CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Colágeno para Articulações

O colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano, e recobre a maioria das articulações. Por este motivo, esse composto vem sendo alvo de uma série de pesquisas, que visam avaliar o seu efeito no tratamento dos mais diversos problemas articulares.

Outro ponto a se ressaltar é que a produção do colágeno, realizada de forma natural pelo corpo, se reduz com o passar dos anos, fato que está associado à maior prevalência de problemas articulares em pessoas mais velhas.

Mas, apesar do declínio da produção, essa proteína pode ser facilmente obtida a partir da alimentação, e também está disponível na forma de suplementos, como veremos com mais detalhes do decorrer deste artigo.

importancia do colageno 1

O que é o Colágeno?

O colágeno é uma proteína presente em grandes quantidades em nosso corpo. Ele possui uma série de funções no organismo, especialmente na sustentação e na elasticidade dos diversos órgãos e tecidos.

Mas o colágeno não é uma substância única, mas sim um grupo, contendo diferentes tipos que são identificados numericamente, indo do 1 ao 28. Os mais comuns, no entanto, são:

Colágeno Tipo I

Presente principalmente em tendões, cartilagens fibrosas e tecido conjuntivo;

Colágeno Tipo II

Esse tipo está presente nas cartilagens hialinas e elásticas;

Colágeno Tipo III

Aparece em órgãos associados ao sistema imune, como baço, medula óssea vermelha e gânglios linfáticos, além de estar presente em músculos lisos e artérias;

Colágeno Tipo IV

Esse tipo de colágeno pode ser encontrado nos epitélios, mais especificamente em sua lâmina basal.

Assim, é possível encontrar colágeno em praticamente todas as estruturas do corpo, em especial nas articulações, tendões, ligamentos e na pele. E, justamente por essa abundância e disseminação, a redução nas concentrações de colágeno no corpo está associada ao desenvolvimento de uma série de doenças, além do aparecimento de sinais de envelhecimento, como as rugas na pele.

 

O que causa a perda do colágeno?

O corpo produz colágeno naturalmente, para utilizá-lo nas suas diversas estruturas. Isso é feito a partir dos diferentes aminoácidos, que são produzidos pelo organismo ou obtidos através da alimentação.

Entretanto, essa produção diminui com o passar dos anos, o que leva ao aparecimento dos sinais de envelhecimento e aos problemas articulares comuns da terceira idade. Mas, apesar de esta redução ser algo natural e de certa forma inevitável, alguns fatores podem acelerá-lo, como a má alimentação, o tabagismo e o sedentarismo.

Outro ponto importante a se salientar é que existem patologias que atingem o tecido cartilaginoso, causando inflamação e destruição de estruturas, como a que ocorre nas articulações de pessoas com artrite e artrose.

Efeitos da Osteoartrite na Articulação do Joelho

Efeitos da osteoartrite na articulacao
Papel do colágeno nas Articulações

Uma articulação é, de forma simplificada, a junção entre dois ossos, é uma estrutura recoberta, na maioria das vezes, por tecido cartilaginoso.

Por isso, o colágeno é tão importante para o bom funcionamento das articulações, uma vez que participa da formação correta das cartilagens e, consequentemente, permite o movimento do corpo.

Entretanto, quando alguma patologia ou trauma físico atingem a cartilagem das articulações, inicia-se um quadro de dor e dificuldade de locomoção/movimentação, que pode ser algo transitório ou crônico.

Problemas que atingem as articulações

Os principais problemas que atingem as articulações são as artrites e a artrose, que possuem características degenerativas e inflamatórias:

  • A artrose é uma doença degenerativa que atinge as cartilagens das articulações, causando um desgaste progressivo que leva a um quadro de dor intensa, dificuldades de locomoção e deformação articular;
  • Já as artrites são inflamações que podem ter causas diversas, desde infecciosas até autoimunes. Nesses casos, o acometimento articular pode variar bastante, dependendo do agente causador e dos tratamentos utilizados.

 

Além disso, lesões traumáticas e por esforço repetitivo também podem levar a um quadro de acometimento articular, com sintomas e prognóstico variáveis.

Benefícios do Colágeno para as Articulações

Existem diversos estudos que associam o uso de suplementos de colágeno com a melhora de quadros de artrite. Mas alguns deles possuem metodologias falhas e vieses importantes, que acabam prejudicando essa conclusão.

No entanto, algumas pesquisas menores mostram que esse composto pode trazer alguns benefícios, e que não costuma causar efeitos colaterais.

Além disso, o uso de alguns tipos de suplemento de colágeno está associado a uma melhora na densidade óssea, demonstrado em estudos realizados com mulheres na pós menopausa.

Por isso, apesar da necessidade de mais estudos que tratem especificamente do efeito nas articulações, é possível que o uso de suplementos de colágeno contribua para o tratamento de doenças articulares, além de aumentar a densidade óssea.

Diferença entre Osteoartrose e Artrite

Diferencas artrose artrite reumatoide

Alimentos ricos em colágeno

Além dos suplementos, pode-se encontrar colágeno facilmente em carnes e outros alimentos provenientes de animais, especialmente em:

  • Pele, ossos, ligamentos de animais;
  • Alguns tipos de frutos-do-mar.

 

Entretanto, como o colágeno é uma proteína, ou seja, é formado por aminoácidos, a sua produção pode ser estimulada a partir da ingestão de alimentos proteicos, como:

  • Ovos;
  • Grãos, como feijões, grão-de-bico e lentilha;
  • Leite e derivados.

 

Assim, mesmo que a pessoa não ingira alimentos que contenham colágeno, uma alimentação rica em proteínas pode suprir as necessidades do organismo, através do estímulo à produção do composto.

 

Tratamentos para problemas Articulares

Apesar das divergências de opinião envolvendo o uso de suplementos de colágeno, muitos profissionais prescrevem esses suplementos, e os pacientes relatam, muitas vezes, uma melhora significativa dos sintomas.

Todavia, é recomendável uma abordagem multidisciplinar para tratar corretamente os diversos problemas que podem atingir as articulações, envolvendo:

  • Fisioterapia;
  • Uso de medicamentos, como anti-inflamatórios não esteroidais e corticoides;
  • Uso de suplementos, como colágeno;
  • Realização de atividades físicas, preferencialmente supervisionadas por um profissional de educação física;
  • Cirurgias, em casos mais graves.

 

Assim, quando o tratamento é realizado de forma correta, muitos pacientes com problemas articulares apresentam uma grande melhora na dor e na qualidade de vida.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

García-Coronado JM, Martínez-Olvera L, Elizondo-Omaña RE, Acosta-Olivo CA, Vilchez-Cavazos F, Simental-Mendía LE, Simental-Mendía M. Effect of collagen supplementation on osteoarthritis symptoms: a meta-analysis of randomized placebo-controlled trials. Int Orthop. 2019 Mar;43(3):531-538.

Clinica Hong Jin Pai Sao Paulo e1621991307344

RUA SAINT HILAIRE 96 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP

Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica

Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.

Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 | Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura. Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa.

Deixe o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.