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Síndrome de Burnout

O que é Síndrome de burnout?

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Ter um “burnout” (ou “esgotamento”) parece ter se tornado um fenômeno comum, recebendo atenção constante da mídia. Mais e mais pessoas estão faltando ao trabalho devido a “Síndrome de burnout”. Mas esta síndrome tem um conjunto de sintomas claramente definidos? Qual é a diferença entre burnout e depressão? Muitas questões permanecem sem respostas.

 

O termo “burnout” foi cunhado na década de 1970 pelo psicólogo americano Herbert Freudenberger. Ele costumava para descrever as consequências de estresse severo e altos ideais vividos por pessoas que trabalham em profissões de “ajudar”. Médicos e enfermeiras, por exemplo, que se sacrificam pelos outros, muitas vezes acabariam “queimados”, no sentido de se sentirem esgotados, apáticos.

Hoje em dia, o termo não é usado somente para estas profissões. A síndrome de burnout pode afetar qualquer um, de estudantes estressados e celebridades, a pesssoas que trabalham em escritórios e donas de casa.

“Burnout” tornou-se recentemente um termo popular.

 

É de estranhar então que não exista nenhuma definição clara do que burnout seja realmente.

 

Como não está claro o que seja burnout e como ela pode ser diagnosticada, é impossível dizer se essa doença é comum.

 

Estatísticas diferentes aparecem na imprensa. Estima-se que mais de 10 milhões de pessoas possam ser afetadas pela doença somente no Estados Unidos. No entanto, ainda não há informações confiáveis sobre a prevalência desta síndrome no Brasil.

A síndrome de burnout é uma doença?

 

Um estilo de vida estressante pode colocar pessoas sob pressão extrema, ao ponto que elas se sintam esgotadas, vazias e incapazes. O stress no trabalho também pode causar sintomas físicos e mentais.

 

Possíveis causas incluem sensação permanente de estarem sobrecarregadas ou desafiadas, sendo pressionadas por prazos curtos ou mesmo conflitos com os colegas. Compromisso extremo com o trabalho pode também levar trabalhadores a negligenciar suas necessidades, podendo também ser a causa do burnout.

No entanto, às vezes as mudanças no ambiente de trabalho e apoio mais concreto na vida cotidiana já podem ajudar na resolução de burnout devido o trabalho ou stress domiciliar.

 

Cansaço é uma reação normal ao estresse e não é um sinal de doença. Assim, o que é o burnout descrito como um conjunto de sintomas além de um sentimento normal de exaustão? E como ele é diferente de outros transtornos mentais?

 

Especialistas ainda não chegaram sobre uma definição exata de burnout.

 

Atualmente, não há nenhum diagnóstico exato de “burnout”, ao contrário de depressão, que é uma doença amplamente aceita e bem estudada.

Infelizmente, isso não é o caso com burnout. Alguns especialistas acham que podem haver outros sintomas atrás do “sentir-se esgotado”, tais como depressão ou distúrbios de ansiedade, por exemplo. Doenças físicas também podem causar sintomas de burnout.

 

Diagnosticar o “burnout” imediatamente, sem excluir outras patologias, pode então significar que os problemas reais não sejam identificados e tratados adequadamente.

Quais são os sinais e sintomas de burnout?

 

Burnout pode ter uma ampla variedade de sintomas. Não há nenhum consenso sobre o que é parte dela, e quais sintomas não são.

 

Até o momento, todas as definições de síndrome de burnout têm em comum que os sintomas são um resultado de estresse no trabalho ou em outro lugar. Um exemplo de stress fora do trabalho é cuidar de familiares.

 

Há três áreas principais de sintomas que são considerados como sinais de síndrome de burnout:

 

  • Exaustão emocional: as pessoas se sentem drenadas e esgotadas, sobrecarregadas, cansadas, em baixa, e não têm energia suficiente. Problemas físicos incluem dores de estômago e problemas de digestão.

 

  • Alienação de atividades (relacionadas com o trabalho): pessoas acham seus trabalhos cada vez mais negativos e frustrantes. Eles podem desenvolver uma atitude cínica em relação a seu ambiente de trabalho e seus colegas. Eles podem, ao mesmo tempo, cada vez mais se distanciar emocionalmente e distanciar-se do seu trabalho.

 

  • Desempenho reduzido: Burnout afeta principalmente as tarefas diárias no trabalho, em casa ou os cuidados de membros da família. Pessoas com burnout são muito negativas sobre suas atividades, têm dificuldade em concentrar-se, ficam apáticos e com diminuição de criatividade.

