O que é um ligamento interespinhoso?
As vértebras são formadas por um osso compacto em forma de barril do qual se projetam expansões ósseas. Uma dessas expansões circunda um espaço livre, o forame vertebral, e é chamada de processo espinhoso.
A conexão dos processos espinhosos de vértebras adjacentes na parte dorsal da coluna é realizada por lâminas musculares. Cada uma delas é um ligamento interespinhoso.
Com seu formato anatômico variando de acordo com a região da coluna, o ligamento interespinhoso serve de apoio para músculos dorsais mais superficiais do que ele. O conjunto dos ligamentos interespinhosos estabiliza a coluna durante a movimentação do tronco.
Assim como os ligamentos amarelos, os ligamentos interespinhosos são inervados por terminações de nervos sensoriais. Portanto, estímulos percebidos na porção profunda da coluna são transportados para o sistema nervoso central e interpretados.
Ligamentos interespinhosos e a doença de Baastrup
Por ter sido descrita pelo médico Christian Baastrup em 1933, a doença recebeu esse nome. Nessa patologia, processos espinhosos de vértebras adjacentes se aproximam e se tocam. Essa condição leva a alterações mecânicas nos ligamentos interespinhosos, que se inflamam.
O processo inflamatório provoca o aparecimento de bursas, que são compartimentos com líquido em regiões de atrito. Uma dessas regiões pode ser a superfície dos músculos dos ligamentos interespinhosos. A inflamação faz com que os ligamentos se tornem espessos, mais volumosos do que o normal.
O portador da disfunção, também conhecida como artrose interespinhosa lombar, sofre com crises de lombalgia ou coluna travada. A dor aguda acontece principalmente quando o indivíduo tenta estender a coluna. Quando a coluna está flexionada, a sensação dolorosa diminui ou cessa.
Embora a prevalência da doença de Baastrup não seja tão baixa, especialmente em pessoas com mais de 65 anos, seu diagnóstico não é tão fácil.
Existem limitações técnicas na obtenção de imagens por ressonância magnética que dificultam avaliar se a dor é causada pelo espessamento do ligamento interespinhoso ou por disfunção em outros músculos, uma vez que a lombalgia está presente, mesmo com origens diferentes. Portanto, em muitas vezes o diagnóstico não é preciso.
Tratamentos indicados para a doença de Baastrup
O tratamento convencional, assim como o de outros problemas envolvendo lombalgia, inclui a prescrição de analgésicos acompanhados ou não de anti-inflamatórios não esteroidais.
Existem relatos de sucesso do uso de infiltração (injeção de corticoide diretamente sobre a bursa) guiada por imagens produzidas por aparelhos de raio-x ou por ultrassonografia.
A técnica, além de trazer alívio, auxilia no diagnóstico da doença de Baastrup. Esse tipo de aplicação é realizado com o paciente em decúbito dorsal. A área a ser submetida à injeção é previamente anestesiada. As imagens possibilitam o posicionamento da agulha exatamente sobre os processos espinhosos afetados.
É possível que o paciente sinta certo desconforto na região que recebeu a infiltração ao longo dos dias seguintes a ela. No entanto, compressas de gelo podem aliviar esse desconforto.
Já os procedimentos cirúrgicos, como os que têm o objetivo de afastar os processos espinhosos, ainda são bastante questionados.
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.
Referências
Lamer TJ, Tiede JM, Fenton DS. (2008). Fluoroscopically-guided injections to treat “kissing spine” disease. Pain Physician, 11(4), 549-54.
Philipp, L. R., Baum, G. R., Grossberg, J. A., & Ahmad, F. U. (2016). Baastrup’s Disease: an often missed etiology for back pain. Cureus, 8(1), e465.
1 Comente
Deixe o seu comentário.
Gostei das das informações dadas sobre edema espinhais lombar eu tenho esse problema e gostaria de saber mais sobre o assunto ok?