CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Acupuntura a Laser – Tudo o que Você Precisa Saber Sobre o Procedimento

A Acupuntura a Laser ou Laser Acupuntura é uma versão menos tradicional da técnica chinesa.

Apesar disso, consegue entregar os mesmos benefícios que o método original, utilizando os mesmos princípios. Você já sabia disso?

Existem vários fatores interessantes na Acupuntura a Laser. Que tal falarmos sobre cada um deles detalhadamente? Continue a leitura e saiba mais. 

A Acupuntura a Laser é uma versão do tratamento de origem chinesa que substitui as agulhas por feixes de luz de baixo efeito térmico.

O laser geralmente possui um comprimento de onda de em média 620 nm (laser vermelho), e é irradiado em determinados “acupontos”, isso é, os pontos do corpo utilizados na acupuntura.

Como o método tradicional, essa técnica estimula esses pontos com o objetivo de liberar neurotransmissores e outras substâncias para tratar de problemas no corpo do paciente.

O procedimento é basicamente a junção de duas técnicas bem conhecidas: a acupuntura tradicional, que é utilizada há séculos, e a terapia com laser, ou laserterapia, que surgiu em 1970.

Também conhecido como laser terapêutico, o laser utilizado na acupuntura age com baixa intensidade de energia e não causa efeitos colaterais quando usado em condições adequadas.

Dessa forma, a Acupuntura a Laser é realizada com equipamentos que emitem um laser de intensidade baixa, como os que são usados em cirurgias, estimulando os pontos de acupuntura da mesma forma que as agulhas.

A história do raio laser 

O laser, ou light amplification by stimulated emission of radiation, que traduzido para o português significa “amplificação da luz por emissão estimulada por radiação”, é uma radiação eletromagnética visível ao olho humano.

Albert Einstein foi a primeira pessoa a realizar os estudos que deram origem ao que hoje chamamos de laser, em 1916, lançando as bases para a sua criação seguindo as teorias de Max Planck.

A partir da retomada desses estudos, em 1953, os cientistas conseguiram produzir o primeiro laser, como um dispositivo que não possuía a capacidade de emitir ondas contínuas.

Apesar disso, Einstein é hoje apontado como o cientista que descobriu o efeito físico do funcionamento do laser.

Com o grande avanço tecnológico que ocorreu e ainda vem ocorrendo, o laser ganhou cada vez mais espaço na medicina e é um recurso importantíssimo em diversos tratamentos como terapias e cirurgias.

Devido à alta eficiência do recurso e ao receio de alguns pacientes em relação à utilização de agulhas, a acupuntura a laser se tornou uma ótima alternativa para quem busca pela técnica chinesa. 

Que tipo de laser é utilizado na acupuntura?

Na Laser Acupuntura geralmente são usados dois tipos de laser, que possuem intensidade e comprimentos de onda distintos.

O primeiro deles é o Laser Vermelho, que possui um comprimento de onda entre 620 e 750 nm.

Ele causa uma ação terapêutica menos profunda na pele, ou seja, atua nos tecidos mais superficiais. Por isso, é o mais indicado para a realização de tratamentos estéticos.

O segundo é o Laser Infravermelho, com um comprimento de onda entre 750 e 1200 nm.

É um laser mais incisivo, usado para atingir tecidos mais profundos da pele.

É também o mais indicado para o tratamento de celulites e rejuvenescimento da pele, além de diminuir os processos causadores de inflamações.

O que esses dois tipos de laser possuem em comum, é que os dois produzem efeitos com ação anti-inflamatória e analgésica.

Benefícios da Laserterapia

acupuntura a laser

A eficácia da Acupuntura a Laser já é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde.

O método que se originou na China consiste em uma técnica eficaz no tratamento de várias doenças, incluindo enfermidades físicas e mentais.

Dentre elas, podemos citar: reumatismo, fibromialgia, dores crônicas, enxaqueca, lombalgia, artrose, depressão, ansiedade, insônia e muitas outras.

Você pode entender mais sobre os benefícios da acupuntura para ansiedade em outro de nossos artigos. 

Além disso, a Laser Acupuntura ainda é uma alternativa eficiente em procedimentos estéticos e cicatrização de feridas.