Causas de burnout relacionadas com o trabalho

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  • Sentir que você tem pouco ou nenhum controle sobre seu trabalho
  • Falta de reconhecimento ou recompensa pelo bom trabalho
  • Expectativas de trabalho pouco claras ou excessivamente exigentes
  • Fazer tarefas monótonas ou não desafiadoras
  • Trabalhar em um ambiente caótico ou de alta pressão

Causas de burnout pelo estilo de vida

 

  • Trabalho excessivo, sem tempo suficiente para socializar ou tempo relaxante
  • Falta de relacionamentos íntimos, de apoio
  • Assumir muitas responsabilidades, sem suficiente ajuda de outros
  • Não dormir o suficiente

Traços de personalidade podem contribuir para o burnout

  • Tendências perfeccionistas: “Nada é bom o suficiente”
  • Visão pessimista de si mesmo e do mundo
  • Necessidade de estar no controle; relutância em delegar aos outros

Como o burnout é diagnosticado?

 

Não há nenhum método de consenso para se diagnosticar o burnout ainda.

 

Vários questionários podem ser usados para auto-avaliação. O problema com estes questionários é que ainda não há nenhuma definição padrão do que seja a síndrome de burnout.

 

Assim, não está claro se estes questionários são realmente capazes de medir o estresse, ou para distinguir a síndrome de outras doenças.

 

O questionário mais comum é o “Maslach Burnout Inventory” (MBI), que está disponível para diferentes grupos profissionais. No entanto, este questionário não foi desenvolvido para a prática clínica, mas sim para a investigação científica de burnout.

 

Questionários on-line sobre o risco de burnout não são adequados para descobrir se alguém tem o burnout ou se os sintomas são causados por outra razão.

 

Geralmente, os sintomas comuns do burnout podem também ter outras causas, tais como distúrbios mentais ou psicossomáticos como depressão, transtornos de ansiedade ou síndrome de fadiga crônica. Doenças físicas ou certos medicamentos podem causar sintomas como cansaço e fadiga também.

 

É importante procurar outras possíveis causas juntamente com seu médico, e não pensar de “burnout” imediatamente. Caso contrário, há um risco que você faça tratamentos ineficazes ou inadequados.

Qual é a diferença entre burnout e depressão?

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Certos sintomas do burnout também ocorrem na depressão. Estes incluem:

 

  • Exaustão extrema
  • Sentir-se para baixo
  • Redução de desempenho

 

Como os sintomas podem ser semelhantes, algumas pessoas podem ser diagnosticadas com burnout, embora elas realmente tenham depressão como diagnóstico primário.

Por essa razão, as pessoas devem ter cuidados para não se (auto) diagnosticar muito rapidamente. Seria um erro, por exemplo, aconselhar alguém com depressão a tomar férias mais longas ou aumentar o tempo fora do trabalho. Isso pode ajudar pessoas que estão apenas exaustas do trabalho para se recuperar, mas ele pode causar mais problemas para pessoas com depressão, porque eles precisam de tipos muito diferentes de apoio, tais como tratamento de psicoterapia ou drogas.

 

Algumas características de burnout são muito diferentes de depressão, no entanto. Eles incluem alienação, especialmente do trabalho. Com a depressão, sentimentos e pensamentos negativos não são apenas restritos ao trabalho mas se espalham para todas as áreas da vida.

 

Outras sintomas típicos da depressão são:

 

  • Baixa auto-estima
  • Desesperança
  • Tendências suicidas

 

Estas não são consideradas como sintomas típicos de burnout.

 

Nem todo caso de burnout terá depressão na sua raiz, mas os sintomas de estresse podem aumentar o risco de alguém se a depressão.

10 dicas para superar a síndrome de burnout

 

Se você se tornou uma vítima de burnout, aqui estão alguns passos que você possa superar mais facilmente a síndrome.

 

  • Faça um inventário. Faça uma lista de todas as situações que fazem você se sentir estressado, ansioso, preocupado, frustrado e impotente. Não se apresse com isso. Não é uma corrida; é um processo. Na verdade, você deve considerar isso uma obra em processo, acrescentando itens conforme as situações entram na sua mente.

 

  • Ao lado de cada item no inventário, escreva pelo menos uma forma de modificar essa situação para reduzir seu stress e então começe a implementá-las em sua rotina. Não fique frustrado se você não ver mudanças imediatas ou sentir resultados imediatos. Burnout não acontece de um dia para o outro, por isso, é irrealista esperar que ele melhora subitamente. Uma implementação consistente de mudanças positivas em sua rotina é a melhor maneira de ver a melhora.

