AVISO: Atendimento de segunda a sábado. Agendamentos: (11) 3284-2513 ou WhatsApp

O Benefício do Exercício Físico

Você está sentindo a necessidade de praticar algum tipo de exercício físico? Quer saber que tipo de benefício isto pode te trazer? Ah! Que bom. Você está no caminho certo.

É realmente muito necessário buscar informações sobre o exercício físico. Mesmo porque sua importância é relevante para nossa saúde. Talvez você fique surpreso quando perceber o quanto nos faz bem apenas 30 minutos de atividade mexendo com o corpo.

Se você vai começar a fazer atividade física e quer adotar a prática de exercitar-se frequentemente, então comece do começo.

A primeira atitude de quem deseja abandonar o sedentarismo é buscar informações sobre como fazer de forma correta e assertiva. É isto que você está fazendo. Então ponto para você!

Depois disto o próximo passo é procurar investigar sobre seu condicionamento físico. Se você pretende fazer seus exercícios através de um academia os profissionais poderão te orientar a respeito da importância da avaliação clínica e talvez até te indicar um bom profissional médico.

Vale lembrar que aquela avaliação, feita em algumas academias, que consiste em responder a um questionário, não é suficiente para te avaliar corretamente.

Se você quer começar por conta própria, mesmo assim é importante procurar um médico para avaliar suas reais condições e para te dizer até que ponto você pode ir. Certo? Isso importa porque nesta avaliação do condicionamento físico serão avaliadas suas condições cardiorrespiratórias.

Os benefícios do exercício físico- Quais são?

São muitas vantagens que ganhamos ao praticar exercícios físicos. Para você ter uma ideia, aqui estão alguns:

Impede o excesso de peso e previne a obesidade

Os exercícios físicos são um grande aliado da perda de peso e controle da obesidade. Mexer o corpo, seja através de caminhada, corrida ou musculação, é de grande ajuda na redução da gordura corpórea.

Quando você exercita o corpo ocorre um maior gasto de energia que resulta na aceleração metabólica e na queima de gorduras. Um outro fator relevante que resulta da prática de atividades físicas é a perda de peso decorrente do aumento da massa muscular.

Os músculos são os maiores gastadores de energia que temos em nosso corpo. Portanto, aumentando a massa muscular aumentamos o gasto energético e emagrecemos.

Protege contra doenças cardiovasculares

Diversos estudos e pesquisas comprovam a eficácia da atividade física. Verificou-se que aqueles que praticam mais exercícios correm menos riscos de serem afetados por alguma doença cardíaca.

Conforme alguns estudiosos do assunto, mesmo 1 hora de marcha, pelo menos 1 vez por semana já pode evitar um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e outras doenças cardíacas.

Ajuda a prevenir o câncer de mama e câncer do reto e outros.

A prática de exercícios físicos moderados auxiliam no bloqueio de processos inflamatórios e possuem uma espécie de efeito protetor contra alguns tipos de câncer. O ideal para que a proteção ocorra é que os exercícios sejam feitos pelo menos por 150 minutos, 1 vez por semana

Controla a pressão arterial. Contribui para o funcionamento do sistema cardíaco, respiratório e vascular.

Enquanto você se mexe ocorre uma dilatação na parede das artérias, com isso o sangue tem mais espaço para circular e o fluxo acontece mais tranquilamente. Isto faz diminuir a pressão sobre as artérias e sua pressão fica controlada

O fato do sangue circular mais e melhor promove uma excelente oxigenação em todo o corpo. Com isto o coração também fica beneficiado, pois o esforço coronário fica reduzido, ocorrendo também a queda da   frequência cardíaca. Tudo isto regulariza a pressão arterial e melhora todo o sistema cardíaco.

Ajuda no controle da Diabetes tipo II

Para quem é diabético adotar uma forma de atividade física recomendada por médico e orientada é uma forma de potencializar seu tratamento. A atividade física regular otimiza o aproveitamento da glicose pelos músculos.

Os exercícios recomendados geralmente são aeróbicos, pois mexem com grandes grupos musculares como por exemplo os que se encontram nas coxas, braços e pernas. São as caminhadas, natação, corridas, andar de bicicleta, hidroginástica etc.

