O colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano, e recobre a maioria das articulações. Por este motivo, esse composto vem sendo alvo de uma série de pesquisas, que visam avaliar o seu efeito no tratamento dos mais diversos problemas articulares.
Outro ponto a se ressaltar é que a produção do colágeno, realizada de forma natural pelo corpo, se reduz com o passar dos anos, fato que está associado à maior prevalência de problemas articulares em pessoas mais velhas.
Mas, apesar do declínio da produção, essa proteína pode ser facilmente obtida a partir da alimentação, e também está disponível na forma de suplementos, como veremos com mais detalhes do decorrer deste artigo.

Índice do Artigo
O que é o Colágeno?
O colágeno é uma proteína presente em grandes quantidades em nosso corpo. Ele possui uma série de funções no organismo, especialmente na sustentação e na elasticidade dos diversos órgãos e tecidos.
Mas o colágeno não é uma substância única, mas sim um grupo, contendo diferentes tipos que são identificados numericamente, indo do 1 ao 28. Os mais comuns, no entanto, são:
Colágeno Tipo I
Presente principalmente em tendões, cartilagens fibrosas e tecido conjuntivo;
Colágeno Tipo II
Esse tipo está presente nas cartilagens hialinas e elásticas;
Colágeno Tipo III
Aparece em órgãos associados ao sistema imune, como baço, medula óssea vermelha e gânglios linfáticos, além de estar presente em músculos lisos e artérias;
Colágeno Tipo IV
Esse tipo de colágeno pode ser encontrado nos epitélios, mais especificamente em sua lâmina basal.
Assim, é possível encontrar colágeno em praticamente todas as estruturas do corpo, em especial nas articulações, tendões, ligamentos e na pele. E, justamente por essa abundância e disseminação, a redução nas concentrações de colágeno no corpo está associada ao desenvolvimento de uma série de doenças, além do aparecimento de sinais de envelhecimento, como as rugas na pele.
O que causa a perda do colágeno?
O corpo produz colágeno naturalmente, para utilizá-lo nas suas diversas estruturas. Isso é feito a partir dos diferentes aminoácidos, que são produzidos pelo organismo ou obtidos através da alimentação.
Entretanto, essa produção diminui com o passar dos anos, o que leva ao aparecimento dos sinais de envelhecimento e aos problemas articulares comuns da terceira idade. Mas, apesar de esta redução ser algo natural e de certa forma inevitável, alguns fatores podem acelerá-lo, como a má alimentação, o tabagismo e o sedentarismo.
Outro ponto importante a se salientar é que existem patologias que atingem o tecido cartilaginoso, causando inflamação e destruição de estruturas, como a que ocorre nas articulações de pessoas com artrite e artrose.
Efeitos da Osteoartrite na Articulação do Joelho

Uma articulação é, de forma simplificada, a junção entre dois ossos, é uma estrutura recoberta, na maioria das vezes, por tecido cartilaginoso.
Por isso, o colágeno é tão importante para o bom funcionamento das articulações, uma vez que participa da formação correta das cartilagens e, consequentemente, permite o movimento do corpo.
Entretanto, quando alguma patologia ou trauma físico atingem a cartilagem das articulações, inicia-se um quadro de dor e dificuldade de locomoção/movimentação, que pode ser algo transitório ou crônico.
Os principais problemas que atingem as articulações são as artrites e a artrose, que possuem características degenerativas e inflamatórias:
- A artrose é uma doença degenerativa que atinge as cartilagens das articulações, causando um desgaste progressivo que leva a um quadro de dor intensa, dificuldades de locomoção e deformação articular;
- Já as artrites são inflamações que podem ter causas diversas, desde infecciosas até autoimunes. Nesses casos, o acometimento articular pode variar bastante, dependendo do agente causador e dos tratamentos utilizados.
Além disso, lesões traumáticas e por esforço repetitivo também podem levar a um quadro de acometimento articular, com sintomas e prognóstico variáveis.
Benefícios do Colágeno para as Articulações
Existem diversos estudos que associam o uso de suplementos de colágeno com a melhora de quadros de artrite. Mas alguns deles possuem metodologias falhas e vieses importantes, que acabam prejudicando essa conclusão.
No entanto, algumas pesquisas menores mostram que esse composto pode trazer alguns benefícios, e que não costuma causar efeitos colaterais.
Além disso, o uso de alguns tipos de suplemento de colágeno está associado a uma melhora na densidade óssea, demonstrado em estudos realizados com mulheres na pós menopausa.
Por isso, apesar da necessidade de mais estudos que tratem especificamente do efeito nas articulações, é possível que o uso de suplementos de colágeno contribua para o tratamento de doenças articulares, além de aumentar a densidade óssea.
Diferença entre Osteoartrose e Artrite

Alimentos ricos em colágeno
Além dos suplementos, pode-se encontrar colágeno facilmente em carnes e outros alimentos provenientes de animais, especialmente em:
- Pele, ossos, ligamentos de animais;
- Alguns tipos de frutos-do-mar.
Entretanto, como o colágeno é uma proteína, ou seja, é formado por aminoácidos, a sua produção pode ser estimulada a partir da ingestão de alimentos proteicos, como:
- Ovos;
- Grãos, como feijões, grão-de-bico e lentilha;
- Leite e derivados.
Assim, mesmo que a pessoa não ingira alimentos que contenham colágeno, uma alimentação rica em proteínas pode suprir as necessidades do organismo, através do estímulo à produção do composto.
Tratamentos para problemas Articulares
Apesar das divergências de opinião envolvendo o uso de suplementos de colágeno, muitos profissionais prescrevem esses suplementos, e os pacientes relatam, muitas vezes, uma melhora significativa dos sintomas.
Todavia, é recomendável uma abordagem multidisciplinar para tratar corretamente os diversos problemas que podem atingir as articulações, envolvendo:
- Fisioterapia;
- Uso de medicamentos, como anti-inflamatórios não esteroidais e corticoides;
- Uso de suplementos, como colágeno;
- Realização de atividades físicas, preferencialmente supervisionadas por um profissional de educação física;
- Cirurgias, em casos mais graves.
Assim, quando o tratamento é realizado de forma correta, muitos pacientes com problemas articulares apresentam uma grande melhora na dor e na qualidade de vida.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
García-Coronado JM, Martínez-Olvera L, Elizondo-Omaña RE, Acosta-Olivo CA, Vilchez-Cavazos F, Simental-Mendía LE, Simental-Mendía M. Effect of collagen supplementation on osteoarthritis symptoms: a meta-analysis of randomized placebo-controlled trials. Int Orthop. 2019 Mar;43(3):531-538.

RUA SAINT HILAIRE 96 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica