Recentemente o pilates tem sido uma das modalidades de atividade física mais procurada, mais indicada e mais praticada para diversos objetivos. Indicada para pessoas de qualquer idade e de ambos os sexos, oferece inúmeros benefícios, desde força, flexibilidade à melhora da respiração e da postura.
Hoje em dia, muitas clínicas e academias oferecem aulas de pilates, mas é preciso que disponibilizem os equipamentos adequados para a prática dos exercícios, além disso, é imprescindível o acompanhamento profissional.
Além de tudo, o pilates tem sido uma das atividades mais recomendadas pelos médicos, uma vez que a modalidade seja adequada para pessoas idosas, grávidas, pessoas que possuem distúrbios na coluna ou mesmo pacientes pós-cirúrgicos.
Continue a leitura para saber mais sobre esta modalidade, como surgiu, do que se trata, quem pode praticá-la, como funciona e quais os benefícios do pilates.
História do Pilates
O alemão Joseph Hubertus Pilates foi um menino frágil, raquítico que sofria de problemas respiratórios, a saber: asma e bronquite. Nascido no ano de 1880 na Alemanha, cresceu convivendo com estes problemas de saúde e se interessava muito pelos livros, se tornou um adolescente autodidata e passou a estudar biologia, fisiologia e a medicina chinesa.
Mas Joseph não se contentou em manter seus conhecimentos no nível teórico, decidiu então colocar em prática tudo o que aprendera sobre a medicina, as artes marciais e o Yoga. Desenvolveu, portanto, maneiras de treinar seu corpo para adquirir força, resistência, controle, fluidez e flexibilidade, além de trabalhar muito a respiração, já que na infância havia sofrido de problemas respiratórios.
Assim nasceu então a modalidade que recebeu o nome do criador. Ao longo dos anos, Pilates desenvolveu e evoluiu os métodos, escreveu livros que hoje auxiliam com a prática de pilates.
O que é o pilates
Pilates é um método desenvolvido para trabalhar tanto corpo como a mente. Tem seus próprios princípios, desenvolvidos pelo criador da técnica. Os princípios básicos estão descritos logo a seguir:
-Concentração;
-Controle;
-Centralização;
-Precisão;
-Respiração;
-Fluidez.
É através destes princípios que se torna possível atingir o objetivo de treinar o corpo e a mente de uma forma integrada, global e harmônica.
O pilates trabalha o corpo de dentro para fora, ou seja, a força é trabalhada como um atributo interno para ser refletido no aspecto físico, assim é possível atingir tonificação, flexibilidade e alongamento nos dois campos.
Como funciona o pilates
O pilates e caracterizado por aproximadamente 500 exercícios que têm o objetivo de ser executados com qualidade e não quantidade, de forma que vários grupos musculares do corpo sejam trabalhados de forma global. Assim, o praticante de pilates não fica exausto após o treino e sim revigorado e com muita disposição.
Para que a prática de pilates seja possível, é preciso que alguns aspectos sejam atendidos adequadamente:
-Ambiente: o local onde é realizado o pilates geralmente é uma sala climatizada, agradável, com um espaço de cerca de 40 a 120 m2, deve contar também com banheiros feminino e masculino;
–Equipamentos: existem cerca de 20 aparelhos que foram desenvolvidos exclusivamente para o pilates, há diversas marcas fabricantes que fornecem estes equipamentos;
–Acessórios: além dos equipamentos, é possível praticar pilates apenas no solo e com o auxílio de alguns objetos, como bolas, colchonetes, elásticos, discos, tapetes, etc;
–Profissional: para dar aulas de pilates, ou melhor, para instruir o praticante de pilates, é preciso ter conhecimento específico acerca da modalidade, este conhecimento deve abranger a questão do funcionamento do corpo em relação aos exercícios, a forma correta de executá-los, quais exercícios devem ser evitados dependendo da condição do praticante, sobre a manutenção dos equipamentos, entre outros.
Além disso, é pré-requisito fundamental que o instrutor de pilates seja um profissional graduado em educação física ou fisioterapia e que tenha certificação de curso de especialização em pilates.
A quem é indicado o pilates
A técnica do pilates é indicada para todas as idades, de 8 a 80 anos, tanto para homens como para mulheres. É bastante recomendada para gestantes, para pessoas que possuem patologias musculoesqueléticas, para pessoas que apresentam algum problema na coluna, como escoliose e lordose, enfim, geralmente não há contraindicação.
Não precisa ter excelente condicionamento físico para iniciar o pilates, pois a própria prática já proporciona condicionamento, assim, tanto pessoas que são ativas como pessoas sedentárias podem praticar o pilates.
No entanto, é preciso que o instrutor de pilates desenvolva o treinamento para cada praticante de forma adequada, respeitando suas características pessoais, suas limitações, idade, circunstâncias e desenvolvimento.
