AVISO: Retornaremos o atendimento parcialmente a partir de 07/04. Para maiores informações, favor entrar em contato via WhatsApp

Lesão de menisco: trauma comum do joelho

O joelho é muito delicado, ele consiste de uma articulação complexa. Por isso, um trauma, dor ou qualquer outro problema que envolva o joelho é um grande problema. Isso porque seu joelho pode se flexionar, estender, rotacionar e faz movimentos em 7 eixos diferentes, ele é muito importante e precisa fazer todos esses movimentos, só assim você consegue andar, correr, sentar e fazer qualquer outra coisa.

dor de joelho menisco

Um trauma bem comum do joelho é a lesão de menisco, nós vamos falar sobre esse trauma, como ele acontece, o que você sente e o mais importante, como evitá-lo.

O que são os meniscos? Eles são essenciais para toda essa biomecânica que citamos acima, ele ajuda a estabilizar, lubrifica, amortece e ainda distribui a carga dentro da articulação. É importante conhecer um pouco da anatomia do nosso corpo, dessa forma é possível evitar alguns danos e traumas que ocorrem por falta de conhecimento.

lesao meniscal

Existem dois meniscos, o medial e o lateral, esse primeiro é semicircular e está anexado ao ligamento colateral medial do joelho, o menisco medial se move pouco, cerca de 2 a 5 mm para dentro da articulação e por isso ele é mais propenso a lesões. No caso do menisco lateral seu formato é um pouco circular, ele move bastante, cerca de 9 a 11mm e por isso tem menos chance de sofrer lesões.

A ruptura do menisco

tipo de lesao menisco

Essa ruptura pode acontecer por alguns motivos, geralmente acontece quando uma pessoa torce o joelho repentinamente, nesse caso o pé fica fixo e no mesmo lugar e o joelho torce. Muitas vezes esse movimento acontece em pessoas que praticam esportes como o basquete e o vôlei, por exemplo. Mas mesmo que você não pratique nenhum esporte que pode torcer o joelho é bom ficar de olho, pois isso pode acontecer com qualquer um, basta fazer o movimento errado.

Ela pode acontecer por alguns motivos e também em qualquer idade, tanto em adolescente como adultos, por isso é necessário vigiar, mas uma coisa é certa, a lesão de menisco é mais comum em homens que em mulheres. Quando acontece em jovens geralmente a lesão no menisco é traumática, e o entorse do joelho é o trauma mais comum nessa idade.

Falamos que o trauma pode acontecer em qualquer idade, mas você também precisa saber que a cartilagem enfraquece com o tempo e por isso um pequeno e simples movimento errado pode causar a lesão em pessoas de mais idade.

Depois dos 40 anos a lesões que acontecem no menisco são chamadas de lesões degenerativas, ou seja, aconteceram porque os meniscos sofreram alteração com o tempo e ficaram mais frágeis e susceptíveis a traumas.

Os sintomas e tratamento

tipos de lesoes do menisco

As lesões causam alguns sintomas e o principal é a dor, a dor é aguda e ocorre porque o menisco foi lesionado. Geralmente a dor aparece, depois vem um período de alívio e volta novamente, a dor é agravada quando o indivíduo faz alguns movimentos como agachar, correr ou cruzar as pernas.

Muitas vezes o local fica inchado e acontece um travamento do joelho, esse inchaço ocorre por causa da inflamação. Também ocorre um excesso na produção de líquido sinovial e por isso temos o conhecido derramamento ou a água no joelho.

Um outro sintoma comum é o barulho que o paciente escuta vindo do joelho quando faz algum movimento. Outros sintomas bem comuns são o joelho duro e a incapacidade de dobrar completamente ou deixar a perna totalmente reta.

Se você sentiu que ocorreu um trauma no joelho por causa de uma atividade física ou mesmo um movimento brusco que fez e depois sentiu algum desses sintomas é necessário procurar um médico.

O médico vai analisar seu problema e fazer exames para ter um diagnóstico preciso, é importante que você relate ao médico o que realmente aconteceu e quando aconteceu, saber essas informações facilitará o diagnóstico.

O médico vai examinar seu joelho e pode pedir exames como raio-x e ressonância magnética, ele também pode usar o artroscópio para examinar o interior do joelho.

