CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Acupuntura para Fertilidade: Tratamento complementar para engravidar

A acupuntura está cada vez mais sendo utilizada nos tratamentos de quadros que afetam a fertilidade.

Acupunturaé uma palavra oriunda do latim, em que Acus significa agulha e Punctura significa picada, espetar. A técnica de acupuntura consiste, portanto, na inserção de agulhas finas ao longo do corpo, manipuladas manualmente ou por estimulação elétrica (eletroacupuntura), calor (moxabustão) ou por laser em pontos específicos do corpo[1]Cabýoglu MT, Ergene N, Tan U. The mechanism of acupuncture and clinical applications. International journal of neuroscience. 2006 Jan 1;116(2):115-25..

Biologicamente falando, é um método de estimulação neurológica em receptores específicos, com efeitos de modulação da atividade neurológica em três níveis – local, espinhal e supra-espinhal.

A técnica de acupuntura é um dos tratamentos médicos mais antigos do mundo, sendo a soma de práticas terapêuticas herdadas das tradições médicas orientais. Segundo as tradições da Medicina Chinesa, a acupuntura é capaz de alinhar e harmonizar canais energéticos do corpo, chamados de meridianos, conforme o equilíbrio de Yin e Yang, ou seja, a energia que é receptiva e a energia que está ativa, respectivamente[2]Chang R, Chung PH, Rosenwaks Z. Role of acupuncture in the treatment of female infertility. Fertility and Sterility. 2002 Dec 1;78(6):1149-53..

 

acupuntura engravidar

Visão contemporânea sobre a Acupuntura

Aliás, a Medicina Ocidental e Moderna também sugerem que a acupuntura estimula a liberação de substâncias químicas que modificam o sistema nervoso, podendo assim ter efeitos em todo o corpo, favorecendo o equilíbrio do organismo.

Esse método milenar da Medicina Chinesa pode ser utilizado no tratamento de diversas patologias, dentre elas, problemas obstétricos e ginecológicos, inclusive na infertilidade[3]Bovey M, Lorenc A, Robinson N. Extent of acupuncture practice for infertility in the United Kingdom: experiences and perceptions of the practitioners. Fertility and sterility. 2010 Dec … Continue reading.

O que é infertilidade?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a infertilidade é definida como a incapacidade de conceber após 24 meses de relações sexuais desprotegidas. No entanto, na prática o período é um pouco mais curto, considerando assim infertilidade após 12 meses sem atingir a gestação.

A infertilidade não é um problema raro e atinge cerca de 10-15% de casais em idade fértil, entre 15 a 49 anos.

acupuntura tratamento gravidez

Principais causas da Infertilidade

As principais causas da infertilidade incluem fatores femininos, fatores masculinos, fatores combinados e até mesmo causas idiopáticas (ou seja, não se encontra uma causa orgânica).

Fatores Femininos

Disfunções ovulatórias/hormonais, alterações tubárias e endometriose.

Fatores Masculinos

Alterações pré-testiculares, testiculares e pós-testiculares

Fatores Combinados

Combinação de fatores masculinos e femininos.

Causas Idiopáticas

Sem causa conhecida.

Acupuntura no tratamento de Infertilidade

A acupuntura tem se destacado cada vez mais e despertado o interesse de pesquisadores e casais. Os primeiros relatos sobre o uso da acupuntura para o tratamento da infertilidade foram publicados na década de 1960[4]Ng EH, So WS, Gao J, Wong YY, Ho PC. The role of acupuncture in the management of subfertility. Fertility and Sterility. 2008 Jul 1;90(1):1-3..

Segundo os estudos da literatura médica, publicados desde 2002, a acupuntura pode aumentar de 15% a 20% a probabilidade de uma gravidez em mulheres submetidas à fertilização in vitro, e outros procedimentos de reprodução assistida[5]Domar AD, Meshay I, Kelliher J, Alper M, Powers RD. The impact of acupuncture on in vitro fertilization outcome. Fertility and Sterility. 2009 Mar 1;91(3):723-6..

A partir daí, diversos depoimentos foram publicados sobre a interferência positiva da acupuntura integrada a outros tratamentos para a infertilidade em homens e mulheres[6]Pei J, Strehler E, Noss U, Abt M, Piomboni P, Baccetti B, Sterzik K. Quantitative evaluation of spermatozoa ultrastructure after acupuncture treatment for idiopathic male infertility. Fertility and … Continue reading.