Benefícios do pilates
Finalmente serão elencados os diversos benefícios que a prática de pilates proporciona a seus praticantes. Como já fora mencionado, os benefícios são em nível mental e físico, confira abaixo a lista onde estão discriminados diversos benefícios do pilates:
–Respiração: já foi falada a importância que a respiração tem para o pilates, mas vale enfatizar que os exercícios são realizados sempre com atenção na respiração, promovendo um aprendizado sobre como respirar corretamente e como utilizá-la como um modo de controle da força;
–Flexibilidade: os exercícios do pilates são característicos em promover maior flexibilidade, pois os movimentos realizados trabalham justamente de forma que os músculos sejam alongados e assim. Além disso, ao adquirir flexibilidade física, o praticante retrata esta flexibilidade também no nível comportamental, no modo de lidar com as circunstâncias do dia-a-dia;
–Controle emocional: uma vez que o pilates trabalhe tanto a mente como o corpo, um dos benefícios passa a ser em relação ao alívio de tensões, redução do nível de estresse, redução da ansiedade, melhor ano humor e melhora na autoestima;
–Postura: o pilates também é bastante característico em fortalecer os músculos das costas e do abdome, que dão sustentação ao tronco, o que é muito importante, pois a maioria dos órgãos vitais está presente no tronco, assim, com força abdominal e dos músculos das costas, a postura do praticante melhora exponencialmente;
–Resistência física: os exercícios trabalham a força dos grupos musculares de todo o organismo, assim, o praticante adquire mais força e resistência gradualmente;
–Resistência mental: o praticante de pilates ao realizar os exercícios e se ver capaz de melhorar e ter controle do próprio corpo, da própria respiração e conseguir alcançar uma condição física inimaginável, ele automaticamente adquire resistência mental, pois o corpo e a mente são integrados;
–Coordenação motora: o pilates proporciona também uma melhora na coordenação dos membros superiores e inferiores, pois os exercícios exigem novas sinapses, estimulando o cérebro a aprimorar a psicomotricidade;
–Controle do peso: como toda atividade física, o pilates auxilia na perda de peso, porém seu diferencial está em proporcionar o controle do peso, isto é, manter o corpo magro sem ganhar novamente o peso eliminado, este controle muito tem a ver com a reeducação mental que o pilates proporciona;
–Melhora da concentração: os exercícios exigem concentração, para conseguir combinar a respiração com a execução do exercício, isto estimula bastante em nível neurológico, promovendo mais capacidade de concentração e, consequentemente, melhorando outros aspectos cognitivos, como memória e atenção;
–Alívio de dores musculares: muitos pacientes recebem recomendação médica para praticar pilates como uma forma de aliviar várias dores musculares que os acompanham no dia-a-dia. O pilates auxilia neste aspecto, pois a respiração correta ensina a pessoa a controlar as dores e proporciona bem-estar, além disso, o músculo fortalecido é menos propício a desenvolver dores;
–Articulações mais saudáveis: fortalecendo os músculos, estabelecendo mais flexibilidade e reduzindo o peso, as articulações sofrem menos atrito, o que previne inúmeras doenças comuns na velhice;
–Condicionamento físico: toda atividade física regular proporciona condicionamento físico e o pilates ainda promove o condicionamento cardiorrespiratório de forma eficaz devido à grande atuação na respiração.
Existem diversos outros benefícios do pilates, mas os supracitados são os mais percebidos entre os praticantes e são, inclusive, as principais motivações para a procura da prática.
Considerações finais
Em suma, o pilates é uma técnica relativamente remota, já que foi desenvolvida no século passado, mas que ainda hoje é muito atual e muito conveniente em relação ao estilo de vida contemporâneo ocidental, de forma que traz inúmeros benefícios que dialogam com este modo de vida repleto de estímulos estressantes e de aspectos que exigem força, controle e fluidez – que são alguns dos princípios do pilates.
Vimos que não há contraindicação, o pilates pode ser praticado por crianças, adolescentes, adultos e idosos, homens e mulheres, seja a pessoa ativa ou ainda sedentária.
Vale lembrar também que o pilates se propõe a trabalhar não somente o corpo, mas também a mente e de uma forma holística, integrada, ou seja, sem segmentar. Assim, todo aprendizado e adaptação física é refletida no nível mental, psicológico, emocional e vice-versa.
É importante salientar ainda, que para que a prática do pilates seja eficaz e fidedigna, ou seja, que realmente cumpra com aquilo que se compromete, é preciso que o ambiente, os equipamentos e o profissional sejam adequados. Por isso, é sempre recomendado que o praticante se certifique da capacitação do instrutor de pilates, pois caso a técnica seja realizada sem profissionalismo, comprometimento e de forma equivocada, pode resultar em lesões ou mesmo na falta de resultados esperados.