CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Conheça os benefícios da acupuntura para a sua saúde

Com mais de 5.000 anos, a acupuntura é uma arte terapêutica. O método faz parte de um dos ramos da medicina tradicional chinesa e tem como objetivo restaurar a saúde, ou seja, equilibrar a circulação da energia no corpo.

Atualmente, são reconhecidos 361 pontos de acupuntura e a maioria deles está localizado nos 14 meridianos do corpo.

Esta prática ancestral é baseada em dois princípios fundamentais:

  •  Manter a energia vital para fins de prevenção
  • Harmonizar o desequilíbrio energético que pode ser resultado de três causas: emocional, sistêmica ou ambiental

Continue a leitura e conheça todos os benefícios.

A acupuntura tem muitos benefícios, em sua maioria já comprovados cientificamente. Que tal alguns exemplos?

Acupuntura para perda de peso

Esse método pode atuar no apetite, mas não diretamente na perda de peso. Ajuda a regular e controlar a fome e consequentemente a comer em quantidades mais adequadas. A acupuntura movimenta as energias internas e externas, o que favorece o bom funcionamento dos órgãos. Para observar os efeitos no seu apetite, é aconselhável seguir um programa de 2 a 4 meses.

Acupuntura para reduzir o estresse

Quando uma pessoa experimenta distúrbios diários como estresse, ansiedade ou mesmo insônia, isso causa um desequilíbrio energético. É por isso que a acupuntura desempenha um papel importante na redução do estresse. Tem ação calmante e ajuda a reequilibrar a mente e as emoções. Não existe um tratamento padrão, pois cada situação estressante é diferente.

Acupuntura para parar de fumar

A acupuntura pode ser usada para desintoxicação, desde que o paciente acredite e receba apoio psicológico e orientação de seu médico.

Acupuntura durante a gravidez

A acupuntura é um método para aliviar a gravidez dolorida. Na verdade, essa prática permite acalmar as náuseas que geralmente aparecem durante os primeiros 3 meses de gravidez, além de aliviar distúrbios circulatórios e distúrbios do sono. E tem mais, a acupuntura ajuda a preparar o períneo na sala de parto e provoca a abertura cervical.

Acupuntura para dor e enxaqueca

Este método terapêutico é muito eficaz em problemas como tendinites, enxaquecas, osteoartrite ou artrite, beneficiando a qualidade de vida das pessoas que sofrem com essas condições. 

A acupuntura para o tratamento de distúrbios funcionais

A técnica é útil no tratamento de alergias, hipertensão, doenças de pele, distúrbios digestivos, entre outros, sendo um importante coadjuvante e acelerando a recuperação da saúde.

Como ocorre uma sessão de acupuntura?

A primeira sessão de acupuntura é o primeiro contato entre o paciente e o acupunturista. Essa seção é importante para determinar a patologia do paciente, os efeitos terapêuticos esperados e realizar um exame clínico. O exame envolve palpação e ausculta.

Durante uma sessão de acupuntura, o paciente deita-se em uma mesa de massagem de maneira relaxada. Em seguida, o profissional coloca agulhas finas em pontos precisos e estratégicos da superfície da pele.

Essas agulhas de acupuntura estimulam os pontos correspondentes aos problemas do paciente. Cada consulta é diferente, e a duração e o número de sessões podem variar de uma pessoa para outra. Normalmente, as sessões duram entre 15 minutos e 1 hora. 

Efeitos colaterais são raros.

Quais são os riscos associados à acupuntura? 

Os riscos da acupuntura são baixos quando se vai a um médico acupunturista capacitado. Você pode encontrar os seguintes riscos:

  • Leve sangramento
  • Dor local ao inserir a agulha na pele
  • A formação de um hematoma, pois o acupunturista às vezes pode picar até 8 cm sob a pele
  • Vermelhidão ou borbulhas: neste caso, consulte o seu médico para saber se consegue continuar as suas sessões. Pode ser uma alergia à agulha. 

O risco de infecção e transmissão de doenças infecciosas é praticamente nulo no campo da acupuntura, afinal, os médicos usam agulhas novas, esterilizadas e descartáveis. 

Tenha cuidado, se a acupuntura tomar o lugar dos tratamentos convencionais, isso pode levar a um grande risco de agravamento dos sintomas. A acupuntura deve permanecer como uma terapia complementar aos tratamentos convencionais.

Quais são as contraindicações para a acupuntura?

Mesmo que existam poucas contraindicações, é necessário lembrá-las.

Pessoas que sofrem de câncer ou de um órgão lesado não devem praticar acupuntura, a menos que as sessões sejam recomendadas para aliviar os efeitos colaterais dos tratamentos alopáticos.

Além disso, a acupuntura pode ser difícil de suportar em condições físicas frágeis, razão pela qual as pessoas vulneráveis ​​devem consultar um clínico geral para descobrir se podem passar por sessões de acupuntura. Os debilitados são os idosos, os imunocomprometidos ou as pessoas com tratamentos pesados ​​e cansativos.

Não é recomendado fazer uma sessão de acupuntura para pessoas que sofrem de fadiga temporária intensa. Na verdade, o tratamento pode não ser totalmente eficaz em um organismo enfraquecido. Se você estiver voltando de uma viagem ou passou por um período difícil, certifique-se de descansar antes de realizar uma sessão de acupuntura. 

Deixe o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Send this to a friend