CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

A importância de liberação miofascial – técnica para alívio de dor e contratura muscular

A liberação miofascial é uma forma de destravar e reequilibrar os músculos e os tecidos conjuntivos. Miofascial que dizer: Mio: músculos, fáscia: tecido conectivo. Nosso músculo e tecido conjuntivo sofre atividades motoras e posturais, além da força de gravidade que puxa o corpo para baixo, com o tempo o corpo fica limitado em seus movimentos, fica menos elástico e retraído, isso deixa a postura deficiente e sem liberdade respiratória.

A liberação miofascial ajuda a prevenir tudo isso e melhora os sintomas das pessoas que já sofrem com postura errada, corpo menos elástico e movimento limitados. Esse método é muito importante e deve ser usado por todas as pessoas, principalmente as pessoas que já tem problemas como dores, fadiga e estresse.

A liberação é um método de aplicação de pressão em alguns pontos do corpo, a intenção é amassá-los para dar maior liberdade entre o músculo e a fáscia. Esse método é muito interessante, mas não deve ser feito por qualquer pessoa, é preciso saber o local certo de fazer a pressão, caso contrário o indivíduo pode correr sérios riscos. Essa manipulação é terapêutica e deve ser feito por um terapeuta.

A função musculoesquelética ajuda em muitos casos como:

Sindrome Dolorosa Miofascial

As fáscias

As fáscias são membranas de tecido conjuntivo, como já falamos, elas servem como um envelope para as estruturas do organismo humano como os ossos, nervos e vasos, passam também pelos órgão internos, músculos e pele. Elas são comparadas a um envelope, pois tem a função de cobrir e proteger toda a superfície da estrutura.

Outra função de algumas fáscias é a defesa imunológica, nelas circula a linfa, um fluido que elimina as impurezas e toxinas do organismo. A liberação miofascial trabalha principalmente com as fáscias que cobrem os músculos que também tem ligação com os tendões e ossos. Uma pessoa possui várias fáscias, para você entender melhor vamos explicar um pouco.

O músculo tem diversas fibras bem finas agrupadas, cada uma dessas fibras é capaz de produzir movimento. Acontece que cada uma dessas fibras é coberta por uma fáscia, ou seja, cada fina fibra tem uma fáscia recobrindo. Mas além disso a fáscia ainda recobre e envelopa todo o músculo, então além de estar em cada fibra, ela também está em volta de todo o músculo, por isso foi dito que nós temos muitas fáscias.

As fáscias são tão importantes e consideradas a matriz dos movimentos, para você ter uma ideia, sem elas os músculos não conseguiriam se sustentar e não teriam capacidade de se contrair e funcionar como funcionam. Por isso você deve dar bastante atenção para esse simples tecido conjuntivo, ele tem uma grande importância no seu corpo.

E qual a importância da liberação miofascial?

Agora que você já sabe como tudo funciona podemos falar sobre esse método que ajuda tantas pessoas e que pode ajudar você também. Esse é um tratamento do sistema muscular que ajuda a devolver e dar liberdade aos músculos que já não estavam trabalhando na forma correta e mais eficaz.

Ela também ajuda na diminuição de dores e alinhamento postural.

Para aplicar a técnica o médico fisiatra ou fisioterapeuta encontra a área de tensão para fazer a liberação miofascial.

É aplicado o alongamento na área junto com a pressão, depois que o tecido se relaxa o fisioterapeuta aumenta mais o alongamento. Esse processo é repetido até que a área esteja toda relaxada. Depois disso, o terapeuta passa para outra área e começa a trabalhar.

O interessante de fazer com uma pessoa que realmente entende do assunto é que os pontos doloridos são encontrados pelo tato. Isso é importante porque muitos pacientes não conseguem identificar onde realmente está doendo, como os fisioterapeutas estão mais acostumados eles sabem quais os pontos de gatilho miofasciais.

Se você está pensando que esse tipo de terapia dói e é agressivo, está muito enganado, se você fizer provavelmente irá se surpreender com a suavidade, até porque ela é extremamente relaxante. Se você é desses que pega no sono com rapidez vai acabar dormindo durante o tratamento.

Não confunda liberação miofascial com massagem, pois elas não têm relação, para começar a liberação miofascial deve ser feita com um profissional como fisioterapeuta.

É importante também ser preparado e conhecer a técnica, pois se a tensão muscular for feita de forma errada pode contrair os músculos e comprimir nervos, causando ainda mais dor.

O que e Sindrome Dolorosa Miofascial

Quem pode fazer liberação miofascial?

Várias pessoas podem fazer a liberação miofascial, principalmente os pacientes que sentem dores na região dos músculos. Geralmente a liberação miofascial é indica por um médico, se o seu médico indicar pode fazer sem problema, mas geralmente as pessoas que precisam fazer esse tratamento terapêutico são:

  • Vítimas de acidentes;
  • Pessoas com infecções nos músculos;
  • Indivíduos que sofreram traumatismos;
  • Outros problemas que resultam em dores.

 

O tratamento é indicado para muitas pessoas, mas é importante ter um acompanhamento para ver como está o seu nível de dor.

O tempo vai depender de cada paciente, cada um precisa de um tipo de atenção e trabalho diferente, por isso a liberação miofascial não vai ser igual para ninguém, tudo vai depender da área afetada.

 

Liberação miofascial fisioterapia coluna

Outras dúvidas sobre liberação miofascial

A liberação miofascial já se mostrou eficaz em diversos tipos de tratamento, falamos quais os mais comuns e o tipo de pessoa que procura esse tratamento, mas ele pode ser bem-sucedido em outras áreas como em tensão lombar, disfunção com dor na ATM, dor de cabeça, fasciíte plantar, fibromialgia e outros.

Converse com seu médico e veja se você pode fazer esse tratamento, ele é muito bom, eficaz e completamente relaxante. Se você sente alguma dor, já tentou vários tratamentos a solução pode estar na liberação miofascial.

Ela é muito importante e já ajudou muitas pessoas, quem sabe você consegue ficar livre das dores, problemas e remédios apenas fazendo a liberação miofascial.

Não esqueça de deixar um comentário, principalmente se ficou alguma dúvida sobre a liberação miofascial.

 

Clinica Hong Jin Pai Sao Paulo e1621991307344

RUA SAINT HILAIRE 96 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP

Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica

Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.

Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica

Deixe o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.