CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Reeducação Postural Global

A reeducação postural global (RPG) é um método muito interessante, você já ouviu falar? É uma excelente forma de tratamento e controle de dores crônicas dos mais diversos tipos. 

A dor crônica afeta pelo menos 37% dos brasileiros, de acordo com estudo feito pela Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED, são 60 milhões de pessoas. Para muitos desses casos a RPG é uma excelente opção terapêutica. 

Se está interessado nesse método de tratamento e quer ficar por dentro do assunto, este artigo é para você.

Falaremos tudo o que você precisa saber sobre a reeducação postural global: como é o tratamento, quais são os benefícios e quando é indicada.

A RPG, ou reeducação postural global, é um procedimento utilizado na fisioterapia para tratar das desarmonias do corpo humano.

É um método revolucionário, que surgiu da obra O Campo Fechado, de Philippe Souchard, publicada em 1981.

Se diferenciando do método tradicional, o tratamento atua em praticamente todo o corpo, não se preocupando apenas com a área afetada, e eliminando as causas do problema ao levar em conta as necessidades individuais do paciente.

A RPG consiste em um grupo de exercícios indicados para alterações da coluna, como: escoliose, corcunda e hiperlordose.

Além de ser eficaz no tratamento de problemas como cefaleia, dor e mau posicionamento dos joelhos, problemas no quadril e no pé.

Esse tratamento é realizado por meio de alongamentos, tração e respiração, que ao longo do tempo vão fazendo efeito e melhorando a qualidade de vida do paciente.

O tratamento pode melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas tratadas.

Qual o objetivo das sessões de RPG?

O tratamento de RPG tem como objetivo corrigir problemas e alterações musculoesqueléticas de forma leve, fazendo o uso de posturas estáticas que são essenciais na terapia.

O intuito é fazer esses problemas desaparecerem integralmente, para que não voltem a causar incômodos no paciente.

Assim, o especialista pode reduzir e aliviar drasticamente as dores musculares que afetam diretamente o cotidiano de muita gente.

Além disso, outro objetivo importante da RPG é melhorar significativamente a postura, oferecendo uma maior autoestima, além de mais saúde.

Como é o tratamento de Reeducação Postural Global

As sessões de RPG são individuais, e podem durar cerca de 45 minutos a 1 hora.

O número de sessões varia de pessoa para pessoa, mas normalmente é necessário que sejam feitas de 3 a 8 sessões.

As terapias usando a reeducação postural global tratam as causas e as consequências dos problemas apresentados pelo paciente, tendo uma visão geral do estado do indivíduo.

O que não acontece no tratamento clássico, em que só é tratada a área afetada pela condição do paciente.

Dependendo do quadro físico da pessoa, as técnicas utilizadas na reeducação postural global podem variar.

3 5

Que tipo de especialista procurar?

Para fazer o tratamento, deve-se procurar um fisioterapeuta graduado que tenha, no mínimo, feito um curso básico de reeducação postural global, pois a terapia exige técnica e conhecimento do profissional responsável por ela.

Mas, antes de iniciar o tratamento de RPG, os objetivos do programa precisam ser definidos e as metas têm que ser traçadas.

E, para isso, você precisa, primeiramente, agendar uma avaliação do seu corpo com o especialista.

Nos exames que antecedem a terapia, o fisioterapeuta irá fazer uma análise do seu problema e checar que tipo de tratamento ele precisa, além de analisar quanto tempo será necessário para que o mesmo seja concluído.

O que acontece na terapia?

Na terapia, em um ambiente equipado com materiais específicos para a realização da RPG, o profissional irá conduzir você até uma maca, para que se deite e inicie os exercícios.

Depois disso, ele irá pedir que você, sem levantar as costelas, mantenha o abdômen contraído com os ombros encostados na maca. 

Os exercícios são feitos progressivamente, de forma lenta e suave, durando cerca de 10 a 20 minutos para serem concluídos e fazerem efeito. 

O fisioterapeuta irá sempre te conduzir e dizer quais as posturas que você deve fazer, além de marcar o tempo em que você deve permanecer na posição.

É bem provável que ele faça ajustes na sua postura, possibilitando que você fique na posição ideal para o tratamento funcionar.

Quais são os benefícios do tratamento de RPG?

2 5

A Reeducação Postural Global oferece muitos benefícios para os pacientes que realizam o tratamento.

Além de melhorar a visão e o sono, a RPG pode ajudar no fortalecimento do sistema imunológico, na cura de distúrbios no sistema nervoso, na liberação de toxinas, e ainda ajuda a atrasar o envelhecimento.

Apenas esses benefícios já mostram como a Reeducação Postural é eficiente na melhoria de vida do paciente, e gera muitos resultados positivos para todos os tipos de pessoas.

