AVISO: Informamos que devido ao COVID-19, estamos fechados temporariamente a princípio até o dia 07/04. Para maiores informações, favor entrar em contato via WhatsApp

A importância do exercício se você tem artrite



É comum pensar que pessoas que sofrem de artrite não podem fazer exercícios, mas não é bem assim. O exercício é importante em qualquer fase da vida e para todas as pessoas, não importa se você tem algum problema de saúde, sempre haverá um tipo de exercício físico que você pode fazer. Para esclarecer todas as suas dúvidas, vamos falar um pouco sobre o problema, a importância dos exercícios e quais exercícios você poderá fazer.

Para começar você precisa saber exatamente o que é artrite, o paciente tem sempre conhecimento, mas muitas vezes os familiares e amigos não entendem muito as doenças e acabam atrapalhando de alguma forma. É por isso que você sendo paciente ou conhecendo alguém que sofre com a doença deve aprender um pouco sobre artrite.

A artrite é uma inflamação articular, ela tem alguns sintomas como dor e dificuldade no movimento. Geralmente o tratamento é feito com medicamentos e fisioterapia, mas até hoje ele não tem cura. Sua causa pode ser por vários motivos, como excesso de peso, má alimentação, trauma, desgaste natural ou outros motivos.

Para você ter uma ideia, existem dezenas de tipos diferentes de artrite, as mais comuns são a artrite reumatoide e a osteoartrite, conhecida também como artrose. Depois que o paciente descobrir o problema com o médico e começar o tratamento com medicamentos é necessário fazer tratamento com fisioterapeuta. A artrite pode ser controlada, mas até hoje os pesquisadores e médicos ainda não descobriram como curar totalmente a doença.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a doença, é claro que falamos de uma forma simples e bem resumida, já dá para aprender um pouco sobre o problema. Se você ainda tiver alguma dúvida converse com seu médico ou faça algumas pesquisas para descobrir um pouco mais. É muito importante entender o problema e descobrir as melhores maneiras de tratar, prevenir e remediar os problemas.

Mitos e verdades sobre a Osteoartrose
O que é a Osteoartrose?

A importância do exercício

caminhada exercicio fisico

A artrite causa muita dor e com isso o paciente perde um pouco de movimentação na área afetada, por causa disso eles param de fazer exercícios físicos, mas você não pode parar. [highlight style=”alt”]Além da dor e da redução de movimentos, muitas vezes o paciente vai ter inchaço no local, vermelhidão, rigidez, principalmente durante a manhã e aquecimento ao redor.[/highlight]

Seu médico provavelmente vai indicar um fisioterapeuta para tratar o problema, pois muitas vezes o medicamento não vai conseguir solucionar o problema sozinho, será necessário uma reabilitação adequada com fisioterapia. Mas depois que você passar por tudo isso e seu problema minimizar é preciso continuar fazendo exercícios. É claro que você vai sentir mais dificuldade de fazer alguns exercícios, principalmente se ele exige muito da área afetada pela artrite, mas parar por completo só vai ajudar a piorar o problema.

A maior desculpa que você vai dar para você mesmo é “Não vou fazer porque dói” vai pensar que quanto mais ficar parado será melhor, a dor será pequena e não terá incomodo. Mas saiba que mexer a articulação inflamada é muito bom, não importa a artrite. Com os exercícios você vai ganhar mais força e resistência na área afeta, a flexibilidade também vai melhorar com os exercícios.

É importante falar também que os exercícios não dão apenas força e flexibilidade, ela também vai ajudar a diminuir a dor e a rigidez causada pela artrite, também vai melhorar sua qualidade de vida e seu humor. Se você já fazia exercícios antes do problema, sabe muito bem que se exercitar ajuda a diminuir o stress. Ele também libera endorfina no corpo que estimula a sensação de conforto, bem-estar e alegria.

