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Você deve se espreguiçar toda manhã: Descubra porquê e como

Você costuma pular da cama de vez ou tem o hábito de dar aquela prazerosa espreguiçada antes de se levantar? Espreguiçar é mais importante do que você imagina. O ato faz bem e deveria ser um hábito de todos. 

O professor Carlos Ugrinowipsch da Universidade de São Paulo (USP), explica que “Quando ficamos em uma mesma postura por muito tempo, uma parte dos músculos se ressente, seja por estarem alongados ou contraídos”.

Por isso, um leve alongamento matinal é essencial. Espreguiçar ativa a circulação sanguínea nos músculos, diminui a tensão e prepara o corpo para começar o dia. 

Ao longo deste artigo você irá entender porque este é um hábito tão importante. Preparamos também algumas dicas para você que deseja incrementar este bom costume à sua rotina.

Segundo pesquisas, a cada cinco pessoas, uma sofre com problemas de atraso. Você é uma delas? Geralmente, quem acorda atrasado ou mesmo em cima da hora, levanta desesperado, na correria. 

Contudo, diferente da nossa mente, o nosso corpo precisa de tempo para despertar, e esse pulo da cama pela manhã pode produzir uma série de consequências. 

Para garantir que o seu corpo comece o dia bem preparado para suas atividades, cheio de energia e deposição, o segredo é tirar tempo para espreguiçar. 

Aproveite os dez minutos da soneca para isso. Nos primeiros minutinhos, deixe o seu corpo acordar, e aproveite o restante do tempo espreguiçando-se. Chega de usar o botão soneca para ter tempo extra de sono, crie hábitos mais saudáveis. 

Se espreguiçar após uma noite de sono é uma resposta ao corpo querendo despertar e uma forma de prepará-lo para os movimentos que precisará fazer ao longo do dia. Nada melhor para espantar a preguiça. 

Além disso, estivar os braços, as pernas, as costas e o pescoço estimulará uma deliciosa sensação de prazer, que muitas vezes vem acompanhada de uma boa bocejada. Você sentirá que está começando o dia com o pé direito, como dizem por aí, e é realmente isso. Espreguiçar-se pela manhã irá produzir uma série de benefícios que te acompanharão ao longo de todo o restando do seu dia.

Faça desse um hábito rotineiro.

Também devemos espreguiçar ao longo do dia?

Poucas coisas são tão naturais e prazerosas quanto uma boa espreguiçada. Até mesmo os animais têm esse hábito, você provavelmente já deve ter assistido a uma boa espreguiçada de um gato ou um cachorro quando se levantam. É instintivo! Nós é que muitas vezes, por pressa ou puro esquecimento, deixamos de dar aquela esticada nas articulações. 

Se é gostoso e faz bem assim ao corpo, por que não espreguiçar também ao longo do dia?

Faça desse um hábito rotineiro e repita ao longo do dia, em especial depois de passar algum tempo em uma mesma posição. 

Já está comprovado, alongar-se faz com que o organismo libere substâncias importantes para o bem-estar, dentre elas endorfina e serotonina, produzindo relaxamento, alívio de dores e melhorando a disposição.

Por que espreguiçar

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Se você chegou até aqui, já deve até estar com vontade de se espreguiçar. É um hábito verdadeiramente prazeroso. Contudo, gostaríamos ainda de te apresentar em maior profundidade os benefícios desse alongamento.

Acorda o cérebro

Ao dar aquela espreguiçada pela manhã os músculos são esticados e a circulação sanguínea estimulada, o que acaba servindo de alerta para o cérebro. Por isso, você tem a sensação de maior disposição após espreguiçar, mesmo naquela manhã mais preguiçosa, quando tudo o que você menos quer é enfrentar o seu dia de trabalho. 

É fato, você sempre se sentirá melhor e mais disposto depois de dar aquela espreguiçada. 

Sensação de prazer e bem-estar 

Espreguiçar leva a liberação de diversos hormônios relacionados ao prazer, os maiores exemplos são sem dúvidas os já citados, endorfina e serotonina. Vamos entender melhor a ação dessas substâncias?

Endorfina

A endorfina é conhecida como hormônio da felicidade e como um analgésico natural. Seus efeitos ajudam a contornar o estresse, amenizam sintomas ligados à ansiedade e depressão, promovem o alívio de dores, estimulam o bem-estar e melhoram a disposição.

Serotonina

A serotonina é importante para a ativação da memória e da concentração, atua ainda na regulação do humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal e da sensibilidade.

