CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

O Que Provoca Dor nos Ossos? – Saiba Quais Podem Ser as Causas

Você sabia que existem diversos fatores que podem provocar dor nos ossos?

Sim! Desde atividades do cotidiano até o deslocamento de células cancerígenas pelo corpo, diversas causas podem estar por trás do surgimento desse tipo de dor.

Ao identificar o problema, ou suspeitar dele, é necessário buscar ajuda e saber o que fazer para achar o tratamento ideal.

Continue a leitura e saiba o que provoca dor nos ossos e o que fazer em cada caso.

dor nos ossos

Traumas e Fraturas

As fraturas que ocorrem nos ossos são as principais causas da dor que atinge essas estruturas.

Esses traumas podem acontecer em decorrência de acidentes, quedas, fortes impactos no corpo e da prática excessiva ou inadequada de algum esporte.

Porém, nesses casos, é comum que também ocorra o surgimento de outros sintomas no local onde o osso foi fraturado, como inchaço, manchas ou hematomas e dificuldade para realizar movimentos com o membro do corpo atingido.

Aqui você pode saber mais sobre algumas características do edema ósseo, confira!

Como resolver o problema?

Às vezes, é possível que você frature um osso mesmo praticando uma simples atividade rotineira.

Então, caso esteja suspeitando de que sofreu uma fratura, procure um médico ortopedista para analisar a sua lesão e chegar a um diagnóstico preciso e adequado.

O grau da fatura pode variar entre baixo e elevado, e cada um deles precisa de um tipo diferente de tratamento.

Para os graus mais baixos, por exemplo, na maioria das vezes o mais indicado é fazer apenas repouso do membro lesionado.

Já nos níveis mais altos, o tratamento pode chegar a ser feito com imobilização do membro e uso de medicamentos para aliviar os sintomas.

Osteoporose

A osteoporose é uma doença muito conhecida e que afeta muitos brasileiros, principalmente aquelas pessoas que possuem escassez de cálcio e vitamina D.

A patologia ainda é um dos fatores que podem estar por trás da dor constante nas articulações ósseas, além de também causar fragilidade e aumentar os ricos da ocorrência de fratura nos ossos.

Além disso, analisando os fatores de risco para o desenvolvimento de osteoporose, é importante saber que ela é uma doença que ocorre com mais frequência em mulheres na menopausa e em idosos.

Algumas das causas mais comuns são o sedentarismo e a ingestão descontrolada de álcool.

Como resolver o problema?

Quando o médico suspeita que a causa da dor nos ossos relatada pelo paciente é a osteoporose, geralmente indica a realização de alguns exames. Alguns exemplos desses exames são: exames para medir a quantidade de vitamina D e cálcio no sangue e densitometria óssea para checar a situação dos ossos.

Dessa forma, o médico pode se basear nos resultados dos exames para iniciar o melhor tratamento para o paciente, de acordo com a gravidade da doença.

Os tratamentos podem envolver uma modificação nos hábitos alimentares, prática regular de atividades físicas ou o uso de suplementos de cálcio.

Câncer nos ossos

O câncer ósseo é um tumor que surge no tecido de um dos ossos do corpo e pode causar muita dor, inchaço e fragilidade dos ossos, que ficam mais vulneráveis às fraturas.

A dor nos ossos causada pela doença pode se intensificar com realização de atividades diárias que precisam de muitos movimentos, além de normalmente ser mais intensa no período da noite.

Como resolver o problema?

Para quem tem um tumor no osso, o melhor a ser feito é procurar um especialista, isso é, um clínico geral ou ortopedista.

Esse médicos devem indicar a realização de alguns exames de raio-x para fazer uma maior observação dos ossos e confirmar se existe a presença de um tumor.

Feito o diagnóstico, o médico irá dizer qual o melhor tratamento para o caso específico.

Metástases ósseas

A metástase é a capacidade que um tumor possui de se espalhar pelo resto do corpo, sendo motivo de surgimento de tumores em diversos órgãos e outras regiões corporais, umas das quais podemos citar, o osso.

Os sintomas da metástase óssea não se resumem apenas a dor que afeta essas estruturas, também podendo haver emagrecimento em curto período de tempo, cansaço em excesso, perda constantes do apetite e fraqueza no corpo.

Como resolver o problema?

Ao conseguir identificar a dor causada por metástase óssea, é importante procurar um médico oncologista para que ele possa indicar alguns exames e verificar a gravidade da doença.

Dessa forma, o especialista pode iniciar o tratamento mais adequado para o caso e conseguir parar o efeito de metástase do tumor, evitando que as células cancerígenas se espalhem óleo corpo.

Infecção dos ossos

A infecção que ocorre nos ossos, também chamada de osteomielite,  é uma condição que tem o potencial de gerar dor nos ossos de qualquer região do corpo.

Além desse sintoma, a osteomielite também pode causar febre alta, edemas e surgimento de vermelhidão na área doente.

Como resolver o problema?

Quando os sintomas que surgem em conjunto com a dor nos ossos começam a gerar a suspeita de osteomielite, o mais indicado é que a pessoa procure um hospital no menor período de tempo possível, já que a doença pode progredir e desenvolver complicações que, se não tratadas, podem chegar a necessitar da amputação do membro.

Dessa maneira, é bem mais fácil achar o tratamento adequado e ter resultados satisfatórios.

Conheça também os motivos pelos quais você deve espreguiçar todos os dias pela manhã!

Doença de Paget

A doença de Paget, também chamada de osteíte deformante, consiste em uma rara condição que atinge a região do fêmur, a pélvica, tíbia e clavícula, na maioria das vezes. 

O que ocorre na doença é a destruição do tecido ósseo, que depois de um tempo volta a ser formado, mas, com algumas deformidades que atrapalham seu funcionamento.

Essa deformação do osso pode deixá-lo mais frágil e causar alguns sintomas que variam de acordo com a região do corpo afetada.

Como resolver o problema?

Não existe um único tipo de tratamento para doença de Paget.

Dessa forma, o procedimento utilizado no tratamento vai depender da gravidade da lesão e dos sintomas.

Entre essas recomendações, o médico pode indicar o uso de remédios para alívio dos sintomas e sessões de fisioterapia.

Como pudemos ver, são diversas as causas para dor nos ossos, por isso, diante do sintoma, não deixe de procurar um médico de sua confiança para diagnóstico e tratamento.

Deixe o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.