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Má postura – Como tratar?

má postura pode acarretar alterações na coluna vertebral, especialmente nas regiões cervical e a lombar. A boa postura envolve treinar seu corpo para ficar de pé, andar, sentar e deitar em posições onde a menor tensão é colocada nos músculos e ligamentos de suporte durante essas atividades.

Nossa vida é tão corrida que, muitas vezes, nem prestamos atenção em como estamos nos mexendo, como estamos desempenhando nossas atividades rotineiras. Desde limpar a casa, como nos sentamos em frente ao computador, em frente a TV, ou até mesmo em nossa posição para dormir pode influenciar as dores que sentimos[1]Massion J, Alexandrov A, Frolov A. Why and how are posture and movement coordinated?. Progress in brain research. 2004 Jan 1;143:13-27..

No entanto, ter uma postura correta não apenas nos ajuda a sentir menos dores, melhorar nosso desempenho nas atividades, e também evita o aparecimento de problemas de saúde a longo prazo. Algumas pequenas mudanças no dia a dia ajudam – e muito – a diminuir o risco de lesões posturais[2]Winter DA. Human balance and posture control during standing and walking. Gait & posture. 1995 Dec 1;3(4):193-214..

Confira abaixo quais as principais consequência da má postura e como tratá-la.

O que é a má postura?

A má postura é descrita como a posição não ergométrica do corpo, ou seja, posicionado de maneira errada e que causa dores.

Problemas com a postura também podem ser causados por condições que enfraquecem uma ou mais das estruturas que sustentam o corpo, que incluem a coluna, os músculos das costas, os quadris, os ombros, o pescoço e a parede abdominal[3]Adams MA, Hutton WC. The effect of posture on the lumbar spine. The Journal of bone and joint surgery. British volume. 1985 Aug;67(4):625-9.

O que é postura?

Postura é como você sustenta seu corpo.

Existem dois tipos:

  • A postura dinâmica é como você se mantém quando está se movendo, como quando está andando, correndo ou se curvando para pegar algo.
  • A postura estática é como você se mantém quando não está se movendo, como quando está sentado, em pé ou dormindo.

Sinais da má postura

São vários os sinais de que nossa postura não está adequada, como:
Cabeça anteriorizada (jogada para frente)
Hipercifose, conhecida popularmente como corcunda 
Hiperlordose, quando a barriga fica muito para frente
Escoliose, também chamada de desvio lateral da coluna
Ombros para frente, curvados
Barriga saliente
Dores nas costas
Dores na lombar
Joelhos flexionados
Dor de cabeça
Dores musculares
Cansaço

Todas estas situações precisam ser corrigidas o quanto antes para evitar dores e também ajuda a prevenir problemas de saúde mais graves, como a hérnia de disco ou o comprometimento do nervo ciático.

Embora não exista “postura perfeita”, é uma boa ideia evitar ficar em posições desconfortáveis. As pessoas costumam notar uma ligação entre dores recorrentes e ficar sentado em uma determinada posição por muito tempo

Fatores de risco para má postura

Qualquer pessoa pode ter uma má postura temporariamente, somente nos momentos de trabalho, ou pode manter essa postura em todos os momentos.

Pessoas que realizam algum tipo de trabalho em posições que não permitem que se ajustem ergonomicamente para realizar a função são predispostas a desenvolverem esse mau hábito[4]Kendall FP, McCreary EK, Provance PG, Rodgers MM, Romani WA. Muscles: Testing and function, with posture and pain (Kendall, Muscles). Fifth nort. LWW. 2005..

Por exemplo, atividades trabalhistas que exijam que a pessoa permaneça sentada por mais de 5 horas tendem a se posicionar de maneira errada, porque os músculos se cansam com o passar das horas. Isso também acontece com pessoas que trabalham em pé por longos períodos, ou funções como:

  • Faxineira
  • Cabeleireiro
  • Dentistas
  • Pedreiro
  • Estoquista

 

O cansaço de quem trabalha muito tempo na mesma posição deixa os músculos enfraquecidos e relaxados, cedendo a uma posição ruim, que momentaneamente parece ser mais confortável. Um dos principais problemas disso é a cifose, que deixa a pessoa com aparência de corcunda.

Infografico - Dor no Coccix

Problemas da má postura

A má postura pode ter consequências graves para as pessoas pois costuma causar muita dor. Dentre os problemas causados por essa condição, podemos citar:

Cifose

Má postura pode resultar em alterações posturais, como anteriorização da curvatura cervical do pescoço (cifose).

Lombalgia

Má postura pode resultar em contrações musculares, com dificuldades nas atividades diárias.

