CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Falta de vitamina D causa tontura? Veja os efeitos

A falta de vitamina D causa tontura e outros diferentes problemas no corpo. Seus baixos níveis podem comprometer significativamente o funcionamento das células e, consequentemente, o desempenho de todo organismo. Ainda que muitas pessoas desconheçam essa causa, a carência de vitamina D pode gerar quadros de vertigem, fazendo com que essas sensações interfiram na qualidade de vida.

É através deste artigo que você conhecerá mais sobre essa condição, a importância da vitamina D em nosso corpo e as alternativas para manter os níveis dela em dia, buscando prevenir os episódios de tontura ou o desenvolvimento de possíveis doenças.

O que é vitamina D?

vitamina D

Especialistas explicam que a vitamina D é considerada um pró-hormônio que atua imprescindivelmente no funcionamento de determinadas áreas do corpo, como nos ossos, na imunidade, no crescimento, no sistema nervoso central e no sistema cardiovascular.

A vitamina D é produzida pelo próprio corpo através da exposição ao sol, passando por dois processos de hidroxilação – o primeiro no fígado e o segundo nos rins. É nesta última etapa que a vitamina D será ativada. A vitamina D também pode ser encontrada em alguns alimentos ou suplementos específicos, mas não substitui completamente os níveis que conseguimos através da incidência da luz solar sobre a pele.

Para que serve a vitamina D?

Como vimos anteriormente, a vitamina D desempenha um papel fundamental em nosso organismo. A sua atuação é bastante importante nas áreas abaixo:

Sistema imunológico

Trabalha no combate de agentes causadores de doenças por intermédio das células de defesa.

Ossos

Auxilia na absorção de cálcio, um mineral essencial para a regeneração dos ossos. Pessoas que possuem baixo nível de cálcio tendem a ter mais problemas neste aspecto.

Coração

A vitamina D no sistema cardiovascular age diretamente no miocárdio, operando no controle das contrações, ritmo cardíaco e até mesmo na recuperação após algum incidente relacionado.

Cérebro

Doses adequadas de vitamina D mantêm o bom funcionamento do sistema nervoso central, aumentando a produção de neurotransmissores e melhorando o humor e a capacidade cognitiva.

Por que a falta de vitamina D causa tontura?

tontura vitamina d

No fim do dia, a falta de vitamina D causa tontura – ou aquilo que podemos chamar de crises de vertigem, causadas por doenças do labirinto, mais especificamente a VPPB (vertigem posicional paroxística benigna). A VPPB é um distúrbio ocasionado através dos movimentos e posições da cabeça, onde minúsculas partículas de otólitos, mais conhecidos como cristais, se soltam do utrículo (região responsável pela orientação e movimento) e caem no canal do labirinto.

A explicação principal para essa condição é que os cristais são compostos de carbonato de cálcio; ou seja, se há deficiência de vitamina D no corpo, é grande a probabilidade de que os otólitos não sejam formados da maneira adequada, fazendo com que eles se soltem mais facilmente.

Sintomas da falta de vitamina D 

A lista de patologias causadas pela falta de vitamina D é extensa. Algumas delas, contudo, podem ser notadas através de sintomas mais comuns – como em aspectos musculares e ósseos, a fraqueza nos músculos, a dor nos ossos e incidentes de fraturas devido aos baixos níveis de cálcio.

A estética também merece atenção, pois a vitamina D tem o grande poder de melhorar questões visuais do corpo, como pele, unhas e cabelo. Quando os níveis da vitamina D ficam baixos, é comum presenciar queda de cabelo, pele ressecada, sem viço ou com acne, além de unhas fracas e quebradiças.

A vitamina D também trabalha no campo da saúde mental. Quando há falta dela, sensações de tristeza, desânimo e desmotivação podem ocupar um grande espaço no cotidiano, afetando a rotina, o desempenho e a convivência do indivíduo. Por este motivo, a falta de vitamina D tem grande peso no desenvolvimento de quadros de depressão.

Quando falamos de imunidade, tratamos de um ponto de estabilidade importante em nosso organismo, pois é através das defesas naturais que o corpo resiste aos agentes causadores de doenças. No entanto, quando há déficit de vitamina D, o efeito contrário ocorre: maior frequência de gripes, infecções e resfriados.

Em suma, a falta de vitamina D causa tontura devido a influência e importância do cálcio na formação dos cristais, que são os responsáveis pela manutenção do equilíbrio do organismo.

Já sabemos que a falta de vitamina D causa tontura e que, para evitar isso, é preciso manter os níveis deste pró-hormônio estáveis no organismo.

Como repor a vitamina D no corpo?

Começando pelo sol, a principal fonte de vitamina D para nosso corpo. Hoje, é muito comum que as pessoas permaneçam em ambientes fechados devido ao trabalho ou pela rotina de casa. No entanto, tirar alguns minutos para receber os raios solares é suficiente para repor os níveis da vitamina no corpo, desde que feitos corretamente. 

Para isso, exponha-se ao sol dentro dos horários indicados, entre 10h e 16h. É neste período que há maior incidência dos raios UBV. É importante ressaltar que as exposições solares em dias muito quentes – neste caso, com temperaturas acima de 30º C – não são aconselhadas devido à sua intensidade.

Uma alimentação que seja rica em opções que concentram uma grande quantidade de vitamina D também serve como opção para repor este nutriente no corpo. Os alimentos mais comuns da categoria são salmão, atum, bacalhau, sardinha, leite integral, gema de ovo e cogumelos.

Algumas pessoas também recorrem à suplementação de vitamina D. No entanto, sua prática não é recomendada se não houver orientação médica, uma vez que a quantidade de vitamina D deve ser dosada através da realização de um exame de sangue no paciente.  

Trate sua vertigem com um especialista!

Trate sua vertigem com um especialista!

Hoje, vimos que a falta de vitamina D causa tontura e outros diversos problemas que podem percorrer por um longo período de tempo se não forem tratados. Por se tratar de um nutriente tão importante em nosso organismo, manter os níveis de vitamina D nos traz saúde e vitalidade para seguir firme em diversos aspectos do corpo, sejam eles de caráter muscular, ósseo e até mesmo estético.

No entanto, é aconselhado que este acompanhamento seja realizado por profissionais capacitados, aptos para indicar os melhores tratamentos para as vertigens causadas pela falta de vitamina D.

A clínica Hong é uma excelente opção para você que busca os cuidados ideais perante o diagnóstico de vertigem. Nossa equipe de médicos especialistas é altamente preparada para cuidar de suas causas de maneira singular, através de tratamentos interdisciplinares que trabalham visando a recuperação do paciente.

Opções alternativas de tratamentos como a acupuntura, por exemplo, são excelentes saídas para se livrar dos sintomas da tontura ou vertigem causadas pela falta de vitamina D. Com mais de 35 anos de experiência, a clínica Hong garante o suporte e conforto aos pacientes que almejam um tratamento eficaz e seguro, desde o diagnóstico até a cura efetiva.

Para agendar sua consulta e garantir um plano de tratamento adequado, basta entrar em contato através do nosso telefone ou nos demais canais disponíveis em nosso site. Esperamos pelo seu contato.

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 | Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura. Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.