CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Infiltração com ácido hialurônico: O que você precisa saber sobre este tratamento

A infiltração com ácido hialurônico é um tratamento recomendado para lesões, inflamações e controle da dor. É frequentemente indicado para problemas envolvendo articulações como joelho, coluna, quadril, ombro ou pé.  

 

Geralmente o tratamento é recomendado para casos mais graves, ou quando não há melhora por meio de comprimidos e medicamentos tópicos. É muito indicado para pacientes com artroses, tendinites, epicondilites ou contusões devido à prática esportiva. 

Que tal conhecermos a fundo este procedimento? Neste artigo falaremos sobre como é feita a infiltração, explicaremos melhor o que é o ácido hialurônico e responderemos às principais dúvidas sobre o método. Acompanhe.

O que é infiltração com ácido hialurônico? 

A infiltração com ácido hialurônico, também chamada viscossuplementação, é um procedimento terapêutico realizado através da injeção de ácido hialurônico diretamente sobre uma articulação.

O objetivo do tratamento é repor a substância, que foi alterada por causa do processo inflamatório causado pela condição apresentada. É como se colássemos um lubrificante nas articulações, o que ajuda a aliviar a dor e a rigidez apresentadas pelo paciente. 

Se trata de um procedimento simples, que dura poucos minutos e pode ser realizado em clínica ou consultório médico. Contudo, vale ressaltar que só um profissional capacitado pode recomendar e realizar o tratamento. 

O que é o ácido hialurônico?

infiltração com ácido hialurônico

O ácido hialurônico é o principal componente do líquido sinovial, substância presente dentro das articulações que possui um importante papel lubrificante, permitindo uma movimentação suave e indolor. Além disso, á substância contribui para nutrição das células da cartilagem, mantendo-as sempre saudáveis. 

Pacientes com artrose e outros processos inflamatórios da articulação possuem uma menor concentração do composto, além de produzi-lo em uma qualidade abaixo do normal. Como o ácido tem relação direta com as propriedades viscoelásticas do líquido sinovial, toda a articulação acaba comprometida. 

Faz-se necessária então a reposição, que ajuda na recuperação e no alívio dos sintomas. 

Quando a infiltração com ácido hialurônico é indicada?

O tratamento de infiltração com ácido hialurônico é recomendado para pessoas com artrose leve a moderada, e pacientes com lesões da cartilagem articular ou condromalácia patelar, principalmente. 

Em todo caso, é indicado como terapia auxiliar a outras formas de tratamento, o que geralmente inclui fisioterapia e exercícios físicos em geral. 

Casos onde o processo inflamatório é exacerbado ou para indivíduos que sofrem com artrose avançada, a melhor opção terapêutica são as infiltrações com corticoides, já que não há uma boa resposta ao ácido hialurônico. 

São bons candidatos para a infiltração com ácido hialurônico:  

  • Indivíduos com dor crônica no joelho, mesmo tendo realizado outros tratamentos mais conservadores, como fisioterapia, injeções de cortisona, modificação de atividade, perda de peso, anti-inflamatórios não-esteróides e analgésicos.
  • Pacientes que não podem tomar anti-inflamatórios, em especial aqueles que tem histórico de  gastrite e úlceras gástricas ou doenças renais.
  • Quando a cirurgia não é uma boa opção ou há desejo de adiar ao máximo uma intervenção mais invasiva.

O procedimento é realizado apenas no joelho?

acido hialuronico 1 e1615476085376

Logo no início deste artigo comentamos sobre a aplicação das infiltrações com ácido hialurônico em outras articulações, citando como exemplos a coluna, o quadril, o ombro e o pé.

Porém, de fato, quase sempre que o tratamento é discutido, a conversa gira em torno da articulação do joelho. 

Acontece que sim, o método foi desenvolvido para o joelho. Contudo, com o passar do tempo e os avanços na compreensão de seus efeitos, o tratamento passou a ser aplicado também em outras áreas do corpo, variando apenas em sua concentração. 

Atualmente a viscossuplementação também é realizada em articulações menores como metatarso-falangeanas, punho, cotovelo e articulações facetárias da coluna vertebral.

Para que serve? 

As infiltrações com ácido hialurônico tem como objetivos principais a redução da inflamação e da dor, e o combate ao desgaste articular. Outros sintomas presentes, como inchaço e rigidez, que também afetam a qualidade de vida do paciente, são controlados. 

Como vimos, os benefícios advêm justamente do suprimento de ácido hialurônico no líquido sinovial, que antes da infiltração estaria reduzido.

O tratamento consiste em 1 aplicação por semana, durante 3 a 5 semanas. Seu efeito não é imediato, mas os sinais de melhora já começam a se manifestar cerca de 48 horas após a infiltração. Os resultados são duradouros, permanecendo por vários meses.

