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Nove maneiras de tornar a atividade física parte da sua vida

 

envelhecimento idoso bem sucedido com acupuntura

O exercício físico deve fazer parte da sua vida, falamos isso aqui sempre, já mostramos diversas vezes como o exercício físico pode ajuda na sua saúde e melhorar diversos problemas de saúde. Por isso você precisa fazer atividade física e deixar ela tornar parte da sua vida. Mas como fazer isso?

Na nossa rotina diária, às vezes é complicado encontrar um tempo para dedicar em algumas coisas, mas o exercício físico não pode ser deixado de lado. Ele é importante e você precisa encontrar um tempo para dedicar ao exercício. Vamos te mostrar aqui nove maneiras de tornar a atividade física parte da sua vida, não é complicado, tudo é questão de rotina e de encaixar os exercícios na sua vida.

Mas antes de começar a fazer qualquer exercício, se você não está acostumado é bom procurar um médico e fazer alguns exames para saber se está tudo bem. Não é legal sair fazendo exercícios por conta própria e até exigindo demais do corpo sem antes consultar um médico e ver como anda sua saúde. Não importa a sua idade, é sempre bom fazer uma consulta básica, o médico vai verificar coisas simples como a pressão.

A alimentação é outro ponto que você deve levar em consideração, principalmente a alimentação que você vai ter antes de depois dos exercícios. Comer muito antes de fazer o exercício ou não se alimentar depois do treino é perigoso e você precisa prestar atenção nesses detalhes. E além do médico e da alimentação você precisa ter um acompanhamento de um professor para não fazer exercícios errados e exigir demais de você mesmo.

Agora vamos conferir as nove maneiras de tornar a atividade física parte da sua vida.

Faça do exercício uma prioridade

a importancia do alongamento

O exercício físico é importante, como falamos, ele não só previne doenças, mas também ajuda a minimizar os problemas, você vai evitar a diabetes, o risco de osteoporose, doenças cardíacas, pressão alta e muitas outras. Além disso, vai conseguir manter seu peso e isso é muito importante, pessoas com sobrepeso e obesas correm o risco de ter diversas doenças.

Por isso faça do exercício uma prioridade, se você não tem tempo para praticar arrume um tempo, deixe de assistir uma novela, acorde mais cedo, deixe para sair com os amigos apenas no final de semana. A atividade física é um anti-estresse e ainda vai te ajudar a manter um bom nível de energia e melhorar o humor. Faça atividade física e não deixe para depois, ela deve ser prioridade na sua vida.

Caminhe sempre que possível

caminhada exercicio fisico

Essa é uma das formas mais simples de adicionar atividade física no dia a dia, você pode sair para comprar o pão andando em vez de ir de carro, você pode sair para caminhar com o seu cachorro. Quem sabe deixar de ir de carro para o trabalho e fazer uma caminhada até o ponto de ônibus.

A caminhada pode fazer parte da sua vida e existem muitas formas de adiciona-la no seu dia a dia. Até mesmo usar a escada no lugar do elevador é interessante, se você não está acostumado e trabalha ou mora em um andar muito alto você pode começar a subir as escadas e quando cansar pegar o elevador.

Faça do encontro com os amigos uma forma de atividade

amigos exercicio fisico

Se você tem costume de encontrar sempre com os amigos uma dica é incluir a atividade física nesse tempo. Faça desse encontro uma forma de atividade física social, se vocês gostam de futebol crie um time e vá jogar, se você gosta de dançar, faça aula de dança. Essa é uma forma de incluir a atividade física na sua rotina e uma forma diferente e divertida, ter o apoio dos amigos é sempre melhor.

Programe sua atividade

porque alongar-se

Já falamos que você precisa dar prioridade e encontrar um tempo em sua rotina corrida, mas você também precisa programar a atividade para não deixar passar. Se você prefere fazer atividade física na parte da noite, depois que chegar do trabalho, marque um horário, se chega as 7 horas e quer descansar um pouco, marque a atividade física para 8 horas ou 8h30.

