AVISO: Atendimento de segunda à sábado, seguindo protocolos de segurança.

Conheça os benefícios e segredos da massagem

Todos gostam de uma massagem relaxante, não importa como é feita. Mas a massagem não tem função apenas de relaxar, algumas técnicas podem ajudar a controlar dores e estresse, por exemplo.

Vamos mostrar aqui alguns tipos de massagens e os benefícios que cada um deles pode trazer. 

1 e1611600789826

Para fazer uma massagem é necessário conhecer a técnica e também a anatomia humana. A massagem é muito usada em tratamento para dor na coluna, por exemplo, e nesse caso, o profissional precisa ser especializado na área. 

O interessante da massagem é que ela pode atuar nos tendões, músculos, ligamentos, além de afetar o equilíbrio dos líquidos do corpo, como o sangue. 

Depois de uma massagem, você vai se sentir mais bem disposto, terá uma postura melhor e até a sua expressão facial vai mudar, mas é importante saber que tipo de massagem vai trazer mais bem-estar para você, você já os conhece?

Antes de mais nada você deve saber que a massagem geralmente não tem contraindicação, pode ser feita em homens e mulheres de qualquer idade. Se você tem algum problema de coluna ou em outras áreas e acha que a massagem pode te ajudar, não deixe de conversar com seu médico.

Massagem Relaxante

Essa é uma das mais conhecidas e é muito comum em spas, ela pode combinar o relaxamento com pedras quentes e massagem reflexologia e craniana. O profissional usa óleos com princípios de aromaterapia, ela é muito indicada para indivíduos que precisam relaxar, diminuir o estresse e acalmar a mente.

 A técnica geralmente consiste em movimentos suaves feitos com as mãos, punhos e cotovelos sobre a musculatura do corpo. Cremes e óleos vegetais costumam ser aplicados para facilitar a manutenção de movimentos contínuos.

O ritmo da massagem é essencial, já que é responsável pela produção de hormônios que induzem o relaxamento. Nesse sentido, a principal substância aqui é a ocitocina, que combate a tensão muscular, estabiliza a pressão arterial e reduz o estresse. 

Diante de tudo isso, os resultados são redução das dores musculares e câimbras, melhora na circulação sanguínea e oxigenação celular, e um estado profundo de relaxamento.

Ayurvédica

O nome parece difícil, mas é uma massagem muito comum também, esta é uma técnica indiana usada para equilibrar o corpo físico e a mente. O profissional realiza manobras de deslizamento e fricções profundas, faz trações e alongamentos. A técnica estimula e dá energia a alguns pontos e órgão vitais, e além disso, é bem relaxante.

Na medicina Ayurveda, acredita-se na realização de um procedimento específico para cada pessoa, o que dependerá muito das necessidades de cada uma delas, ou seja, não há um método rígido ou uma sequência fixa de movimentos. 

Neste caso, também podem ser usados óleos essenciais para massagem, normalmente eles são aquecidos e infundidos com ervas ayurvédicas. Os produtos também são escolhidos de forma particular, a não só auxiliam no movimento como na purificação das energias.

Desportiva

Esse é um tipo de massagem bem forte e profunda, foi criada inspirada em outros tipos de massagem como a massoterapia. Ela é perfeita para atletas, pois reduz a chance do atleta sofrer contusões. 

A massagem desportiva dá mais força, amplitude de movimentos, melhora a performance e a flexibilidade dos músculos. Isso tudo acontece porque essa massagem ajuda a liberar com mais rapidez o ácido lático e os pontos de tensão.

Quando comparada à massagem relaxante, a técnica se diferencia principalmente pelo rigor e pela velocidade. Neste caso, são realizadas manobras mais rápidas e mais fortes, com foco no circulatório. Se na relaxante o hormônio liberado é a ocitocina, aqui, o foco está na liberação de adrenalina. 

Ela pode ser aplicada antes do esforço físico, como forma de preparar a musculatura, ou depois, como um meio de recuperação. 

O tratamento também é recomendado para pessoas que sofrem com lesões específicas, quando trabalhará para redução dos sintomas e para identificação de pontos que ainda não foram lesionados com objetivo de prevenção. 

2

Bambuterapia

São usados bambus de tamanhos diferentes, e realizadas manobras para reduzir a tensão, deixar a pele mais flexível, despertar a energia e estimular as glândulas. 

Você pode pensar que essa é uma técnica chinesa ou indiana por usar bambus, mas a verdade é que essa técnica surgiu na França e tem indicação corporal e facial. É perfeita para o tratamento de gordura localizada, flacidez e celulite.

As pontas dos bambus são utilizadas para estimular pontos energético do corpo, além das glândulas, proporcionando efeito relaxante e redutor de gordura localizada. 

Massagem Oriental

Mais uma massagem que combina algumas técnicas orientais como tuiná e shiatsu. Essas palavras podem ser estranhas para quem não conhece muito sobre este tipo de massagem, mas a técnica é usada há muitos anos. 

A massagem oriental é indicada para melhorar a flexibilidade, ajuda a evitar dores musculares, estimula o livre fluxo de energia vital, afeta o movimentar dos sentimentos causando emoções benéficas, ajuda na drenagem linfática, melhora a elasticidade da pele, fortalece o sistema imunológico, dentre muitos outros benefícios. 