Como é feita a infiltração com ácido hialurônico?

O procedimento é simples e pode ser feito no próprio consultório médico, desde que seja executado por um profissional experiente. 

Primeiramente, é aplicada uma anestesia local. Em seguida é realizada a aplicação do medicamento, que pode ser feita com a ajuda de um exame de ultrassom ou radiografia, que cooperam para determinação do local exato da injeção. 

Todo o processo leva entre 2 e 5 minutos, e pode haver um leve desconforto, apesar da anestesia. 

O período de recuperação também é bem tranquilo, e leva entre 1 e 2 semanas. Se o paciente tem o costume de praticar atividade física deve manter-se distante dos treinos por um tempo, retornando apenas quando liberado pelo médico. 

Caso o indivíduo apresente alguma dificuldade para caminhar sem mancar, o médico pode orientar o uso de moletas, apenas para não prejudicar a coluna ou o outro joelho. 

Mesmo após a infiltração a pessoa deve continuar seus demais tratamentos com fisioterapia, hidroterapia e reforço muscular para melhorar a movimentação das articulações e reduzir a progressão da condição.

A melhora é gradual.

E os resultados? Quando aparecerão?

Você começará a perceber os resultados já alguns dias após a primeira sessão. Contudo, a melhoria é gradual. O que quer dizer que os benefícios vão se tornando mais perceptíveis com o tempo. Geralmente, a melhora é bem evidente após a terceira aplicação

Os resultados, como vimos, são duradouros. Os efeitos do tratamento permanecem por um período de 6 meses a um ano, e levam a um alívio que pode durar até 3 anos. 

Não há problema em repetir o procedimento quantas vezes for necessário, sendo recomendadas novas sessões a cada 6 meses.

Efeitos colaterais

Será que a infiltração com ácido hialurônico produz efeitos colaterais? Essa é uma dúvida comum e não poderíamos deixar de respondê-la. 

Primeiramente devemos lembrar que o ácido injetado é um componente já presente na articulação e produzido naturalmente pelo próprio organismo, o que reduz veementemente os riscos. 

Contudo, podem surgir sim alguns sintomas depois da aplicação. Após a injeção pode haver um pouco de inchaço e dor na articulação. Por isso, recomenda-se ao paciente manter repouso até que o medicamento comece a atuar. 

Há ainda um baixo risco de infecções, comum a procedimentos do tipo. 

Em geral, o tratamento deve ser evitado por pacientes que utilizam remédios anticoagulantes ou que tenham alguma doença que interfira na coagulação, para não haver risco de sangramentos. 

A infiltração também deve ser evitada por grávidas e mulheres em amamentação. Além disso, não devem ser submetidos ao procedimento pacientes que possuem alergias ou apresentam alguma infecção. 

Outros medicamentos usados para infiltrações

Além do ácido hialurônico, outros medicamentos podem ser utilizados na infiltração. A escolha de qual produto injetar é tomada a partir da avaliação médica, em conformidade com o objetivo do tratamento, que pode ser reduzir a dor, diminuir a inflamação ou aumentar a quantidade de líquido sinovial.

Veja quais outros medicamentos podem ser usados para infiltrações:

 

Anestésicos

Os anestésicos são aplicados em casos de dor severa ou crônica e tendem a promover um alívio rápido logo após a aplicação, ajudando a dessensibilizar o nervo. 

A infiltração com anestésico é muito utilizada para confirmar a origem da dor e para definição do melhor tratamento para o caso. 

 

Corticoides

Os corticoides são anti-inflamatórios e podem ser aplicados sozinhos ou junto a analgésicos. São recomendados para combater a dor e a inflamação na articulação. 

A infiltração com corticoide pode ser realizada a cada 3 meses, embora deva-se ter cautela, pois aplicações excessivas em um mesmo local pode aumentar o risco de efeitos colaterais e acabar sendo prejudicial. 

Geralmente, são usados corticoides como Metilprednisolona, Triancinolona, Betametasona ou Dexametasona. Os efeitos do tratamento permanecem por algumas semanas. 

Clinica Hong Jin Pai Sao Paulo e1621991307344

RUA SAINT HILAIRE 96 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP

Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica

Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.

Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM-SP: 158074 / RQE: 65523 - 65524 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Área de Atuação em Dor pela AMB. Doutorando em Ciências pela USP. Pesquisador e Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do HC-FMUSP. Diretor de Marketing do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Integrante da Câmara Técnica de Acupuntura do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). Secretário do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED). Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira de Regeneração Tecidual (SBRET). Professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Dor da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Conselho Revisor - Medicina Física e Reabilitação da Journal of the Brazilian Medical Association (AMB).  

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos relacionados

Send this to a friend