Deixe esse horário fixo, dessa forma você vai se acostumar e não vai ter problema em burlar os exercícios. Fazer uma programação é importante, a rotina é importante nessas horas, deixe para quebrar a rotina no final de semana.

Leve roupa de ginástica no trabalho

exercicios fisicos para dor

Com a roupa na bolsa você não vai ter desculpa, pode sair do trabalho e ir direto pra a academia. Essa é uma forma de evitar o desânimo quando chega em casa, mas se você não gosta de academia uma boa forma de incluir a atividade no seu dia é voltar para a casa a pé, claro só se morar relativamente perto do trabalho.

Além da roupa é interessante ter também um tênis ou até patins sempre com você, assim você pode voltar para casa correndo, caminhando ou patinando. A bicicleta também é uma ótima opção nessas horas.

Dê faxina

exercicio cuide de sua casa

Esse momento nem sempre é prazeroso, todo mundo gosta de correr da faxina e limpeza da casa, mas nem sempre tem como evitar a limpeza e nesse momento você precisa aproveitar. Pense que você está fazendo exercícios físico e não apenas limpando a casa. As simples atividades domésticas já contam muito e ajudam a manter a forma.

Por isso não se entristeça quando estiver limpando o quarto, varrendo o jardim, esfregando o chão e limpando as janelas. Essas são atividades físicas importantes e vão te ajudar muito a não ficar só parado, nessas horas pense que você está “mantando dois coelhos com uma cajadada só”.

Mexa-se enquanto faz outras coisas

trabalhe em pe

Você está passando roupa? Vendo TV? Mexendo no computador? Você pode se mexer e fazer exercícios simples enquanto faz essas coisas. Por exemplo, se está vendo TV e deu intervalo, levante e faça uma caminhada, ou apenas corra no mesmo lugar. Se você está passando roupa é possível se alongar enquanto isso. Fique em uma perna só, depois troque, faça alongamento da panturrilha e até alongamento de ombros.

Experimente alguns aplicativos

aplicativos exercicio iphone android

Antigamente as pessoas se exercitavam assistindo DVDs, atualmente não é mais assim, você pode baixar vários aplicativos e testar, eles vão ensinar alongamentos, yoga e exercícios simples que podem ser feitos em qualquer lugar. Faça uma pesquisa e veja quais aplicativos te agradam mais, existem muitos bem interessantes e que focam em algumas partes do corpo como só perna ou só bumbum.

Veja alguns aplicativos bem legais que você pode baixar e experimentar:

  • Nike Training;
  • Nike Running;
  • Sworkit;
  • Daily Workout apps.

Reconheça seu esforço

porque se alongar antes de exercicios

Ter reconhecimento é muito importante para ter ainda mais motivação para continuar e essa é a nossa nona maneira de tornar a atividade física parte da sua vida. Uma pessoa que começa a fazer atividade física, mas não reconhece o esforço e o sucesso tem mais chance de parar no meio do caminho.

Você não precisa exigir demais de você mesmo, mas sempre que alcançar um objetivo é legal comemorar, por isso crie metas e objetivos, assim se você concluir comemore e faça disso uma grande vitória. Lembra que falamos para subir as escadas em vez de usar o elevador, e que você podia parar na metade e continuar de elevador? Comemore o dia que não se sentir cansado e conseguir subir tudo sem precisar da ajuda do elevador.

Ter metas e se presentear por isso é importante e vai te motivar a continuar na rotina de atividade física. Agora é só começar a incluir todas essas dicas no seu dia a dia, pode ter certeza que você só irá perceber melhoras na sua qualidade de vida.

Não esqueça de compartilhar as dicas com seus amigos, vamos ajudar a motivar muitas pessoas a terem uma vida mais saudável.

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