Pesquisas recentes demonstram que muitas mulheres tiveram sua fertilidade restabelecida após o tratamento de acupuntura[7]Nandi A, Shah A, Gudi A, Homburg R. Acupuncture in IVF: A review of current literature. Journal of Obstetrics and Gynaecology. 2014 Oct 1;34(7):555-61.

Nesses casos de tratamento para infertilidade ou problemas similares do sistema reprodutor feminino, a acupuntura age na liberação de neurotransmissores, estimulando a secreção de gonadotrofina, o fluxo sanguíneo do útero e a produção de opioides endógenos, que influenciam o ciclo menstrual, a ovulação, a fertilidade e a inibição do Sistema Nervoso Central na saída e resposta ao estresse biológico.

Estudos científicos revelam que muitos organismos em desequilíbrio energético tem a necessidade de um número maior de sessões de acupuntura para restabelecer as funções normais. Em casos de infertilidade em que os casais se submetem a algum procedimento de reprodução assistida, os níveis de estresse e ansiedade têm sido elevados, devido ao aumento de expectativa para a gravidez.

No entanto, ocorre uma redução dos níveis de ansiedade nos pacientes que fazem uso de acupuntura.

Importância da avaliação da infertilidade

É de grande relevância avaliar a condição emocional, hormonal e ciclo menstrual como um todo, não apenas os resultados de gravidez, pois estes fatores podem interferir indiretamente no sucesso reprodutivo. Por isso, sugere-se avaliação e tratamento individualizado de acordo com o padrão de desarmonia de cada paciente, fazendo um tratamento com mais sessões de acupuntura, que aumentaria as chances de chegar ao equilíbrio do organismo.

Estudiosos da área já relataram a importância de associar acupuntura a tratamentos de fertilização assistida, uma vez que ajuda a reduzir níveis de estresse, ansiedade e depressão, melhorando sintomas emocionais que parecem durar pelo menos três meses após o fim do tratamento.

acupuntura fertilidade

Evidências Científicas da Acupuntura na Infertilidade

Em 2016, Cochrane e colaboradores, em um estudo publicado na revista médica Evidence-based Complementary and Alternative Medicine, avaliaram 160 mulheres que tentaram engravidar por 12 meses seguidos, sem sucesso. Quase 50% das causas de infertilidade eram femininas, menos de 10% eram causas masculinas e o restante, causas indefinidas.

As mulheres selecionadas foram divididas em dois grupos: o primeiro grupo recebeu acupuntura acrescido de mudança nos hábitos de vida (incluindo atividade física e dieta) e o segundo grupo apenas modificou seus hábitos de vida, sem acupuntura.

O acompanhamento foi realizado por três meses e as sessões de acupuntura eram semanais, enquanto os pontos utilizados eram modificados a cada fase, incluindo as fases de período menstrual, após a fase menstrual, durante a ovulação e após a ovulação.

Curiosamente, foi observado alguma mudança menstrual na maioria das mulheres que realizaram acupuntura, não tendo sido relatado o mesmo no grupo de mulheres que apenas modificaram seus hábitos de vida.

Das mulheres que engravidaram após o estudo, as que receberam acupuntura conceberam na metade do tempo comparado ao outro grupo. Essa evidência é de grande relevância, apesar de os efeitos biológicos dessa técnica ainda não serem totalmente conhecidos.

Utilidade da Acupuntura no Tratamento da Infertilidade

Quando se fala no assunto, a acupuntura é referida mais como tratamento coadjuvante. Porém, o tratamento da infertilidade por acupuntura pode ser indicado de forma exclusiva ou com o objetivo de complementar e potencializar o tratamento convencional, dependendo de cada caso em particular.

O tratamento depende das causas de infertilidade de cada casal. Com a associação da acupuntura a métodos convencionais, o tratamento para a infertilidade pode ficar mais eficaz. Toda mulher, que esteja ou não, realizando tratamento de fertilização in vitro ou inseminação uterina, independente do fator de infertilidade, pode ser tratada com a acupuntura.

Já as mulheres que pretendem engravidar naturalmente, sem intervenção médica, somente com a acupuntura, devem ser avaliadas caso a caso. Desse modo, é essencial deixar esclarecido que cada tratamento é feito de forma individualizada.