LER (lesões por esforços repetitivos)

O LER é caracterizado por problemas no sistema musculoesquelético dos membros superiores. Os sintomas são dores, formigamento, e sensação de fadiga no membro atingido.

Síndrome do impacto do ombro

Compressão do tendão do ombro, causando bastante dor ao levantar ou abaixar o braço.

Tratamento para má postura

A consciência sobre a postura é o primeiro passo para tratá-la. E a postura adequada depende essencialmente da posição ou movimento que estamos fazendo.

  • Ter consciência corporal e fazer pequenos ajustes ao longo do dia
  • Manter sempre a coluna reta
  • Manter os músculos abdominais contraídos.
  • Praticar exercícios regularmente, para manter fortalecer os músculos apropriadamente
  • Sempre sentar-se sobre o ossinho do bumbum e manter as costas apoiadas na cadeira, com os pé no chão
  • Fazer alongamentos a cada 3 horas para o pescoço e a lombar, principalmente
  • Escolha um colchão apropriado para sua coluna
  • Escolher um travesseiro que mantenha a cabeça alinhada ao pescoço e à coluna.

 

Além disso, evitar alguns costumes pode auxiliar nesse processo, como:

  • Não cruzar as pernas sobre a cadeira
  • Não debruçar sobre a mesa de trabalho
  • Evitar utilizar cadeiras muito macias

 

Alguns exercícios que podem combater a hiperlordose é alongar a coluna deitando-se de barriga para cima, dobrando as pernas e abraçando-as, e ficando nessa posição durante alguns segundos. O ideal é repetir esse exercício cinco vezes todos os dias.

Já para combater a retificação da lombar, recomenda-se deitar de barriga para cima e colocar uma bolinha de ping pong no local onde deveria ser a curvatura da coluna e ficar nessa posição durante alguns segundos. Mas lembre-se de nunca colocar o peso do corpo sobre a bolinha.

No entanto, existem casos mais graves que precisam de maiores intervenções como o caso do uso de colete para corrigir a má postura. O uso de coletes é apenas recomendado para ser utilizado por um período curto, para auxiliar o paciente a ter uma ideia de como deve manter a coluna para não ter problemas futuros. O colete força a posição dos ombros para trás. Porém, como ele não fortalece a coluna, não é recomendado em todos os casos. O uso dos coletes por muito tempo faz um desajuste nas forças musculares e pode deixar a pessoa viciada.

Alguns casos também podem exigir a fisioterapia. Isso acontece quando as dores nas costas, ou nos ombros, pescoço ou na cabeça não passam durante mais de uma semana. Pessoas que apresentam desvios na coluna também devem procurar um médico e iniciar o tratamento com um fisioterapeuta.

Outra forma de tratar a postura viciosa ou que causa dores nas costas é o RPG – Reeducação Postural Global. O RPG é um tipo especial de fisioterapia. Esses exercícios prometem reeducar a postura e aliviar as dores causadas pelo desajuste muscular.

O método do RPG consiste na realização de exercícios posturais e de alongamento que promovem o fortalecimento da musculatura do corpo com um todo. Além disso, promove o equilíbrio dos músculos que são responsáveis pelo posicionamento ereto do corpo.

Apesar da maioria das pessoas buscar o tratamento com o RPG por conta de dores na coluna, ele também atua sobre outros problemas, como dores articulares e musculares.

 

Quais são os benefícios dos tratamentos

  • Correção dos vícios de postura
  • Descompressão da coluna
  • Alinhamento da coluna
  • Regressão de desvio na coluna
  • Aumento da amplitude do movimento das costas
  • Melhora a estabilidade
  • Alivia a dores e tensões musculares
  • Equilíbrio corporal
  • Simetria da região superior com a região inferior do corpo

 

Clinica Hong Jin Pai Sao Paulo e1621991307344

RUA SAINT HILAIRE 96 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP

Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica

Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.

Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica

10 MANEIRAS DE SE EXERCITAR NO ESCRITÓRIO

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Massion J, Alexandrov A, Frolov A. Why and how are posture and movement coordinated?. Progress in brain research. 2004 Jan 1;143:13-27.
2 Winter DA. Human balance and posture control during standing and walking. Gait & posture. 1995 Dec 1;3(4):193-214.
3 Adams MA, Hutton WC. The effect of posture on the lumbar spine. The Journal of bone and joint surgery. British volume. 1985 Aug;67(4):625-9
4 Kendall FP, McCreary EK, Provance PG, Rodgers MM, Romani WA. Muscles: Testing and function, with posture and pain (Kendall, Muscles). Fifth nort. LWW. 2005.

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925 | Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura. Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Monitor do curso do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de medicina Chinesa.

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