se que as Ondas de Choque proporcionem tanto alívio da dor a curto prazo quanto benefícios de cura a longo prazo, ao estimular o fluxo sanguíneo e promover uma resposta inflamatória no tendão.

Alguns pontos a considerar:

  • Ondas de Choque é uma alternativa não-invasiva e não cirúrgica para o tratamento de tendinites e outras lesões de tecidos moles.
  • Os efeitos colaterais são geralmente leves e transitórios, como dor local e vermelhidão.
  • A eficácia da Ondas de Choque varia conforme a gravidade da lesão e o protocolo de tratamento.

 

Ondas de Choque Radiais vs Focais

aparelho-ondas-de-choque-ems-dolorclast-sao-paulo

O tratamento por Ondas de Choque pode ser realizada usando ondas de choque focalizadas ou ondas de pressão radial.

O método de onda de choque focalizada utiliza um impulso muito focado para atingir áreas afetadas através de uma máquina de terapia por ondas de choque extracorpórea, enquanto as ondas de pressão radial são menos focadas e se espalham por uma área maior.

Ambos os métodos são procedimentos ambulatoriais, e vários tratamentos podem ser necessários para tratar condições específicas.

A terapia ajuda a estimular os processos de regeneração e reparo de tendões, músculos e outros tecidos moles, tornando-a uma opção de tratamento eficaz para várias condições musculoesqueléticas.

Como as Ondas de Choque atuam?

O mecanismo de ação das ondas de choque para tendinites pode ser explicado da seguinte forma:

Estimulação dos nervos de transmissão de dor

As ondas de choque estimulam os nervos de transmissão de dor, o que leva a uma redução imediata na dor e sensibilidade.

Estímulo do mecanismo de reparo do corpo

As ondas de choque acionam o mecanismo de reparo do corpo, promovendo a formação de novos vasos sanguíneos na área afetada. Isso melhora a circulação sanguínea local, promovendo a regeneração dos tecidos danificados e acelerando a cura.

Aumento da atividade celular

As ondas de choque estimulam as células envolvidas no processo de cicatrização, como fibroblastos e osteoblastos. Isso leva à produção de colágeno e regeneração dos tecidos, promovendo a recuperação da tendinite.

Redução da inflamação

As ondas de choque têm um efeito anti-inflamatório, reduzindo a inflamação na área afetada. Isso ajuda a aliviar a dor e a diminuir os sintomas associados à tendinite.

Quantas sessões são necessárias para tratar Tendinites?

tratamento por ondas de choque sao paulo

O número de sessões varia conforme a gravidade do quadro e a resposta do paciente ao tratamento. No entanto, as sessões são geralmente realizadas semanalmente, com duração de cerca de 15 a 20 minutos cada.

Em termos do número total de sessões, estudos sugerem que o alívio na dor e na funcionalidade pode se manter por um mínimo de 3 meses. Isso indica que uma série de sessões semanais ao longo de um período de cerca de 3 meses pode ser comum, mas o número exato pode variar. É importante ressaltar que o Tratamento por Ondas de Choque pode ser considerada antes da cirurgia caso outros tratamentos conservadores não surtam efeito.

É importante ressaltar que a terapia por ondas de choque é um tratamento complementar e deve ser realizada por profissionais qualificados. O número de sessões necessárias pode variar de acordo com a gravidade da tendinite e a resposta individual de cada paciente.
clinica dr hong jin pai al jau 687

AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP

Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica

Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.

Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica

Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP

TRATAMENTO DE DOR FISIOTERAPIA CLINICA HONG JIN PAI

Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP

Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.

O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.

Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.

Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.

As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.

CONSULTA
1
Somos um centro de excelência no tratamento da dor crônica e entendemos como a dor contínua pode afetar todos os aspectos da sua vida.
DIAGNÓSTICO
2
Nós entendemos sua dor e sabemos que uma intervenção bem-sucedida começa com uma avaliação completa e um diagnóstico preciso.
PLANO DE TRATAMENTO
3
Nossa equipe de especialistas pode fornecer uma ampla gama de tratamentos e terapias para ajudá-lo a voltar a viver com qualidade.
RECEPCAO CLINICA HONG JIN PAI
  • 01.Tratamento conservador de dor

    Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica.
  • 02.Excelência em um só lugar

    A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor.
  • 03.Tratamento individualizado

    Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Como é o tratamento inicial?
Em nossa clínica, focamos em tratamentos não cirúrgicos. Para a maioria dos casos, iniciamos um tratamento minimamente invasivo com acupuntura médica + fisioterapia. A duração do tratamento, para dores crônicas, pode ser de pelo menos 1 a 3 meses. Assim como outros tratamentos conservadores (como terapias e exercícios), o sucesso no tratamento depende não apenas da equipe médica, mas também da persistência do paciente em seguir a frequência e o tratamento adequado. Em alguns casos, podemos realizar outros tratamentos para dor, como ondas de choque, toxina botulínica e infiltrações.
Vocês atendem convênio?

Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.

O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.

Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.

O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).

Quais são as terapias físicas para o tratamento da dor crônica?
Estudos mostram que a fisioterapia e exercícios pode atrasar ou mesmo evitar a necessidade de cirurgia. Em alguns casos, pode aliviar a causa raiz da dor de longo prazo, portanto, medicamentos ou cirurgias não são mais necessários. Na Clínica Dr. Hong Jin Pai, oferecemos uma ampla gama de terapias físicas para tratar a dor de longo prazo e diminuir a necessidade de medicação ou cirurgia.
Quais tratamentos para dor são oferecidos?
Oferecemos uma variedade das melhores e mais confiáveis tratamentos não cirúrgicos, desde acupuntura e fisioterapia em um estágio inicial, assim como procedimentos como dry needling, infiltração de pontos gatilhos, toxina botulínica para dor, tratamento por ondas de choque e bloqueios anestésicos. Somos inovadores em nossa abordagem ao tratamento da dor. Entendemos o efeito que a dor crônica pode ter em todos os aspectos da sua vida e adaptamos nossos pacotes de tratamento para atender você. Como parte do seu pacote multidisciplinar de controle da dor, combinaremos os melhores tratamentos terapêuticos e direcionados para fornecer o equilíbrio certo para você.

Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.

Al. Jaú 687 – São Paulo – SP

Atendimento de segunda a sábado.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM-SP: 158074 / RQE: 65523 - 65524 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Área de Atuação em Dor pela AMB. Doutorado em Ciências pela USP. Pesquisador e Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do HC-FMUSP. Diretor de Marketing do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Integrante da Câmara Técnica de Acupuntura do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). Secretário do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED). Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira de Regeneração Tecidual (SBRET). Professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Dor da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Conselho Revisor - Medicina Física e Reabilitação da Journal of the Brazilian Medical Association (AMB).  

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.