Cerca de 52% das mulheres que se submetem a este tratamento conseguem resultados positivos. Deste modo, essa técnica merece mais atenção. Mais estudos são necessários, assim como as investigações mais atuais devem ter continuidade, para que os mecanismos de ação desse procedimento sejam melhor esclarecidos.

Perguntas Frequentes sobre Acupuntura e Fertilidade

Como a acupuntura auxilia na fertilidade feminina?

Estudos em modelos animais indicam que a acupuntura funcione através de vários mecanismos diferentes para aumentar a fertilidade, incluindo a regulação dos hormônios reprodutivos e a melhora do fluxo sanguíneo para o útero e os ovários. O fluxo sanguíneo aprimorado pode aumentar a capacidade de resposta ao tratamento e implantação de embriões

Para quem é indicada a acupuntura?

A acupuntura pode ser benéfica para homens e mulheres durante o processo de fertilidade, ajudando você a relaxar e melhorar seu bem-estar geral. Para as mulheres, foram realizadas pesquisas sobre seu uso nas seguintes áreas:
  • Regulação o ciclo menstrual
  • Ajuda a neutralizar os níveis de estresse
  • Melhora a circulação sanguínea para os órgãos pélvicos, incluindo os ovários e o útero
  • Ajuda a apoiar a disfunção da ovulação em algumas mulheres
  Tudo isso pode ter um papel importante no processo de fertilidade.

O que não pode ser tratado com a acupuntura na fertilidade?

Apesar da acupuntura poder ser utilizada em vários casos de infertilidade, quando a mulher apresenta alterações e patologias como pólipo endometrial, miomas uterinos, malformações (de útero ou trompas), recomenda-se um tratamento cirúrgico. Após o procedimento cirúrgico, com a paciente tentando uma gravidez espontânea ou tratamento de inseminação uterina ou fertilização, pode se utilizar a acupuntura como tratamento complementar.

Quando a acupuntura é recomendada durante a fertilização in vitro?

Para as mulheres, podemos recomendar sessões de acupuntura em vários momentos-chave durante o processo de fertilização in vitro:
  • Na preparação para o seu ciclo
  • Antes e depois da transferência de embriões
  • Período de espera (duas semanas) entre a transferência embrionária e o teste de gravidez
Durante a espera de duas semanas, que é muitas vezes um período de ansiedade, oferecemos às mulheres um tratamento de acupuntura muito suave para estresse e relaxamento entre os dias 7 e 10. São sessões muito reconfortantes que ajudam a apoiar seu corpo e aliviar a tensão enquanto você aguarda seu resultado da gravidez. Trabalharemos com você para criar um plano altamente individualizado para ver se a acupuntura pode ser benéfica para sua situação única e jornada de fertilidade.

A Acupuntura é um procedimento seguro?

Desde que realizada por médico capacitado, a acupuntura é um procedimento seguro e desprovido de efeitos colaterais. Reações adversas à acupuntura estão em geral associadas à má formação de quem a pratica.

A acupuntura é um tratamento complementar?

Atualmente os tratamentos em qualquer área médica tendem a ser multidisciplinares, ou seja, uma especialidade complementa outra. Nesse contexto, a acupuntura tem sua importância reconhecida. [spacer] Para ilustrar, são apresentados a seguir três exemplos: [spacer] Pacientes com torcicolo ou dor muscular podem ser tratados somente por acupuntura com resultados satisfatórios. [spacer] Cerca de 70% dos pacientes acometidos de fibromialgia, ou seja, dores crônicas generalizadas, melhoram significativamente com acupuntura. Os demais (30%) devem complementar o tratamento com medicamentos e apoio de profissionais da Saúde Mental e da Medicina Física. O condicionamento físico é obrigatório para todos os pacientes com fibromialgia. [spacer] Em casos de artrite reumatóide ou de lupus eritematoso sistêmico, a acupuntura não substitui o tratamento medicamentoso e sim o complementa. [spacer] Assim, dependendo da doença, a acupuntura pode ser tratamento único ou complementar.

A acupuntura proporciona bom resultado em todos os casos?

