Artrite Reumatoide: Pontos importantes para entender a doença
O que é a artrite reumatoide?
Artrite Reumatoide (AR) é uma forma de inflamação nas juntas. Esta doença tem uma causa diferente das causas mais comuns de artrite, osteoartrite. Esta condição ás vezes é conhecida como “artrite de desgaste” porque normalmente afeta suas articulações que suportam grandes pesos (quadris, joelhos e coluna vertebral) e torna-se mais comum à medida que o paciente envelhece ou está acima do peso.
A artrite reumatóide, assim como a disfunção da tireoide, é uma doença autoimune. Seu sistema imunológico geralmente ‘ataca’ bactérias, viroses, etc… ajudando você a combater a infecção. Na artrite reumatóide, esse sistema reconhece o tecido que envolve suas próprias articulações como um inimigo e acaba atacando essas áreas.
Isso causa inflamação e dor, e com o tempo, pode danificar a articulação e os ossos do outro lado.
Quem sofre com esta doença?
Sintomas pode começar a qualquer tempo a partir da infância mas é mais comum a partir dos 40 anos.
Mulheres tem três vezes mais chances de serem afetadas do que homens, e estima-se que mais de 1,000,000 (um milhão) de pessoas no Brasil sofram de artrite reumatóide.
Quais são os sintomas da Artrite Reumatóide?
Outras condições, como infecção viral, podem causar inflamação nas articulações, então o médico não deve diagnosticar artrite reumatóide até que você tenha tido sintomas por pelo menos 6 semanas.
Eles incluem:
Dor e inchaço nos dedos, tornozelos, pulsos, dedos ou outras articulações do pé
A rigidez matinal, com duração de mais de meia hora todos os dias
Nódulos sob a pele.
Quando você é afetado pela primeira vez, pode apresentar outros sintomas incluindo cansaço, perda de peso e sintomas gripais.
As articulações mais comumente afetadas são as pequenas articulações das mãos e pés e elas podem ficar quentes, vermelhas e inchadas.
Algumas vezes a artrite reumatóide afeta mais do que suas articulações, porque seu sistema imunológico ataca outras partes do seu corpo incluindo olhos, artérias e pulmões.
Quais exames meu médico irá requisitar ?
Exames de sangue irão normalmente (mas não sempre) dizer se você sofre de artrite reumatóide.
Seu médico também pode requisitar raio-x das articulações que estão causando a sua dor.
Quais são os tratamentos da Artrite Reumatóide?
Existem muitos tratamentos disponíveis para artrite reumatóide. Você vai ser encaminhado para um hospital ou clínica especializada quando for diagnosticado. A equipe inclui aqui não apenas doutores mas fisioterapeutas, que podem ajudar você a se manter em movimento; e terapeutas ocupacionais, que podem fornecer adaptações para ajudá-lo a lidar com as tarefas do dia-a-dia.
Os objetivos do tratamento da artrite reumatóide são aliviar a dor, reduzir a inflamação das articulações, diminuir a danificação nas articulações, manter qualquer deficiência que você sofra por causa da doença ao mínimo; e fornecer suporte para mantê-lo o mais ativo possível.
Medicamentos usados para aliviar a dor e o inchaço incluem analgésicos como paracetamol ou codeína e anti-inflamatórios não esteroidais como o ibuprofeno.
Comprimidos de esteroides podem ajudar com a dor, inflamações e rigidez, mas tendem a ser indicados por um período curto para alivio imediato, pois eles podem causar efeitos colaterais como diabetes tipo 2, pressão alta e osteoporose (Enfraquecimento dos ossos) em doses elevadas.
Diminuir a velocidade da doença com um diagnóstico precoce
Antigamente, pacientes com sintomas de artrite reumatóide severa eram receitados com “drogas modificadoras da doença artrite reumatoide” .
O objetivo era fazer com que essas drogas diminuíssem o progresso da doença. No entanto, os medicamentos usados –incluindo remédios feitos com ouro e sulfassalazina – todos agem sobre o sistema imunológico.
Isso significa que um dos efeitos colaterais é um grande risco de infecções, então eles precisavam ser cuidadosamente monitorados com exames de sangue.
Atualmente, médicos descobriram que receitar esses medicamentos nos estágios iniciais pode reduzir as complicações a longo prazo.
Biológicos na manga
Em algumas pessoas, as drogas modificadoras do curso da doença não retardam muito a progressão da doença. Até poucos anos, não havia muito mais a oferecer. Mas nos últimos anos temos visto resultados emocionantes com um novo grupo de medicamentos chamados de medicamentos biológicos.
Eles são projetados para atingir moléculas específicas no sistema imunológico que atacam o revestimento de suas articulações.
Eles são dados por injeção e precisam ser feitos exames de sangue regulares e não são indicados para todos, mas eles oferecem esperança real para alguns pacientes.
Leave a Reply
Envie um comentário