AVISO - COVID-19: Estamos com atendimento segunda/terça/quinta/sexta/sábado. Maiores informações, entrar em contato via WhatsApp

7 sinais sutis de depressão que você não deve ignorar

Exaustão e descuido, isoladamente, podem sinalizar um problema mais profundo. 

sono

A depressão afeta 350 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e é mais prevalente entre mulheres.

Cerca de um em 10 americanos passa pela experiência de depressão num dado momento, segundo o Centers for Disease Control and Prevention, uma instituição federal. Muitas pessoas com depressão nem mesmo sabem de sua condição. Os sintomas depressivos podem ser leves a graves, e altamente variáveis.

Estes sintomas muitas vezes são atribuídos à fadiga, estresse ou ao processo de envelhecimento. Entretanto, existem 7 sinais sutis que você não deve ignorar, seja em si próprio ou em alguém próximo a você:

  1. Irritabilidade

depressao irritabilidade

A maioria das pessoas pensa que a depressão leva a uma tristeza esmagadora. Há casos em que as pessoas com depressão apresentam raiva e irritabilidade, em vez de desespero e tristeza.

Se você notar uma irritabilidade aumentada—ou se as pessoas que o cercam parecerem estar agindo muito cuidadosamente—não ignore isto. Não atribua a sua impaciência e raiva ao seu nível de estresse nem a sua carga de trabalho. Pare um pouco para considerar a possibilidade de que você está deprimido.

  1. Dificuldades para dormir

dificuldades dormir depressao

Enquanto uma ou duas noites ocasionalmente agitadas não necessariamente sejam motivo de alarme, a dificuldade para dormir ou insônia persistente pode ser um sintoma de depressão. Muitas pessoas com depressão lutam para pegar no sono ou para continuarem dormindo, mesmo quando estão exaustas.

Outras pessoas com depressão dormem demais: lutam para acordar de manhã, não podem esperar para ir para a cama à noite, e muitas vezes também cochilam ao longo do dia. Se os seus hábitos de sono mudaram, é importante abordar as possíveis causas subjacentes.

  1. Dores

depressao dor

Existe uma ligação poderosa entre o seu corpo e a sua mente. Quando você luta com questões de saúde mental, provavelmente enfrenta problemas físicos.

Muitas pessoas são tentadas a atribuir dores inexplicáveis como sendo parte do processo normal de envelhecimento. Contudo, as lombalgias, cefaleias e mialgias podem ser sinais de depressão.

  1. Energia diminuída

energia depressao diminuida

A depressão pode liquidar a sua energia e fazer você se sentir letárgico e cansado durante a maior parte do tempo. Muitas pessoas negligenciam a exaustão que sentem, pensando “Bem, não tenho dormido, ultimamente” ou “A minha carga de trabalho faz eu me sentir cansado o tempo todo”.

Considere, porém, o modo como o seu nível de energia pode ter mudado com o passar do tempo. Se você agora se cansa e demora mais para concluir pequenas tarefas, é possível que esteja com depressão.

  1. Culpa

culpa e causa depressao

Culpar desnecessariamente a si mesmo por eventos ocorridos em sua vida não é saudável. Se você se sente culpado por tudo, do seu divórcio até uma briga ocorrida na infância, é possível que esteja deprimido.

Muitas pessoas com depressão também se sentem inúteis. Preste atenção no seu monólogo interior: se for exageradamente duro e crítico, pode ser um sinal de depressão.

  1. Descuido

descuido depressao

Indivíduos aparentemente extrovertidos por fora, muitas vezes sofrem por dentro. Jogar com frequência, exibir comportamento sexual de risco e fazer uso abusivo de drogas podem ser tentativas de mascarar emoções desagradáveis.

Se você ou alguém que lhe seja próximo começou a se entregar a novos riscos ultimamente, isto pode ser um sinal de tentativa de enfrentar o tumulto interior. Infelizmente, estes tipos de habilidades de enfrentamento pouco saudáveis somente proporcionarão alívio momentâneo—e podem até mesmo piorar a depressão, a longo prazo.

  1. Problemas de concentração

concentracao diminuida depressao

Se você se esforça para manter o foco ou tem a sensação de estar no meio de um nevoeiro, isto pode ser um sinal de que você está deprimido. Pessoas com depressão costumam ser esquecidas e com frequência guardam objetos do dia a dia em lugares errados, como chaves ou papelada.

Embora o atual mundo digital faça a maioria das pessoas se distrair, os problemas de concentração também podem surgir a partir de transtornos do humor. Se você notar um declínio da sua produtividade ou que está tendo dificuldade para permanecer em uma tarefa, considere a possibilidade de estar deprimido.


Como conseguir ajuda

Se você acha que pode estar com depressão, procure o seu médico imediatamente. A depressão é tratável: terapia, medicação ou uma combinação de ambas pode minimizar os sintomas.

Lutar contra a depressão não significa que você é fraco. Pessoas com uma incrível força mental apresentam problemas de saúde mental.

Send this to a friend