 

  • Apenas diga “não”. Enquanto você está se “recuperando”, evite assumir quaisquer novos compromissos ou responsabilidades. Sabemos que você tem que viver no mundo real, e haverá algumas coisas que você não pode sair fazendo. Mas as pessoas têm o mau hábito de dizer “sim” quando eles podem dizer “não”. Resista a esse impulso.

 

  • Delegue tantas tarefas quanto possível, mesmo se a pessoa que você está delegando não possa fazê-los mais rapidamente ou, fazê-la como você faria.

 

  • Faça uma pausa entre grandes projetos. Burnout coloca seu corpo e mente em um estado enfraquecido, então evite saltar de um projeto demorado e estressante para o próximo, a fim de dar a sua mente e seu corpo uma chance de recuperar.

 

  • Controle seus dispositivos. Gadgets, como iPads, computadores e smartphones, podem consumir grandes quantidades de tempo e energia. Evite usá-los, tanto quanto possível. Saiba relaxar e desligar a mente de vez em quando.

 

  • Socialize fora de seu grupo profissional. Isto pode fornecer novas perspectivas, estimular novas ideias e ajudá-lo a descobrir recursos anteriormente desconhecidos.

 

  • Resista à tentação de levar trabalho para casa. Sim, sabemos que você tem um trabalho a fazer e em algum momento o trabalho tem de ser feito. Porém, é importante saber diminuir um pouco o ritmo para que você volte à sua rotina diária.

 

  • Reforce o esforço, não o resultado. Nem mesmo os melhores jogadores fazem gols em todas as partidas. Lembre-se de valorizar a tentativa e o esforço, e não apenas o resultado final.

 

  • Considere entrar em um grupo de apoio. Um grupo de apoio não é necessariamente um grupo terapêutico. Pode ser uma organização profissional que forneça suporte ou tutoria, ou um grupo de amigos casuais, ficando juntos para conversar e compartilhar ideias. A escolha de um grupo de apoio tem duas finalidades: 1) compartilhar sentimentos muitas vezes reduz o stress, e 2) ficar juntamente com os outros reduz o isolamento, uma consequência comum do burnout.

 

Finalmente, um conselho geral: Redescubra sua paixão. Se você for como a maioria das vítimas de burnout, essa paixão provavelmente perdeu seu significado, deixando você se sentindo exausto fisicamente e emocionalmente esgotado.

 

Redescobrir sua paixão (ou encontrar uma nova), com uma nova consciência de si, pode ser a faísca que você precisa para reacender a chama.

 

Isto pode significar que você tenha de redefinir seus papéis no trabalho, em casa, ou ambos.

 

Pode significar que você tem que encontrar uma maneira de redistribuir a carga que você está carregando. Ou pode significar que você tenha que encontrar uma nova paixão, que oferecerá que mais equilíbrio para que possa desfrutar a vida da maneira que fazia anteriormente.

Suporte a disposição e os níveis de energia ao comer uma dieta saudável

 

O que você coloca em seu corpo pode ter um impacto enorme sobre a disposição e os níveis de energia durante todo o dia.

 

Minimize o açúcar e carboidratos refinados. Você pode desejar lanches açucarados ou alimentos como macarrão ou batata frita, mas esses alimentos com altos níveis de carboidratos levam rapidamente a uma queda de humor e energia.

Reduza o consumo elevado de alimentos que podem afetar seu humor, tais como a cafeína, gorduras trans e alimentos com conservantes químicos ou hormônios.

Coma mais Omega-3 e ácidos graxos para dar um impulso a seu humor. As melhores fontes são os peixes (salmão, anchovas, sardinhas), algas marinhas, linhaça e nozes.

Evite a nicotina. Fumar quando se sentir estressado pode levar a uma calmaria repentina, mas a nicotina é um poderoso estimulante, levando a maiores, e não menores, níveis de ansiedade.

Beba álcool com moderação. Álcool reduz temporariamente a preocupação, mas o excesso pode causar ansiedade.

Está no caminho de desenvolver burnout?

Você pode estar no caminho para o burnout se:

 

  • Cada dia é um dia ruim.
  • Se preocupar com o seu trabalho ou a vida em casa parece ser um total desperdício de energia.
  • Você está exausto o tempo todo.
  • A maioria do seu dia é gasto em tarefas que você acha tediosamente maçante ou esmagadora.
  • Você se sente não apreciada, ou fazer nada faz alguma diferença.

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