Se for confirmado a lesão do menisco seu médico vai passar para o tratamento. Tudo vai depender do tipo de trauma.

ressonancia lesao menisco

Se a ruptura foi leve, muitas vezes ela vai se resolver sozinha.

Recomenda-se inicialmente um tratamento simples como ficar em repouso. Os primeiros cuidados são:

  • Deixar o joelho descansar e ficar imóvel;
  • Evitar atividade que causa dor;
  • Usar muletas ou joelheira;
  • Colocar gelo para diminuir o inchaço;
  • Usar uma faixa elástica comprimindo o joelho.

Outras medidas também podem ajudar bastante como elevar o joelho. Se você está sentindo dor e ainda não consultou o médico, você pode tomar duas medidas que vão aliviar sua dor até o dia ou hora da consulta.

A primeira coisa é fazer compressa com gelo no local, deixe o gelo por cerca de 15 a 20 minutos e repita por mais 2 ou 3 vezes no dia, a outra opção é elevar o joelho, para isso coloque um travesseiro embaixo do joelho e fique deitada.

Em casos de muita dor o médico pode passar medicamentos, principalmente se existir inflamação.

O anti-inflamatório vai aliviar a dor e o inchaço, se com esses primeiros cuidados passados pelo médico nada acontecer ou não melhorar os sintomas, talvez será necessário uma cirurgia. Nesse caso converse com seu médico e tente esperar mais um tempo, é importante que você siga a risca todas as recomendações do médico para que a cirurgia seja evitada.

A cirurgia será feita para reparar o menisco, uma cirurgia muito comum nesses casos é a cirurgia artroscópica, com ela é feita apenas três incisões, o procedimento é simples e rápido, a cicatriz é pequena e a recuperação é muito mais rápida. Se você vai precisar fazer a cirurgia para corrigir a lesão de menisco veja com seu médico se é possível fazer esse tipo de cirurgia que é mais simples e tem a recuperação mais rápida.

Geralmente depois da cirurgia o paciente necessita de fisioterapia, mas essa fisioterapia geralmente é rápida e a reabilitação do joelho volta ao normal em pouco tempo, cerca de um mês após a cirurgia. Devemos acrescentar aqui que o tratamento da lesão de menisco vai depender do local que ocorreu, do tamanho, o tempo que o indivíduo demorou para procurar um médico e até a idade.

Por isso fique de olho, evitar o trauma é até simples, principalmente se você é esportista, nesse caso é só tomar cuidado com a forma que pula e cai, com a forma que corre e uma dica é usar uma faixa para prender o joelho e deixa-lo mais firme.

Se ficou alguma dúvida não deixe de comentar, o seu comentário é importante para nós e se caso já teve algum problema no joelho como a lesão de menisco não deixe de contar, sua experiência pode ser importante para outras pessoas que estão passando pelo problema. Compartilhe também com outras pessoas, esse é um tema importante e bem interessante que precisa ser compartilhado.

3 Comentários

Deixe o seu comentário.
  • Olá boa noite,tenho lesão no Menisco medial de alça de balde,só que pelo SUS demora a cirurgia,é particular está no momento não tenho dinheiro pra fazer,tem algum problema de não fazer a cirurgia?Essa lesão é só cirúrgica mesmo? Obrigado

  • Eu já tenho um poblema no joelho ,o médico falou que era para operar, que não poderia mas jogar bola,porque poderia até não andar mas.
    Mas no dia 24022020 às 18horas eu caí da escada fazendo um trabalho, colocando dígito no caminhões,o motorista não me viu que eu estava na escada do seu caminhão e saiu quando berrei para parar ele andou e eu pulei da escada,caindo de pé comprimido o joelho, fui ão médico falei do meu problema mas o médico só mandou eu fazer um raiox, do joelho e do tornozelo. Disse que estava bem e já me deu auta, de 3 dias de atestados médico.
    Mal posso andar mas vouto trabalhar no sábado, espero estar bem até lá. Obrigado pela tenção.

  • Uma verdadeira aula esclarecedora, pelo exposto nota-se ser um profissional competente. Obrigado pelas orientações.

Deixe o seu comentário

Send this to a friend