Em casos de dor, espasmo e rigidez musculares, dor de cabeça, doenças psicossomáticas, ansiedade, estresse, depressão leve, e outras que não apresentam alteração orgânica grave, normalmente a técnica apresenta bons resultados. Tais efeitos podem não ser suficientes em casos de doenças mais graves e crônicas, sendo necessário complementar a técnica com outras terapias, inclusive com medicamentos. Exemplos: em caso de infecção bacteriana, o tratamento pela acupuntura pode aliviar o desconforto, mas é o uso de antimicrobiano que elimina a infecção. Em caso de crise asmática, torna-se necessário oferecer remédios broncodilatadores, entre outros. Em casos de dores agudas, se necessário, não se deve hesitar em receitar analgésicos, incluindo a morfina ou derivados. [spacer] Em dor crônica como lesões de nervos e fibromialgia, a associação de remédios antidepressivos, anticonvulsivantes, neurolépticos, e até morfina, aumenta o efeito da terapêutica. [spacer] Em resumo, em benefício da qualidade de vida do paciente, devem-se incluir todos os meios disponíveis a favor dele.

A Acupuntura tem algum efeito colateral desagradável?

A Acupuntura tem virtualmente nenhum efeito colateral importante. Após uma sessão de acupuntura, pode haver o surgimento de pequenos hematomas devido a punção de pele em alguns pontos, que se resolvem espontaneamente em poucas horas a dias.

Pode também haver uma pequena dor local após a estimulação de alguns pontos mais profundos. O uso de meios físicos como uma bolsa de água quente ou gelo local já é o suficiente para o alívio dessa pequena dor.

Acupuntura não tem contra-indicações?

Qualquer indivíduo, em qualquer idade, pode ser tratado com acupuntura, exceto os pacientes com infecções generalizadas da pele. Mesmo durante a gravidez, a acupuntura não é contra-indicada, desde que se evite a aplicação nos pontos que atuam como dilatadores do colo do útero e facilitadores da contração uterina; entretanto, ainda se trata de assunto polêmico, a não ser nas vésperas do trabalho de parto, quando a acupuntura pode auxiliar sua aceleração. [spacer] A acupuntura é uma técnica invasiva que exige conhecimentos médicos sobre antissepsia, anatomia e fisiologia humanas, fundamentais para evitar acidentes e complicações que eventualmente possam ocorrer, tais como inoculação de microorganismos no corpo humano ou dano a alguma estrutura nobre, como fígado, rim ou pulmão, com seqüelas imprevisíveis. Mas esse tipo de risco é extremamente baixo.
Clinica Hong Jin Pai Sao Paulo e1621991307344

RUA SAINT HILAIRE 96 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP

Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica

Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.

Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Cabýoglu MT, Ergene N, Tan U. The mechanism of acupuncture and clinical applications. International journal of neuroscience. 2006 Jan 1;116(2):115-25.
2 Chang R, Chung PH, Rosenwaks Z. Role of acupuncture in the treatment of female infertility. Fertility and Sterility. 2002 Dec 1;78(6):1149-53.
3 Bovey M, Lorenc A, Robinson N. Extent of acupuncture practice for infertility in the United Kingdom: experiences and perceptions of the practitioners. Fertility and sterility. 2010 Dec 1;94(7):2569-73.
4 Ng EH, So WS, Gao J, Wong YY, Ho PC. The role of acupuncture in the management of subfertility. Fertility and Sterility. 2008 Jul 1;90(1):1-3.
5 Domar AD, Meshay I, Kelliher J, Alper M, Powers RD. The impact of acupuncture on in vitro fertilization outcome. Fertility and Sterility. 2009 Mar 1;91(3):723-6.
6 Pei J, Strehler E, Noss U, Abt M, Piomboni P, Baccetti B, Sterzik K. Quantitative evaluation of spermatozoa ultrastructure after acupuncture treatment for idiopathic male infertility. Fertility and sterility. 2005 Jul 1;84(1):141-7.
7 Nandi A, Shah A, Gudi A, Homburg R. Acupuncture in IVF: A review of current literature. Journal of Obstetrics and Gynaecology. 2014 Oct 1;34(7):555-61

Prof. Dr. Hong Jin Pai

CRM-SP: 36399 / RQE: RQE: 29862 Médico especialista em Acupuntura, formado pela Faculdade de Medicina da USP, com especialização e pós-graduação em Acupuntura na China. Atua no atendimento ambulatorial assistencial e didático no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), participa e coordena estudos científicos no HC-FMUSP, e também atua como especialista em Acupuntura em sua clínica particular há mais de 35 anos. Dr. Hong Jin Pai é também Professor Colaborador do Instituto de Ortopedia do HC-FMUSP.

Deixe o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.