A shiatsu, é o tipo de massagem oriental mais encontrado no Brasil, e trabalha pontos específicos do corpo para liberação do estresse e estímulo do relaxamento. 

Massagem a 4 mãos

É uma massagem realizada por 2 profissionais, por causa disso, os dois pólos do cérebro são estimulados. Assim, eles se relaxam ao mesmo tempo, sendo massageados juntos e com a mesma intensidade.

Por isso, são necessários dois massagistas que trabalham em sinergia, eles usam óleo morno para aumentar o potencial de desintoxicação, o que promove o bem-estar e o relaxamento profundo.

Quanto aos benefícios, são os mesmos da massagem realizada por uma só pessoa, embora o nível de relaxamento seja maior. 

Muitas vezes na massagem a 4 mãos são combinados diferentes estilos de massagens, o que amplia ainda mais os efeitos do tratamento. 

A massagem para gestante é suave, os movimentos são leves, são usados óleos para ajudar a relaxar e drenar.

Massagem para Gestante

Diferente da massagem com bambu, que faz movimentos mais fortes, a massagem para gestante é suave, os movimentos são leves, são usados óleos para ajudar a relaxar e drenar, o que também ajuda a diminuir as tensões musculares, os desconfortos e dores que são comuns no período da gestação.

Que tal alguns exemplos de massagens que podem ser realizadas durante a gestação?

  • Drenagem linfática manual;
  • Massagem relaxante;
  • Massagem terapêutica;
  • Massagem Ayurvédica;
  • Reflexologia;
  • Whatsu, que é semelhante a Shiatsu.

Oriental Craniana

Essa é uma massagem que foca na cabeça e face, ela alivia as tensões da cervical, face e crânio. É ideal para diminuir o estresse, dores de cabeça, distúrbios da TPM e enxaquecas

Além disso, ela ajuda a suavizar as expressões do rosto, principalmente em pessoas que tem muita enxaqueca e acabam fazendo muitas expressões de dor e incomodo.

Na prática, a massagem consiste no apertar de pontos específicos, fazendo com que o sangue presente fique ao redor do mesmo, retornando a fluir normalmente em seguida.

Reflexologia

Esta massagem também é realizada em uma área diferente, ela é feita nos pés e ajuda a estimular pontos com ação em todo o corpo. É perfeita para ajudar a relaxar, diminui o estresse, ativa a circulação sanguínea e a energia, também é muito usada em tratamento preventivo que identifica o desequilíbrio de algum órgão.

O profissional pressiona de forma controlada pontos específicos nos pés, atingindo terminações nervosas que correspondem a diferentes partes do corpo. Este estímulo favorece o processo de autocura do organismo.

Além de proporcionar bem-estar e relaxamento, o tratamento também atua na prevenção de doenças como insônia, prolemas de má circulação, desequilíbrios hormonais, labirintite, prisão de ventre, hipertensão, enxaqueca, dores nas costas, dentre outras.

Pedras Quentes

Você ficaria surpreso com os benefícios oferecidos por este tipo de massagem. Pode parecer um incômodo ter pedras quentes em seu corpo, mas saiba que elas podem te ajudar relaxar a musculatura e a acabar com os desconfortos corporais. 

Essa massagem é preparada com óleo e utiliza o calor das pedras basálticas. As pedras são colocadas em lugares específicos, como os chakras, que vão da cabeça ao último osso da coluna, estimulando a circulação sanguínea. 

A técnica com pedras quentes é uma terapia milenar, muito utilizada por chineses, monges budistas e indígenas em seus rituais sagrados e de cura.

Porém, para que seja efetivo o método, as pedras devem ter o tamanho e o formato adequados, sendo manipuladas na pressão correta pelo terapeuta.

Esses são só alguns tipos de massagens que você pode fazer, algumas têm como principal objetivo o tratamento do estresse, enquanto outras podem fazer bem para a saúde física e psicológica. Temos também as modeladoras, como é o caso da Bambuterapia, que trata gordura localizada, flacidez e celulite. 

Converse com o seu médico para saber quais são as mais indicadas para você.

Mais benefícios da massagem terapêutica

massagem

Você já percebeu que existem muitos benefícios e eles podem ser encontrados em diferentes massagens. O toque e as manobras realizadas pelo massagista são capazes de fortalecer o corpo, como é o caso da massagem desportiva, mas também podem fortalecer o sistema imunológico.

Devido aos seus diversos efeitos no corpo, as massagens liberam alguns hormônios, capazes de reduzir o estresse no dia a dia, melhorar a disposição e aumentar a produtividade. 

Um bom exemplo, são as mudanças provocadas pela liberação da dopamina. O aumento da produção dessa substância, responsável por dar a sensação de prazer, explica toda a sensação de relaxamento depois de uma massagem. 

Outros benefícios também podem ser citados:

  • Estimulo da circulação sanguínea e linfática;
  • Redução da ansiedade;
  • Eliminação de toxinas e resíduos metabólicos;
  • Redução da tensão e dor muscular;
  • Combate a depressão e muitos outros.

Independente da sua condição de saúde, fazer uma boa massagem pode ser uma ótima ideia. Certamente você se sentirá melhor, estará menos propenso a dores musculares e a depressão, irá se sentir mais disposto e mais bem-humorado também. 

Converse com o seu médico e descubra qual dos métodos é o ideal para o seu caso. 

Equipe Clínica Dr. Hong Jin Pai

Send this to a friend