O procedimento, além de possuir todos os efeitos do método tradicional, oferece também alguns efeitos adicionais quando comparado a ele, já que envolve ação analgésica, anti-inflamatória e anti-edematosa.

Reações que não fazem parte da acupuntura com agulhas.

A terapia com laser ainda é mais rápida e amplamente eficaz que a tradicional, além de não gerar resíduos, como as agulhas descartáveis utilizadas na outra técnica, o que é ótimo para o meio ambiente. Você sabia disso?

Então, resumindo, alguns dos benefícios da Acupuntura a Laser são:

  • Efeito relaxante
  • Efeito analgésico
  • Redução de edemas
  • Reparação de lesões
  • Alívio de dores físicas
  • Auxílio na produção de colágeno
  • Tratamento de enfermidades mentais
  • E desenvolvimento do sistema imunológico.

Em que casos a terapia a laser pode ser recomendada?

  • Em doenças da pele, como herpes, terçol eritema, eczema, acne e feridas em diabéticos
  • Inflamações
  • Lesões e doenças nas articulações e ossos, como a restauração das cartilagens, regeneração de ossos e calosidades
  • Resolução de problemas no sistema nervoso, como a reparação e cicatrização de lesões, parestesia, neurites e neuralgia
  • Ativação do fluxo sanguíneo e redução de edemas
  • Alívio de dores 
  • E também tratamentos estéticos, como redução de rugas e cicatrizes, manchas e flacidez na pele.
Não provoca dor ou reações negativas no corpo

Contraindicações e restrições da Acupuntura a Laser

Apesar de ser um tratamento que não provoca dor ou reações negativas no corpo, a acupuntura a laser possui algumas restrições em relação ao seu uso.

Uma das situações em que não é recomendado realizar a terapia é no período de gestação.

Além disso, quando o laser é irradiado sobre focos de infecções bacterianas ele pode estimular a multiplicação dos microrganismos. Então, deve-se evitar irradiar o laser sobre esses locais.

Outro efeito causado pelo laser é a proliferação de células tumorais, o que torna a técnica prejudicial a pacientes portadores de neoplasias.

O tratamento é doloroso?

Apesar de não causar nenhuma dor ou desconforto considerável, a acupuntura com agulhas ainda causa certo medo em algumas pessoas.

Se você ainda tem receio de procurar um profissional que realize o tratamento, saiba que o procedimento com laser é completamente indolor. Fantástico, não é?

Na acupuntura, o laser utilizado é de baixa intensidade.

Isso significa que é improvável que ele produza alguma queimadura ou corte na pele do paciente, já que transmite um calor mínimo e o aparelho não chega a entrar em contato com a pele.

Além disso, a técnica não apresenta riscos de infecção ou de surgimento de problemas de coagulação, já que não é invasiva.

Saiba mais sobre a dor em sessões de acupuntura clicando aqui.

Como saber se o profissional é habilitado?

Um profissional com autorização para atuar com o método de Acupuntura a Laser deve ser capacitado em alguma área da saúde.

Além disso, ele precisa ter concluído uma pós-graduação em Acupuntura em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura.

É também necessário que o profissional tenha uma certificação em curso de extensão em Laserterapia.

Duração e preço médio do tratamento com Acupuntura a Laser

O tempo estimado de uma sessão de Acupuntura a Laser é de 20 minutos, podendo durar até no máximo 50 minutos.

Quanto à quantidade de sessões necessárias para a obtenção de resultados, vale ressaltar que depende de alguns fatores relacionados ao paciente – como o problema a ser tratado, idade, espessura da pele, sistema imunológico e outros fatores a serem avaliados.

Mas, o mais recomendado para quem deseja melhores resultados é que sejam realizadas no mínimo 4 sessões.

Já o preço do tratamento também é uma variável na laser acupuntura, visto que depende da região e do profissional habilitado para realizar a terapia.

Conheça também a Acupuntura Auricular, procedimento que oferece vários benefícios.

Clinica Hong Jin Pai Sao Paulo e1621991307344

RUA SAINT HILAIRE 96 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP

Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica

Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.

Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 | Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura. Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa.

Deixe o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.