Afasta dores de cabeça

Todas as pessoas apresentam pelo menos um episódio de dor de cabeça de tempos em tempos, seja por estresse, cansaço ou mesmo condições patológicas, algumas delas graves. 

Espreguiçar pode ajudar a prevenir dores de cabeças comuns, como a cefaleia tensional, causada principalmente por tensões musculares. Além de liberar substâncias analgésicas como a endorfina, o ato produz o relaxamento de músculos tensionados, enviando ao cérebro a informação de que pode relaxar. 

Lubrifica as articulações

As articulações são lubrificadas pelo líquido sinovial, essencial para o seu bom funcionamento. Se trata de uma substância transparente e viscosa das cavidades articulares e bainhas dos tendões, produzida pelas membranas sinoviais.

O alongamento dos músculos ajuda a manter este líquido em níveis adequados, permitindo que o movimento articular aconteça de forma suave e indolor. 

Previne o envelhecimento precoce do corpo

Ao longo da vida o corpo vai perdendo a sua flexibilidade, as articulações tornam-se mais rígidas e a amplitude dos movimentos menor. 

Embora se trate de um processo natural e inevitável, o envelhecimento do corpo pode ser retardado e adiado a partir da manutenção de bons hábitos, e um deles é espreguiçar. Espreguiçar-se é uma forma de alongar e preservar a flexibilidade.

Reduz riscos de lesões

Como vimos até aqui, espreguiçar aumenta a disposição, prepara o corpo para suas atividades e ainda protege a saúde articular. Por causa disso, é também uma ótima forma de reduzir o risco de lesões. 

Isso é especialmente importante se você é sedentário ou mesmo esportista de final de semana. Alongue-se toda manhã, algumas vezes ao longo do dia e sempre antes de se exercitar, independente da modalidade. 

Alivia a dores crônicas 

Espreguiçar pode fazer uma grande diferença para pessoas que sofrem com dores crônicas. Está cientificamente comprovado, inclusive, que portadores de fibromialgia (condição marcada por dor generalizada e crônica), podem obter uma considerável melhora na qualidade de vida simplesmente por manterem este hábito. 

O alongamento da musculatura de todo o corpo ajuda a minimizar a tensão acumulada nas articulações e intensifica a produção de endorfina, o analgésico natural do nosso corpo. 

Como espreguiçar

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Depois de tantos bons motivos para espreguiçar, não poderíamos deixar de compartilhar também algumas dicas de como fazer isso, certo? Vamos lá. 

Alongue os braços

Levante os braços em direção ao céu, deixe o sangue fluir e acordar o corpo. Junte os dedos e levante as mãos acima da cabeça com as palmas voltadas para cima. Estique a coluna e sinta a caixa torácica se estirar, junte os braços e mantenha a posição por alguns segundos. 

Alongue o pescoço e os ombros

Comece o dia aliviando a tensão provocada pelo sono. Leve a cabeça em direção ao ombro de um dos lados do corpo e mantenha a posição por alguns segundos. Repita o movimento para o lado oposto. 

Tente relaxar, e mova os ombros para trás e para a frente. É provável que você ouça até mesmo alguns estalidos. Faça movimentos leves e lentos. 

Alongue a coluna

É preciso aliviar também o estresse da parte inferior das costas. Deite de lado com os braços abertos e vire as pernas para um lado, e o tronco e a cabeça para outro, como uma torção. Mantenha a posição por alguns segundos e alterne entre os lados do corpo. 

Mais uma vez, não se assuste se ouvir uns “rachas” em sua coluna. Contudo, não force, e respeite sempre os limites do seu corpo. 

Alongue as pernas e o quadríceps

Embora muitas pessoas alonguem pernas e quadríceps já de pé, comece a fazer indo ainda na cama. Deite-se de lado e apoie a lateral da cabeça na palma da sua mão. Segure o dorso do pé com a mão apoiada na articulação dos tornozelos. 

Em seguida, puxe levemente o calcanhar em direção aos glúteos, sustente a posição por alguns segundos e repita o movimento com a outra perna. 

Hábitos simples podem fazer uma grande diferença a nossa qualidade de vida e saúde, e espreguiçar é um deles! Você fazia ideia de que uma simples espreguiçada poderia vir acompanhada de tantos benefícios? Adicione alguns minutos para este novo hábito a sua rotina!

Equipe Clínica Dr. Hong Jin Pai

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