Mas, além dos benefícios citados, a RPG, mais especificamente, também é essencial para:

Analisando bem, uma das principais vantagens da realização da RPG está no alívio de vários tipos de dores crônicas e de muitas doenças.

O método acaba com os problemas integralmente, pensando na qualidade de vida do paciente.

É eficaz na melhoria da saúde de pessoas de qualquer idade, ajudando principalmente a idosos.

Os exercícios utilizados no tratamento de reeducação postural global

 

Para o tratamento de reeducação postural global são usados diferentes exercícios que utilizam posturas estáticas que atuam na musculatura do corpo.

 

Cada exercício deve ser realizado pelo paciente durante alguns minutos, de modo a fazer seu corpo se acostumar com a postura adequada.

Ao todo, são utilizados 8 posições estáticas, que são aplicadas progressivamente, são elas:

  1. Rã no chão com braços fechados, rã no chão com braços abertos, rã no ar com braços fechados e rã no ar com braços abertos: essas posições permitem que o fisioterapeuta atue em áreas como o tórax, cotovelos, mãos, pelve, coluna vertebral, quadril, pés e nuca.
  2. Em pé inclinando para frente: permite a atuação do médico em áreas como a coluna torácica, a pelve, quadril, região lombar e joelhos.
  3. Sentada: atua em partes do corpo como a coluna vertebral, o quadril, joelhos e esquema corporal.
  4. Em pé na parede: permite a correção de problemas na respiração, joelhos, pés, tórax, quadril, ombros e coluna.
  5. Em pé no centro: permite maior precisão no quadril, na coluna, equilíbrio, joelhos, pés e esquema corporal.

Abrangência da Reeducação Postural Global

A reeducação postural global é um método utilizado no tratamento de várias doenças tratadas pela fisioterapia, se aplicando em quase todos os casos.

Então, a RPG serve para tratar de casos como:

  • Patologias Respiratórias
  • Problemas na estrutura corporal
  • Problemas com a postura
  • Problemas Neurológicos
  • Doenças Reumáticas
  • Problemas Traumáticos
  • Lesões Articulares

Resumindo, a reeducação postural global pode tratar de problemas neurológicos, ortopédicos, e também respiratórios, além de outros.

A RPG contribui para alívio de dores dos mais diversos tipos.

Quando o tratamento de Reeducação Postural Global é necessário?

A reeducação postural global é necessária quando o paciente apresenta doenças que requerem fisioterapia, que causam dores no corpo e afetam significativamente a sua qualidade de vida.

Também é essencial para os pacientes que desejam corrigir a postura do corpo e obter maior flexibilidade e ajudar nas atividades diárias.

É bem comum que  nós deixemos de pensar na postura correta e por isso ficamos durante muito tempo parados de uma forma prejudicial à saúde do corpo.

Seja vendo tv, dando aquela olhada nas redes sociais, em períodos de tensão no trabalho ou até mesmo um cochilo no sofá, quase sempre nos esquecemos de que é importante manter uma postura adequada para evitar futuros problemas. 

Sem dúvida, isso afeta diretamente a vida profissional e social de muitas pessoas.

É bem comum observar em nosso cotidiano que muitas pessoas reclamam de dores no corpo, principalmente na coluna, essas dores aparecem cada vez mais cedo. 

A Reeducação Postural Global pode ajudar e muito nesses casos, tanto prevenindo problemas e crises dolorosas por corrigir a postura, como no tratamento de condições já desencadeadas. 

Mas, você quer saber para quem o tratamento é indicado? Então, vamos lá!

Para quem a RPG é indicada

A reeducação postural global pode ser realizada por qualquer pessoa, e não é exclusivamente indicada para pacientes com sintomas, como dores.

Pessoas de todas as idades, seja da mais jovem à mais idosa, podem se beneficiar com as práticas de RPG.

O tratamento garante melhor equilíbrio e flexibilidade para o corpo, aliviando as dores sem mesmo ser necessário o uso de medicamentos, o que é perfeito para aquelas pessoas que têm uma rotina de trabalho intensa e desejam não sofrer de dor pelo resto do dia.

Além disso, a reeducação postural ainda ajuda pessoas que possuem problemas com a postura e desejam fazer o tratamento para melhorá-la. 

Se trata de uma terapia praticamente sem contraindicações. Consulte o seu médico e descubra se este tratamento é para você.

Clinica Hong Jin Pai Sao Paulo e1621991307344

RUA SAINT HILAIRE 96 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP

Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica

Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.

Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica

Diene Oliveira Cruz

Fisioterapeuta clínica, especializada em sistema musculoesquelético, Pilates e Reeducação Postural Global (R.P.G.)

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Send this to a friend