Porém, fique atento, pois é estritamente necessário que os portadores de Diabetes II consultem seu endocrinologista para que ele alinhe as atividades a serem realizadas à quantidade de medicamento. Além disso, este médico também poderá avaliar as condições físicas do paciente para que se defina o tipo de exercício que deverá ser feito e sua intensidade.

Ajuda a conter a depressão, melhora o humor, eleva a autoestima e diminui a ansiedade.

Outro grande benefício da prática física é o aumento na produção de endorfinas que são responsáveis pelo bem estar, melhoram a depressão e controlam a ansiedade.

Mas, não é só isso. O efeito também se dá sobre a serotonina e a noradrenalina, promovendo o aumento do bom humor, da autoconfiança e da autoestima. As atividades aeróbicas moderadas sã as mais indicadas para alivio da depressão.

Mas, não podemos deixar de citar as animadíssimas aulas de Jump e de Zumba que além de possibilitar a produção de endorfina, alegram e elevam a autoestima.

Colabora para otimizar a concentração e o foco

Sem dúvida praticar exercícios físicos contribui para um corpo perfeito e uma mente sã, conforme diz o provérbio antigo. Tudo começa com a produção da endorfina que alivia o estresse e dá ânimo tanto para o trabalho, quanto para o estudo.

Além disso, a produção de hormônios aumenta quando a gente se exercita, pois são feitas novas conexões interneurais. Segundo algumas pesquisas adultos que fazem caminhada 3 vezes por semana aumentam em pelo menos 15% a capacidade cognitiva e a concentração.

Potencializa a resistência do organismo

Os exercícios físicos quando praticados regularmente melhoram o condicionamento físico. As pessoas que os praticam fazem com que ações rotineiras como subir escadas, caminhar longas distâncias, dar uma pequena corrida, sejam realizadas sem esforço.

Melhora as taxas de colesterol

O efeito sobre o colesterol induzido pelos exercícios físicos é bastante eficaz. Quando há a regularidade na prática de exercícios a produção das enzimas (LPL) controladoras das taxas de gordura no sangue são alteradas.

A enzima responsável pelo aumento do colesterol bom (HDL) surge em grandes quantidades no sangue de quem é praticante de esportes e atividades físicas aeróbias.

Atividade físicas deixam o colesterol em equilíbrio no organismo. Alguns exercícios são excelentes para manter a taxa de colesterol perfeita. Por exemplo:

  • -Caminhar
  • -Fazer natação e hidroginástica- Em uma frequência de 3 vezes por semana estas atividades controlam os níveis de colesterol e ainda favorece a perda de peso. A grande vantagem da hidroginástica é que a água diminui a possibilidade de lesão corporal e ainda torna mais fáceis os movimentos.
  • -Andar de bicicleta- Se for ao ar livre pode ser praticada de 2 a 3 vezes por semana. Porém caso queira fazer o Spinning que usa a bicicleta estacionária será preciso consultar seu médico, pois trata-se de atividade bem mais intensa.

Evita a insônia

Se você tem dificuldade para dormir, acabou de encontrar a solução. Atividades físicas ajudam muito. Conforme inúmeras pesquisas o sono é aumentado em até 37%. Além disso as atividades diminuem a ansiedade dos insones.

Otimiza a coordenação motora – Exercitar o cérebro do ponto de vista motor melhora também a coordenação motora. Atividades físicas favorecem a eficiência da movimentação e assim contribuem para aprimorar a coordenação motora.

Acelera a perda de peso

Alongamento

A forma mais eficiente de emagrecer é praticando exercícios físicos regularmente. Mexer com o corpo acelera o metabolismo e provoca a queima de calorias. Quem se exercita continua perdendo gordura mesmo em repouso, depois que termina a atividade, pois o corpo continua, depois dos exercícios a consumir calorias.

Previne a osteoporose

Os exercícios fortificam a massa óssea impedindo o surgimento desta doença.

Os benefícios do exercício físico são inúmeros. Com a prática constante o corpo responde positivamente aumentando sua saúde, promovendo perda de peso e reduzindo o risco de adquirir diversas doenças. Vale a pena se exercitar. E você que ainda está parado, que tal começar a se exercitar? Tente depois contar pra gente.

Deixe o seu comentário