Os músculos

envelhecimento idoso bem sucedido com acupuntura

Qual a relação dos músculos com a artrite? Acontece que os músculos ajudam a proteger as articulações. Quando você pratica exercício os músculos e tecidos são fortalecidos e ajudam a proteger melhor as articulações, elas ficam mais flexíveis e isso não só ajuda a minimizar os problemas, mas também previne o problema em outras áreas.

É fato que quando você não exercita o músculo fica mais fraco, os ossos também ficam mais frágeis e as articulações mais duras. Você não só vai sentir mais dor com tudo isso, mas também pode correr o risco de desenvolver a artrite em outros locais. Esses são só alguns problemas que você pode ter se não fizer exercício físico, por isso é importante ficar de olho e não deixar o corpo parado por causa das doenças.

Seus músculos precisam ficar ativos para ajudar a minimizar o problema e prevenir.

Converse com seu médico para saber o que você pode fazer nesse caso e qual o exercício mais indicado para você, principalmente se tem outros problemas de saúde. Alguns problemas como doença cardíaca e diabetes muitas vezes impossibilita o paciente de fazer exercícios físicos, se você tem artrite e outro problema que impossibilita fazer exercícios comuns é preciso procurar uma outra alternativa.

Nesses casos é importante ter o acompanhamento de um médico para saber o que é mais indicado para seu caso, existem vários tipos de exercícios que você pode fazer, até mesmo exercícios físicos na água. Os exercícios na água não mais leves e podem ser feitos por qualquer pessoa e em qualquer idade.

Pergunte ao seu médico e veja suas opções, só não deixe de praticar exercícios para nunca ficar parado, até porque você já viu os benefícios de fazer os exercícios e também os malefícios de não fazer.


Exercícios indicados

a importancia do alongamento

É importante falar aqui que você precisa procurar seu médico para saber que tipo de exercícios pode fazer, mas vamos mostrar algumas opções, você pode escolher uma delas e depois conversar com o médico e fisioterapeuta para saber se essa atividade é indicada para você.

Alongamentos

Os alongamentos aumentam e dão amplitude aos movimentos, por isso quanto mais rápido iniciar a fisioterapia será melhor para você. O alongamento além de prevenir, também melhora as articulações prejudicadas com o problema. Mas é importante saber que se o problema já tiver causado rigidez grave o alongamento não trará resultado.

Exercícios isométricos

Se os exercícios tradicionais estão mais difíceis de concluir, você pode optar por outros como o Tai Chi. Eles são uma boa alternativa para fortalecer os músculos e proteger as juntas.

Nesses exercícios como o Tai Chi você vai forçar os músculos sem provocar um movimento muito forte ou intenso, mas eles podem ser feitos em várias intensidades. O legal é que o profissional pode desenvolver os movimentos pensando nas limitações e necessidades do paciente.

Na piscina

Você pode fazer vários exercícios na piscina, a natação é um exemplo de exercício interessante, ela trabalha o fortalecimento dos muitos músculos, além disso condiciona o sistema cardiovascular. A famosa hidroginástica também trará muitos benefícios, a água ajuda a amortecer os impactos e oferece resistência.

Exercícios simples

Os exercícios mais simples e de baixo impacto podem ser uma boa opção para você. São muitas as opções como pilates, caminhada e dança. Os benefícios desses exercícios são muitos e não vão atrapalhar ou piorar o problema. Eles também ajudam a retardar a perde de massa óssea e diminui a chance de osteoporose.



Esses são só alguns exemplos de exercícios que você pode fazer mesmo tendo o problema de artrite. Você pode escolher alguns desses que demos como exemplo ou muitos outros que existem. Eles vão ajudar a melhorar seu problema e ainda prevenir, por isso não deixe de fazer.

Fique sempre atento aqui para não perder nenhuma dica e se houver alguma dúvida não deixe de comentar, podemos te ajudar.

 

 

Deixe o seu comentário

Send this to a friend